A bichectomia é um procedimento estético popular, especialmente entre as pessoas que buscam um rosto mais anguloso e definido. No entanto, ela também gera dúvidas e preocupações, especialmente sobre os seus efeitos a longo prazo na aparência facial.
Entre os questionamentos mais comuns está a ideia de que a bichectomia envelhece o rosto. Mas será que isso realmente acontece? Para esclarecer a questão, é preciso entender como o procedimento funciona, além de quais são suas indicações e os cuidados para ter bons resultados.
Continue a leitura e confira se o procedimento deixa a face envelhecida!
O que é bichectomia?
A bichectomia é um procedimento que remove as bolas de Bichat — bolsas de gordura localizadas nas bochechas. Essas estruturas têm a função de auxiliar na sucção durante a amamentação, quando bebês precisam fazer mais força para sugar.
Porém, depois dessa fase, as bolas de Bichat não são mais tão funcionais. Apesar disso, elas podem se tornar visíveis em algumas pessoas que apresentam maior volume na região, conferindo um aspecto mais arredondado às bochechas.
Qual é a indicação para esse procedimento?
Esteticamente, o procedimento é buscado por pessoas que desejam um rosto mais afinado, com bochechas menos proeminentes. Afinal, a remoção da estrutura de gordura proporciona uma definição maior na linha da mandíbula e no contorno facial.
Além do benefício estético, a bichectomia pode ser indicada para quem sofre de algum problema funcional. Algumas pessoas, em especial aquelas com bolas de Bichat grandes, costumam morder a parte interna das bochechas involuntariamente.
O comportamento tende a causar desconforto, inflamação e até lesões na mucosa bucal. Nesse contexto, a bichectomia ajuda a reduzir o problema ao evitar que a pessoa morda a região interna das bochechas.
A bichectomia envelhece o rosto?
O boato de que a bichectomia envelhece o rosto surgiu, principalmente, devido a procedimentos mal realizados, em que houve uma remoção exagerada das bolas de Bichat. Quando isso acontece, o rosto perde volume de forma excessiva — o que pode gerar uma aparência mais envelhecida.
Há risco de esse aspecto surgir em quem já tem a pele mais fina ou com tendência ao envelhecimento. No entanto, quando a bichectomia é realizada adequadamente e seguindo as indicações corretas, ela tende a trazer excelentes resultados, tanto estéticos quanto funcionais.
Quais são os cuidados para ter um bom resultado com a bichectomia?
Para ter um bom resultado com a bichectomia, o primeiro e mais importante passo é buscar um profissional qualificado. É essencial escolher um cirurgião-dentista com experiência na área, capaz de realizar o procedimento com segurança.
Um bom profissional avalia suas características faciais e determina se a bichectomia é realmente indicada para o seu caso. Assim, ele evita exageros, garantindo que a remoção seja feita de maneira equilibrada, preservando a naturalidade do rosto.
Você viu que a bichectomia não envelhece o rosto, não é mesmo? Na realidade, quando bem realizada, ela pode trazer mais harmonia para a aparência, elevando a autoestima do paciente. Então, se você tem vontade de fazer o procedimento, consulte um profissional qualificado.
Quer saber mais sobre a bichectomia? Aproveite para entender melhor o que ela é e quais são os cuidados necessários!