Procedimento para afinar o rosto: conheça a bichectomia!

Queridinha entre muitos famosos, a bichectomia é uma cirurgia que vem sendo muito utilizada para afinar o rosto. A princípio, ela tem a função de impedir ou de reduzir as chances de o paciente morder a parte interna das bochechas.

Entretanto, viu-se que a sua utilização na estética também traz ótimos resultados e deixa muita gente satisfeita com o rosto mais fino. Quer saber como? Neste post, conto tudo para você. Confira!

O que é a bichectomia?

A bichectomia é a cirurgia para a retirada das bolas de Bichat, que nada mais são do que uma gordura localizada na parte interna das bochechas e que não diminui nem com a perda de peso. Você pode estar se perguntando: mas não faz mal remover essa estrutura?

A resposta é não! Essa gordura é responsável apenas por impedir que os músculos chamados bucinador e masseter fiquem colados durante a amamentação nos primeiros anos de vida. Sendo assim, as bolas de Bichat já não têm mais função no organismo dos adultos, podendo ser retiradas sem problemas.

Como ela ajuda a afinar o rosto?

Muita gente reclama que, mesmo perdendo bastante peso, o rosto continua com bochechas volumosas. Isso se deve ao fato de que as bolas de Bichat acrescentam um volume a essa região, tornando-a mais arredondada e não definida.

Com a bichectomia, o volume abaixo das maçãs do rosto é reduzido, valorizando essa parte e afinando o rosto. Por mais sutil que seja o resultado, pois depende de cada paciente, ele também é satisfatório por deixar a face mais harmônica.

Como o procedimento é feito?

Embora o nome seja esquisito, a bichectomia não é um bicho de sete cabeças. Primeiro, o cirurgião-dentista aplica uma anestesia local por dentro da bochecha para que o paciente não sinta dores durante o procedimento

Depois, ele faz uma incisão de mais ou menos 3 milímetros, separa os músculos e retira a parte da bola de Bichat com ajuda de uma pinça. Não é possível prever o volume que será retirado, pois o tamanho varia de paciente para paciente.

A cirurgia costuma durar uns 40 minutos para ambos os lados do rosto. Por fim, o profissional faz de 2 a 3 pontos para fechar a incisão das bochechas. Esses pontos são retirados após 7 dias, e o paciente precisa retornar em 90 dias para a avaliação do resultado. 

Como é o pré e o pós-operatório?

Assim como a cirurgia, tanto o pré quanto o pós-operatórios são muito simples. No pré, o profissional pode prescrever um medicamento para prevenir o inchaço. Mas fique tranquilo, pois o dentista explicará todos os detalhes na consulta de avaliação.

Já no pós-operatório, o paciente precisa fazer compressas de gelo na região, tomar analgésico para alívio das dores e ficar de repouso. Não é recomendado levantar peso, nem realizar grandes esforços por 7 dias — pelo menos — para não correr o risco de inchar ou arrebentar os pontos.

Geralmente, não são prescritos antibióticos. Entretanto, pode ser que aconteça algo em que a indicação desses medicamentos seja necessária, como no caso de alguma infecção após o procedimento. 

Lembrando que a automedicação não é recomendável. Portanto, se você tiver qualquer desconforto ou situação fora do normal, é imprescindível entrar em contato com o profissional imediatamente antes de tomar qualquer atitude.

Viu como é possível afinar o rosto com a bichectomia? A cirurgia é bem tranquila, e o resultado é muito bonito! Na parte estética, ela é indicada, principalmente, para quem se incomoda com as bochechas arredondadas e deseja ter um contorno facial mais harmônico.

Gostou da ideia de fazer bichectomia, mas ainda ficou alguma dúvida? Então, clique no botão do WhatsApp aqui na página e fale comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?