Você já se olhou no espelho e percebeu que a sua expressão facial traz um sorriso triste? Essa característica costuma afetar a autoestima das pessoas, por passar a impressão de desânimo — podendo levar ao sentimento de insegurança e, em alguns casos, até ao isolamento social.
A boa notícia é que é possível corrigir o sorriso triste com Botox, sabia? O procedimento ajuda a melhorar a aparência facial, trazendo um aspecto mais jovial e alegre.
Você quer saber como esse procedimento pode amenizar o sorriso triste? Continue a leitura e entenda como a substância atua no problema!
O que é considerado sorriso triste?
O sorriso triste acontece quando os cantos dos lábios assumem uma posição descendente, ou seja, ficam com a aparência caída. Essa particularidade pode ser notada desde a infância em algumas pessoas, enquanto em outras, ocorre ao longo do tempo — geralmente devido ao envelhecimento.
À medida que as pessoas envelhecem, a flacidez da pele se intensifica pela diminuição do volume dos ossos e dos depósitos de gordura que sustentam o rosto. Essa perda de volume, aliada à ação da gravidade, resulta em uma descida da pele facial.
Além disso, os músculos da parte inferior do rosto exercem uma força que puxa a pele para baixo. Esse desequilíbrio entre a flacidez na parte superior e a contração dos músculos inferiores contribui ainda mais para o surgimento do sorriso triste.
Consequentemente, mesmo indivíduos mais jovens podem aparentar ter um semblante mais envelhecido quando apresentam essa característica. Com o passar dos anos, o sorriso triste se torna mais evidente, criando também linhas verticais que se estendem em direção ao queixo.
O que é Botox e como ele age?
Agora que você já sabe o que é o sorriso triste, vale entender o que é o Botox. Trata-se de uma substância que age paralisando temporariamente a região tratada, quando injetada nos músculos. Com isso, sua ação contribui para uma pele mais lisa e esticada.
O efeito do Botox dura geralmente entre três a seis meses, dependendo da área específica e das características individuais de cada paciente. Então, para manter os resultados, é necessário realizar aplicações regulares.
Será que o Botox ajuda a amenizar o sorriso triste?
A aplicação de Botox costuma ser bastante eficaz para alguns casos de sorriso triste. O procedimento é especialmente usado quando a queda dos lábios ocorre devido ao fortalecimento dos músculos que puxam os cantos da boca para baixo.
Nesse caso, quando o Botox atua na paralisação muscular da área, ele relaxa a região, minimizando os cantos caídos da boca. Mas, fora o Botox, existem outros procedimentos que podem ser usados para tratar o sorriso triste e melhorar a aparência facial.
Entre eles, estão o preenchimento facial e os fios de PDO (polidioxanona). A combinação desses procedimentos deve ser feita por um profissional especializado, que avaliará as necessidades de cada paciente e determinar as técnicas mais adequadas para obter os resultados esperados.
Neste post, você entendeu como o Botox pode ajudar a minimizar a aparência do sorriso triste, além de outros tratamentos que podem complementar os resultados. Agora, vale buscar ajuda profissional para realizar o procedimento e elevar sua autoestima.
Que tal fazer uma avaliação para entender quais procedimentos estéticos podem ajudar a harmonizar o seu rosto? Agende a sua consulta comigo pelo WhatsApp, no canto direito da tela!