Ortodontia estética: o que é e quais os seus benefícios?

A ortodontia é a área especializada na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares que não estão posicionados corretamente. Quando desalinhados, há maior dificuldade de limpeza e pode gerar estresse muscular, problemas de mastigação e outros distúrbios. 

Para uma atuação mais específica da questão, existe a ortodontia com aparelho ortodôntico estético. Você sabe o que é isso? Neste post, vou esclarecer qual a relação entre ortodontia e estética e os benefícios que isso proporciona ao paciente. Acompanhe!

Qual é a relação da ortodontia com a estética?

No geral, a ortodontia é associada à correção de dentes tortos e a outros problemas no sorriso, então, inevitavelmente, ela influencia na estética do paciente, não é verdade? Os tratamentos buscam o alinhamento das arcadas dentárias para garantir que elas funcionem corretamente na mastigação e não tragam incômodos aos pacientes.

No entanto, existem casos em que os pacientes resistem ao procedimento por não gostarem da aparência dos aparelhos metálicos. Para isso, podemos lançar mão de aparelhos com braquetes de safira e alinhadores removíveis, como o Invisalign.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos estéticos?

Para quem não gosta dos aparelhos metálicos, tenho uma ótima notícia. Hoje em dia, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos estéticos que deixam o visual mais discreto e têm tanto resultado quanto os tradicionais. A seguir, veja quais são.

Aparelho ortodôntico de safira

Entre todos os aparelhos ortodônticos estéticos (com exceção dos alinhadores), o de safira é o mais discreto. Isso porque os braquetes são feitos de porcelana monocristalina, dando uma aparência bem semelhante ao vidro e se misturando à cor dos dentes do paciente.

Embora tenha um valor mais elevado em relação aos aparelhos tradicionais ou, até mesmo, os demais estéticos, o custo-benefício é excelente pela sua discrição. 

Porém, ainda recebo muitas dúvidas em relação ao amarelamento do aparelho com o passar do tempo. Saiba que os braquetes permanecem com a cor original do início ao fim. O que pode acontecer é a mudança na coloração das borrachinhas. A versão “autoligado” dispensa o uso das borrachas, o que é mais uma vantagem para manter o aparelho sempre branquinho.

Aparelho ortodôntico de porcelana

Ao contrário do aparelho de safira, que é transparente, o de porcelana apresenta cor branca e leitosa. Dessa maneira, ele ainda é muito mais discreto que o metálico, mas perde um pouco a discrição em relação ao de safira. De qualquer forma, ele tem um custo menor entre os estéticos, o que pode ser vantajoso para alguns pacientes.

Aparelho ortodôntico lingual

O aparelho lingual é conhecido como aparelho invisível, e isso não é à toa. Na verdade, ele não tem nada de transparente ou branco, é metálico mesmo, igual ao tradicional. Entretanto, em vez de ser colado na parte da frente dos dentes, é colocado na parte interna. Sendo assim, as pessoas não notam que o paciente está utilizando aparelho.

Como nem tudo são flores, a higienização é bem mais complexa e o custo, alto. Geralmente, ele é a opção para atletas que fazem esporte de alto impacto, pois reduz os riscos de lesão em caso de pancada, por exemplo.

Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis são os queridinhos das celebridades. O Invisalign (marca mais famosa) é um aparelho móvel e transparente, parecido com as placas usadas no clareamento dental.

Ele é tão discreto que muitas pessoas não percebem quando o paciente está usando. O tratamento é feito trocando as plaquinhas em prazos determinados, geralmente a cada 15 dias, e não precisa de manutenção como os tradicionais.

O paciente já recebe todas ou pelo menos uma boa parte das placas que devem ser usadas do início ao fim do tratamento. Por ser móvel, a higienização é bem mais fácil. Vale dizer que, embora não tenha manutenção mensal, é preciso consultar o dentista regularmente para que ele analise o andamento do processo.

Quais são os benefícios da ortodontia estética?

Os tratamentos ortodônticos beneficiam a aparência e a funcionalidade do sorriso, proporcionando mais qualidade de vida. Veja as principais vantagens de investir nesses procedimentos!

Melhora na autoestima

Se o uso dos aparelhos metálicos pode fazer com que os pacientes não se sintam à vontade, principalmente quando já são adultos, a ortodontia com aparelhos estéticos surge como alternativa para que ele consiga concluir o tratamento sem que isso traga impactos negativos em sua autoestima. 

Além disso, com o tempo, já é possível perceber a evolução e a melhora no sorriso. Assim, os pacientes ficam com a autoestima elevada e mais confiantes em relação à sua aparência. Isso gera impactos nas relações interpessoais, já que ele não terá mais vergonha de sorrir ou de falar por preferir esconder os dentes. 

Facilidade para a higienização

Quando os dentes estão tortos e desalinhados, a higiene bucal também é mais difícil. As posições não favorecem o encaixe das cerdas da escova, o que aumenta os riscos de ficarem resíduos de alimentos que formam a placa bacteriana e o tártaro. Como resultado, é comum que o paciente apresente mau hálito e inflamações na gengiva. 

A ortodontia resolve isso e também evita o desenvolvimento de cáries e de outros problemas que podem resultar no amarelamento ou na perda dos dentes. Novamente, a estética do sorriso é beneficiada com os tratamentos, assim como a saúde do paciente. 

Por quanto tempo é preciso usar o aparelho ortodôntico estético?

Há uma ideia de que os aparelhos estéticos têm resultados mais demorados que os tradicionais metálicos. No entanto, a verdade é que o tempo de tratamento depende mais do caso e dos cuidados do paciente do que o tipo de aparelho.

Somente o ortodontista responsável pode mensurar a duração do tratamento ortodôntico, e mesmo assim pode variar bastante. Se o paciente não seguir as orientações, como ser assíduo às manutenções periódicas ou usar os alinhadores de forma adequada, o prazo pode se estender.

A ortodontia estética é uma área fundamental da Odontologia, com o objetivo de trabalhar a harmonia do sorriso e garantir a funcionalidade correta. As opções de tratamento devem ser avaliadas com o dentista, que pode indicar as alternativas de aparelho ortodôntico estético, metálico ou alinhadores invisíveis, sempre com foco no melhor resultado.

Achou o post interessante? Então, aproveite para seguir as minhas redes sociais: Facebook e Instagram. Assim, você acompanha outras dicas importantes sobre Odontologia e harmonização facial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?