A bichectomia é um procedimento que, a princípio, tem a função de impedir ou de reduzir as chances de o paciente morder a parte interna das bochechas. Assim, há como evitar machucados e feridas comuns em quem tem essa condição.
No entanto, o procedimento tem sido realizado por quem deseja afinar o rosto, pois a região abaixo das maçãs fica mais marcada. Com isso, a bichectomia traz aquele aspecto mais fundo na face que muitas pessoas desejam.
Você quer saber mais sobre essa cirurgia e como ela pode deixar seu rosto mais fino com segurança? Continue a leitura e confira!
O que é a bichectomia?
A bichectomia é a cirurgia para a retirada das bolas de Bichat. Elas são compostas por gordura e estão localizadas na parte interna das bochechas. São as bolas de Bichat que conferem o aspecto arredondado ao rosto, bem característico das crianças, sabe?
Em muitos casos, mesmo a pessoa sendo magra ou perdendo peso, esse volume continua — o que pode incomodar esteticamente. Com a bichectomia, o volume abaixo das maçãs do rosto é reduzido, valorizando as suas características e afinando a face.
O resultado da bichectomia pode ser mais ou menos visível, de acordo com o formato facial de cada paciente. Mas, em geral, essa intervenção oferece uma harmonia maior ao rosto, dando um toque de leveza que destaca as maçãs e confere uma aparência mais definida.
Como o procedimento é feito?
Você viu o que é a bichectomia, mas você sabe como esse procedimento é realizado? Embora seja considerada uma cirurgia, a intervenção é simples e pode ser feita em consultório, sem a necessidade de internação.
Após a avaliação e o planejamento, o dentista aplica uma anestesia local por dentro da bochecha para que o paciente não sinta dores durante o procedimento. Depois, o profissional faz uma incisão de cerca de 3 milímetros e separa os músculos da região.
Então é o momento de retirar a parte da bola de Bichat com ajuda de uma pinça. Após essa etapa, o profissional faz de 2 a 3 pontos para fechar a incisão das bochechas. Todos esses processos costumam durar 40 minutos para ambos os lados do rosto.
É importante saber que o volume de gordura removido na bichectomia não é exatamente previsível, já que o tamanho das bolas de Bichat varia de uma pessoa para a outra, combinado?
Como é o pré e o pós-operatório?
Assim como a cirurgia, tanto o pré-operatório quanto o pós são muito simples. No pré, o profissional pode prescrever um medicamento para prevenir o inchaço. Porém, fique tranquilo, pois o dentista explicará todos os detalhes na consulta de avaliação.
Já no pós-operatório, o paciente precisa fazer compressas de gelo na região, tomar analgésico para alívio das dores e ficar de repouso. Também não é recomendado levantar peso, nem realizar grandes esforços por 7 dias — pelo menos. A ideia é que você não ocorra o risco de inchar ou arrebentar os pontos.
Esses pontos são retirados após 7 dias e o paciente precisa retornar em 3 meses para a avaliação do resultado. Além disso, não é costume a prescrição de antibióticos, mas há algumas situações em que a indicação desses medicamentos é necessária. Um exemplo é se houver uma infecção após o procedimento.
Você já sabe que a automedicação não é recomendável, certo? Portanto, se você tiver qualquer desconforto ou situação fora do normal, é imprescindível entrar em contato com o profissional imediatamente, antes de tomar qualquer atitude.
Quais são os benefícios da bichectomia?
Entendendo mais sobre a bichectomia, vale a pena saber quais são os benefícios desse procedimento. Para muitas pessoas, o formato do rosto influencia diretamente a maneira como elas se sentem em relação à própria aparência.
A bichectomia tem ganhado popularidade justamente por trazer um impacto estético que pode elevar a autoestima. A sensação de ter um rosto mais fino e contornado faz com que muitos pacientes se sintam mais confiantes, além de promover maior harmonia facial.
Um rosto mais contornado também costuma trazer uma aparência mais leve e sofisticada, o que impacta diretamente a forma como essas pessoas se veem e são vistas. Assim, o procedimento pode contribuir para a autoestima e o bem-estar.
Quais são as contraindicações?
Mesmo sendo indicada para pessoas que desejam reduzir o volume das bochechas e afinar o contorno facial, é importante saber se há contraindicações, certo? Pessoas com o rosto naturalmente fino ou que apresentem sinais de envelhecimento precoce podem não ser as melhores candidatas.
O motivo é que a remoção das bolas de Bichat acentua a perda de volume ao longo dos anos, deixando o rosto com um aspecto envelhecido. Mais um ponto é que a bichectomia é desaconselhada para pacientes com problemas de coagulação ou condições de saúde que comprometam a cicatrização.
Faz mal passar pela bichectomia?
Ao saber mais sobre a bichectomia, você pode se perguntar se faz mal remover essa estrutura. A resposta é não.
Essa gordura é responsável apenas por impedir que os músculos chamados bucinador e masseter fiquem colados durante a amamentação nos primeiros anos de vida. Sendo assim, as bolas de Bichat já não têm mais função no organismo dos adultos, podendo ser retiradas sem problemas.
Entretanto, é natural que algumas pessoas tenham preocupações em relação à estética a longo prazo. Isso se deve especialmente a relatos de resultados não muito satisfatórios, como um rosto que pode parecer “derretido” com o passar dos anos.
Esse efeito geralmente está relacionado à indicação inadequada do procedimento ou à remoção excessiva de gordura. Por isso, a escolha de um profissional qualificado e experiente é fundamental. Com uma avaliação cuidadosa e um planejamento adequado, é possível obter resultados harmônicos e satisfatórios que se mantêm bonitos ao longo do tempo.
Entendeu como é possível afinar o rosto com a bichectomia? A cirurgia é tranquila e o resultado costuma satisfazer os pacientes. Para isso, não se esqueça de procurar um profissional capacitado em harmonização facial para ter os melhores resultados.
Gostou da ideia de fazer bichectomia, mas ainda ficou com dúvida? Então, clique no botão do WhatsApp aqui na página e fale comigo!