A pandemia da COVID-19 despertou um alerta mundial sobre os cuidados necessários para enfrentar o coronavírus. Com muitos lugares vivendo a quarentena, indicação de isolamento social e fechamento de diversos estabelecimentos, é importante a conscientização sobre como se prevenir da doença, quais são os sintomas e como cuidar da saúde durante esse período.
Por isso mesmo, resolvi preparar este conteúdo para esclarecer o assunto. Continue a leitura e informe-se!
Quais são as medidas de prevenção ao coronavírus?
O principal ponto de preocupação em relação ao coronavírus é o período de incubação, que pode chegar a 14 dias sem que a pessoa apresente sintomas. A possibilidade de transmissão por meio de assintomáticos ainda é controversa, então vale a pena redobrar a atenção para não correr riscos, não é mesmo? Algumas práticas importantes são:
- lavar as mãos com água e sabão;
- se não for possível lavar as mãos no momento, use álcool em gel;
- não toque os olhos, o nariz ou a boca sem ter lavado as mãos;
- não fique próximo de pessoas doentes;
- use um lenço para tapar a boca e o nariz ao espirrar e descarte-o em seguida;
- se não for possível usar lenço, tampe a região com o cotovelo;
- mantenha os ambientes bem ventilados;
- adote o distanciamento social (1,5 m ou 2 m, pelo menos);
- evite sair de casa.
Em relação às máscaras de proteção, o uso é recomendado para todos que apresentam sintomas ou suspeita de contaminação. Contudo, o uso nos demais casos é controverso. Aqui, vale a pena acompanhar as indicações dos órgãos de saúde.
Quais são os principais sintomas da doença?
Os sintomas do coronavírus são bastante semelhantes aos da gripe, o que pode dificultar a identificação do problema. São eles:
- dor de garganta;
- tosse;
- febre.
Contudo, nos casos mais graves, a doença também pode causar dificuldades para respirar. Além disso, alguns pacientes relataram outras alterações, como:
- náuseas;
- dor de estômago;
- vômitos;
- diarreias.
Caso apresente qualquer sintoma, verifique os protocolos da sua cidade para o atendimento, principalmente com o objetivo de evitar idas desnecessárias ao hospital — que colocam você e outras pessoas em risco.
Como cuidar da saúde diante da quarentena?
A quarentena impactou a vida de muitas pessoas. Com mais tempo em casa e o isolamento social, é fundamental redobrar a atenção com a saúde física e mental. A preocupação com a doença, unida ao afastamento de pessoas queridas e a mudança na rotina, pode gerar ansiedade, depressão e outros distúrbios.
Caso necessite, os profissionais da saúde estão autorizados a prestar serviços a distância. Por isso, procure suporte psicológico se for necessário — inclusive, é possível encontrar diversas pessoas que se disponibilizaram a prestar atendimento via WhatsApp e outros canais. É preciso igualmente ter atenção à alimentação e à rotina, tentando fazer exercícios físicos e outras atividades que beneficiem o organismo.
Em relação à saúde bucal, mantenha uma boa rotina de higiene, escovando os dentes a cada refeição e passando o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Se você está fazendo algum tratamento específico, entre em contato com o seu dentista para que ele explique qual será a melhor forma de lidar com o seu caso nesse momento.
O ideal é que as pessoas dos grupos de riscos adiem os atendimentos. Nesses casos, dependendo da situação, podem ser marcados atendimentos de urgência, ou o dentista passará os procedimentos necessários para que não surjam problemas durante a quarentena. Dessa forma, você conseguirá cuidar também da sua saúde bucal durante esse período.
Pronto! Espero que este conteúdo auxilie você durante o período de coronavírus. Não se esqueça de cuidar do conjunto da sua saúde, tudo bem? Com a colaboração de todos, conseguiremos superar essa doença.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e repasse essas informações para os seus amigos!