Os tratamentos ortodônticos têm como objetivo colocar os dentes nas posições corretas para melhorar a estética do sorriso e distribuir adequadamente as forças utilizadas durante a mastigação. Para isso, eles exigem cuidados específicos com o aparelho ortodôntico.
Dessa maneira, é possível alcançar os resultados esperados, mantendo a saúde bucal e o conforto do paciente. Por essa razão, é fundamental ter em mente quais são esses cuidados e aplicá-los corretamente.
Para ajudar você a garantir o bom andamento do tratamento ortodôntico, listei 5 cuidados essenciais para seguir. Vamos lá?
1. Tenha atenção aos alimentos
Apesar de o aparelho ser fixo, os bráquetes — que são as peças coladas no dente — foram feitos para serem removidos algum dia. Por esse motivo, os acidentes com os alimentos podem fazer com que eles se descolem.
Além disso, alimentos fibrosos ou grudentos, embora não apresentem riscos de quebrar as peças, podem ficar presos no aparelho e dificultar a higienização. Para diminuir essa possibilidade, evite alimentos excessivamente duros ou pegajosos, como balas, pipoca, caramelos, frutas secas etc.
Sei que nem sempre é possível evitar esses alimentos — por exemplo, as frutas mais duras podem apresentar riscos, mas trazem benefícios à saúde, não é mesmo? Nesses casos, a dica é sempre cortá-las em pedaços pequenos com uma faca antes de comer.
Com essa recomendação, você facilita a mastigação e reduz os riscos de quebrar uma pecinha ou soltar o fio do aparelho.
2. Lembre-se da higienização
A higiene bucal após as refeições é ainda mais importante para quem usa aparelho. Afinal, os restos de alimentos tendem a se prender entre os fios e bráquetes, aumentando o acúmulo de bactérias causadoras de cáries e placas.
Então, para manter a saúde bucal, a escovação deve ser minuciosa. Mais um cuidado é usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Para auxiliar, você também pode adotar as escovas interdentais e um enxaguante bucal.
Como os bráquetes e o fio do aparelho ortodôntico podem dificultar a hora de passar o fio dental, conte com a ajuda de agulhas plásticas, chamadas de “passa fio”. Outra opção é comprar o fio dental de marcas específicas que já fornecem o fio com uma ponta mais firme para facilitar o uso em pessoas com aparelho.
Também é preciso se lembrar de higienizar a língua, ok? A falta de atenção a ela aumenta a proliferação de bactérias prejudiciais aos dentes, combinado?
3. Evite hábitos bucais prejudiciais
Existem hábitos comuns que são bastante prejudiciais e atrapalham o tratamento ortodôntico. Entre eles, estão:
- roer unhas;
- morder objetos, como canetas ou lápis;
- abrir recipientes com os dentes.
Essas práticas exigem bastante da musculatura bucal — e a força utilizada para isso pode causar dores, quebrar os bráquetes ou fazer com que os fios se soltem. Ainda, os maus hábitos podem impedir ou contrapor as forças que o aparelho exerce nos dentes, dificultando o bom andamento do tratamento.
4. Saiba lidar com emergências
Emergências com aparelhos ortodônticos podem gerar desconforto e apreensão do paciente. Por esse motivo, é preciso saber como lidar adequadamente com elas para evitar complicações.
Veja o que fazer nas situações mais comuns!
Bráquete solto
Quando um bráquete se solta, ele pode ficar preso ao fio ou deslocado. Nesse caso, evite tocar ou tentar fixá-lo sozinho.
Mastigue alimentos mais macios e entre em contato com o dentista para que o reparo seja realizado rapidamente. Enquanto isso, se o bráquete causar desconforto, pode-se proteger a área com cera ortodôntica.
Fio ortodôntico solto ou pontiagudo
Fios que escapam podem causar irritação nas bochechas, gengivas ou língua. Uma solução temporária é aplicar cera ortodôntica para suavizar o contato — e ir ao dentista para o reparo.
Desconforto após ajustes
É comum sentir sensibilidade ou dor após as consultas de manutenção. Nesse período, prefira alimentos líquidos ou pastosos e utilize analgésicos recomendados pelo dentista, se necessário. Compressas frias na face também podem ajudar a aliviar a sensibilidade.
Elástico rompido
Caso use o modelo tradicional, se uma borrachinha ou elástico se romper, o dentista deve ser consultado para substituí-los o quanto antes. Evite forçar o aparelho durante a mastigação até o reparo ser realizado, combinado?
Partes do aparelho quebradas
Em casos raros, peças metálicas do aparelho podem quebrar ou se soltar. Nessa situação, não tente repará-las sozinho — retire-as da boca com cuidado, se estiverem soltas, e guarde para apresentar ao dentista.
Feridas ou irritações
O atrito do aparelho pode causar aftas ou feridas na mucosa oral. Entre os cuidados com o aparelho ortodôntico para aliviar os sintomas, use a cera recomendada pelo dentista para evitar a fricção. Mais uma dica é fazer enxágues com água morna e sal ou soluções antissépticas indicadas pelo profissional, que ajudam na cicatrização.
Traumas em acidentes
Se houver impacto que comprometa o aparelho, os dentes ou a boca, procure assistência odontológica imediatamente. Nesses casos, o uso de protetores bucais em práticas esportivas, por exemplo, pode prevenir problemas futuros.
Lembre-se: cuidados temporários ajudam a reduzir o desconforto, mas o reparo adequado só pode ser realizado pelo dentista, garantindo a continuidade do tratamento de forma eficaz e segura, tá bom?
5. Faça as manutenções corretamente
Fazer as manutenções regulares do aparelho fixo é essencial para o sucesso do tratamento ortodôntico. Nelas, o dentista monitora o progresso do tratamento e realiza os ajustes necessários para garantir que os dentes estejam se movendo conforme planejado.
Durante essas manutenções, o profissional pode fazer os seguintes procedimentos:
- verificar a posição dos dentes;
- substituir os elásticos;
- ajustar os fios;
- corrigir eventuais problemas, como bráquetes soltos ou fios desalinhados.
Além disso, as consultas ajudam a identificar situações desagradáveis que podem surgir durante o uso do aparelho, como cáries ou inflamações gengivais. Assim, é possível tratar a questão precocemente, aumentando as chances de sucesso e evitando a piora do quadro.
Ainda, a limpeza profissional realizada durante essas consultas remove a placa bacteriana e o tártaro acumulados em locais de difícil acesso, como ao redor dos bráquetes e fios. Ela é essencial para prevenir cáries, gengivite e outros problemas bucais.
Você conferiu 5 principais cuidados com aparelho ortodôntico. Aplicando essas orientações no seu dia a dia, você consegue manter a saúde bucal durante o tratamento, garantindo um sorriso saudável ao final do processo.
Gostou deste conteúdo? Para conferir mais dicas para o seu sorriso, siga as minhas redes sociais: Facebook e Instagram!