tratamento para melasma

Tratamento para melasma: confira as principais opções

A procura por tratamento para o melasma é algo muito comum no consultório. Afinal de contas, uma pele mais uniforme e sem manchas deixa o resultado da harmonização facial ainda mais bonito e a autoestima lá em cima!

Também percebo que há muitas dúvidas sobre o que é o melasma e como tratá-lo. Por essa razão, resolvi trazer este post explicando mais sobre o assunto. Se você se interessou, então, continue a leitura e confira!

O que é melasma?

O melasma é um tipo de mancha mais escura e amarronzada que aparece em lugares mais expostos ao sol, principalmente no rosto, como maçãs, nariz, testa e na região do buço. Por ser bem visível, incomoda bastante. 

As manchas de melasma são muito identificáveis. Elas têm formatos irregulares, mas bem definidos. Além disso, costumam ser simétricas. Isso quer dizer que são semelhantes de um lado e do outro da face. 

Os homens também podem ter melasma, mas as mulheres são as mais atingidas, especialmente as jovens e de pele morena. Mas por que o sexo feminino é mais afetado?

Bom, esse tipo de mancha pode estar relacionado às questões hormonais. Por isso, gestantes e mulheres que usam anticoncepcionais têm ainda mais chances de sofrer o problema. A genética também influencia bastante.

O fator desencadeante é a exposição solar sem proteção. Outro agravante é o tratamento inadequado que, em vez de melhorar a situação, só piora.

Quais são os tratamentos para melasma?

Agora que você já sabe o que é o melasma, chegou a hora de entender quais são os melhores tratamentos. Dá uma olhada!

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento em que um aparelho com agulhas bem fininhas é passado sobre a pele. Dessa forma, ele gera microlesões que ativam a produção de colágeno e a renovação da pele. Isso promove também uma melhor permeação dos ativos clareadores aplicados para o tratamento, o que acaba amenizando a aparência do melasma. 

Como resultado, você tem uma pele mais firme, jovem e de tom uniforme. Deve ser feito em consultório, já que o profissional precisa avaliar o caso individualmente para indicar a espessura das agulhas.

Peeling

O peeling é um tratamento muito usado para dar uniformidade à cor da pele. Ele faz uma microabrasão, removendo as camadas mais superficiais e revelando uma derme mais bonita, viçosa e sem manchas. 

Existem dois tipos de peeling: o químico e o físico. No primeiro, são utilizadas substâncias para fazer a descamação. Já o segundo é feito com equipamentos específicos, que agem como lixas suaves. O profissional deve analisar e decidir qual é o mais indicado para cada caso.

Tratamentos home care

Além desses dois procedimentos que devem ser feitos em consultório, é possível realizar um tratamento em casa, mas sempre com acompanhamento profissional. Nada de fazer por conta própria, ok?

Existem diversos princípios ativos que podem ser usados na composição dos produtos manipulados. O profissional analisa as necessidades do paciente e receita a fórmula ideal. Lembrando, ainda, que o filtro solar é indispensável e faz parte de qualquer rotina de skincare.

Como disse, fazer um procedimento inadequado por conta própria pode dar muito errado e piorar o quadro. Sei que o melasma pode incomodar bastante, levando à baixa autoestima. Por essa razão, não hesite em buscar um profissional capacitado para ajudar com o melhor tratamento!

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais. Assim, todo mundo fica por dentro do assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?