Você já ouviu falar em fotoenvelhecimento? Essa é a forma como chamamos o envelhecimento da pele provocado pela exposição desprotegida e excessiva à radiação ultravioleta. Por meio do contato com os raios solares, há a degradação do colágeno por conta dos danos ao DNA.
O processo provoca manchas, rugas e textura áspera. Por isso, muitas pessoas se perguntam como prevenir e tratar o fotoenvelhecimento para ter uma pele mais saudável.
Esse é o seu caso? Neste conteúdo, você conhecerá dicas para realizar a prevenção e o tratamento do fotoenvelhecimento. Acompanhe!
Como prevenir o fotoenvelhecimento?
O fotoenvelhecimento é o processo resultante da exposição gradativa à luz solar, o que pode provocar danos à pele. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de protetor solar nas regiões mais expostas do corpo, como mãos, braços, pescoço e rosto.
Ainda, existem outras maneiras para proteger a pele contra o fotoenvelhecimento. Confira:
- opte por produtos com propriedades antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos do sol;
- mantenha a pele sempre hidratada para fortalecer a sua proteção natural;
- aplique protetor solar com alta proteção contra os raios UVA, mesmo dentro de casa;
- use acessórios como guarda-sol, chapéus, óculos escuros e roupas de manga longa em ambientes abertos;
- evite a exposição solar entre 10h e 16h, período de maior intensidade de radiação.
Como tratar o fotoenvelhecimento?
Após conhecer algumas dicas de como prevenir o fotoenvelhecimento, chegou o momento de saber como você pode tratar esse problema. Para isso, vale a pena optar por tratamentos estéticos de ação multifuncional, que agem na produção de elastina e colágeno.
Confira com mais detalhes como tratar o fotoenvelhecimento!
Microagulhamento
O microagulhamento envolve o uso de um dispositivo chamado roller ou o dermapen, que apresenta pequenas agulhas. O seu objetivo é criar microperfurações na pele, desencadeando um processo de reparo natural que estimula a produção de elastina e colágeno.
Cabe ressaltar que o colágeno é necessário para manter a pele firme e jovem, enquanto a elastina confere elasticidade. Além disso, o microagulhamento pode ajudar a clarear manchas e melhorar a textura da pele, incluindo cicatrizes de acne.
Peeling químico
Nesse procedimento, são aplicadas soluções químicas na derme para remover as camadas superficiais danificadas e promover a regeneração celular. Os ácidos utilizados, como o ácido glicólico, salicílico ou retinoico, penetram nas camadas profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina.
Esse processo resulta em uma derme mais suave, com menos rugas e linhas de expressão. Também há uma redução nas manchas e irregularidades de pigmentação — ótimo, não é mesmo?
Laser Lavieen
Por fim, o Lavieen emite pulsos de luz que ajudam a remover as células danificadas e estimulando a produção de colágeno. O processo é eficaz no tratamento de rugas, cicatrizes, textura irregular e flacidez.
Com ele, você terá uma pele mais jovem e revitalizada. Mas, nesse caso, o procedimento pode exigir um tempo de recuperação mais longo, ok? O lado positivo é que os resultados costumam ser bem visíveis.
Agora você conhece as principais dicas para prevenir e tratar o fotoenvelhecimento. Lembre-se de que é essencial usar protetor solar todos os dias e evitar a exposição prolongada ao sol. E não deixe de consultar um profissional qualificado para buscar o tratamento mais adequado para você, combinado?
Gostou do post e quer conhecer mais técnicas para deixar a sua pele bonita? Então saiba o que é peeling de fenol e como ele ajuda a eliminar rugas e flacidez!