Prestar atenção à saúde bucal é fundamental para reconhecer sinais que indiquem a presença de dentes supranumerários. Embora nem sempre causem problemas imediatos, eles podem gerar complicações ao longo do tempo, sabia?
Por essa razão, a detecção precoce é tão importante. Assim, fica mais fácil planejar o tratamento adequado e prevenir os impactos negativos da condição.
Você quer saber o que são e como tratar os dentes supranumerários? Continue a leitura e confira!
O que são dentes supranumerários?
Você sabia que um adulto deve ter 32 dentes na boca, contando ambas as arcadas? Já uma criança, ainda com dentição de leite, precisa apresentar 20 no total. No entanto, existem pessoas que apresentam quantidades superiores, caracterizando os dentes supranumerários.
Esses elementos sobressalentes podem aparecer tanto na arcada superior quanto na inferior ou, ainda, no céu da boca. Além disso, existe a possibilidade de eles terem formatos diferentes dos habituais — como cônicos e tubulares — ou até parecidos com dentes normais, mas em menor tamanho.
Vale saber que os dentes extranumerários, como também são chamados, têm chance de aparecer em qualquer momento da vida. Assim, alguns pacientes os apresentam logo na infância ou os descobrem mais tarde — já adultos.
Outro ponto é que os dentes supranumerários podem ficar dentro do osso e não ocorrer sua erupção. Nesse caso, eles são descobertos por meio de exames de imagem, que identificam o elemento na estrutura bucal.
Por que isso acontece?
Os dentes supranumerários ainda não têm uma causa esclarecida, mas acredita-se que fatores genéticos tendem a influenciar sua formação. Em situações em que aparecem muitos deles, é comum haver uma ligação com condições genéticas específicas, como a síndrome de Down.
Adicionalmente, crianças com lábio leporino ou fissura palatina podem apresentar maior chance de desenvolver esses dentes extras.
Quais são os riscos de manter dentes supranumerários?
Os dentes supranumerários costumam causar diversos problemas para a saúde bucal se não forem tratados. Eles geralmente dificultam a higienização em áreas de difícil acesso — aumentando o risco de cáries, inflamações na gengiva e doenças periodontais.
Ainda, esses dentes extras podem interferir no crescimento normal da dentição. Nesse cenário, eles bloqueiam o nascimento dos dentes de leite ou permanentes e causam desordens no alinhamento dentário, como os apinhamentos.
Outra complicação é o deslocamento dos dentes vizinhos ou a impacção dentária — quando o dente fica preso no osso ou cresce na direção errada, pressionando os demais. A condição costuma resultar em dores, má oclusão e dificuldades para mastigar.
Qual é o tratamento dessa condição?
O tratamento para dentes supranumerários depende de como eles afetam a saúde bucal e o bem-estar do paciente. Quando esses dentes extras não causam problemas, não é necessário removê-los, apenas realizar o acompanhamento regular no dentista.
Por outro lado, se os dentes supranumerários interferirem no alinhamento dentário e na mordida, ou causarem desconforto, a remoção cirúrgica costuma ser indicada. Além disso, há casos em que a remoção dos dentes é combinada com tratamento ortodôntico para alinhá-los.
Se você identificou ou suspeita da presença de dentes supranumerários, considere realizar uma avaliação para determinar o tratamento mais adequado. Para tanto, conte comigo. Após uma consulta, poderei orientar e planejar o tratamento ideal para garantir sua saúde bucal e o bem-estar do seu sorriso, combinado?
Você viu o que são dentes supranumerários e os riscos que eles trazem para sua saúde bucal. Agora, vale a pena buscar ajuda para entender se você apresenta a condição e começar o tratamento antes que ela prejudique a sua qualidade de vida.
Quer agendar a sua consulta comigo? Clique no botão do WhatsApp e fale com a minha equipe!