Se você está em busca de um rosto mais simétrico, saiba que a harmonização facial é uma opção. Afinal, a técnica chama a atenção de quem deseja ter a autoestima elevada — é o seu caso?
Contudo, antes de realizar o procedimento, a avaliação facial é indispensável para que o profissional compreenda as características do rosto e planeje o tratamento. Assim, o objetivo é adequar as expectativas e realidades de cada paciente.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, você conhecerá a importância da avaliação prévia para a harmonização facial. Acompanhe!
O que é harmonização facial?
A harmonização facial é um procedimento estético que visa melhorar a simetria e a harmonia do rosto de uma pessoa. Nesse caso, ela combina diversas técnicas que são consideradas pouco invasivas.
Ao contrário de um padrão fixo de beleza, a harmonização facial considera as características individuais de cada paciente. Alguns exemplos são idade, tipo de pele, formato do rosto e desejos estéticos específicos.
De modo geral, as técnicas utilizadas podem incluir:
- preenchimento facial com ácido hialurônico para corrigir imperfeições e volume perdido;
- toxina botulínica para suavizar rugas e linhas de expressão;
- bioestimuladores de colágeno para melhorar a firmeza da pele;
- procedimentos para ajustar o contorno facial e os lábios.
Qual é a importância da avaliação facial?
Agora que você já conhece a técnica de harmonização facial, chegou o momento de saber qual é a importância de realizar uma avaliação prévia. Nesse momento, o profissional pode ter um entendimento abrangente das características individuais do paciente e as suas expectativas estéticas.
Confira com mais detalhes, a seguir!
Ajuda a identificar a estrutura facial
Cada pessoa tem uma estrutura facial única, com proporções e contornos específicos, certo? Uma avaliação inicial detalhada permite ao profissional identificar essas características e compreender como elas influenciam a harmonia facial geral.
Permite uma análise da simetria e proporção facial
A simetria facial e a proporção adequada são elementos muito desejados pelas pessoas. Logo, uma avaliação cuidadosa é importante para identificar discrepâncias, ajudando a desenvolver um plano de tratamento para corrigi-las de forma equilibrada.
Ajuda a alinhar as expectativas do paciente
Cada paciente tem expectativas individuais em relação ao resultado da harmonização facial. Por essa razão, uma avaliação facial faz com que o dentista entenda esses desejos e alinhe o plano de tratamento com os objetivos estéticos da pessoa.
Auxilia na personalização do tratamento
Com base na avaliação facial, o profissional pode criar um plano de tratamento personalizado, que aborde as áreas específicas de preocupação do paciente e considere a sua estrutura facial única. Como consequência, é possível ter resultados estéticos naturais e satisfatórios.
Permite diminuir riscos e complicações
Por fim, uma avaliação facial abrangente faz com que o profissional consiga identificar possíveis problemas que possam surgir, como pontos de injeção sensíveis ou anatomia facial complexa. Com isso, ele pode minimizar os riscos e complicações durante o procedimento de harmonização facial.
Neste post, você conheceu a importância da avaliação facial antes de realizar o tratamento de harmonização. Portanto, se você deseja obter ótimos resultados com o procedimento, saiba que é fundamental contar com um dentista especializado e qualificado.
Você está mais convencido de realizar o procedimento? Então entre em contato comigo para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento de harmonização facial!