Você sabe quais são os mitos e as verdades do Botox? A toxina botulínica é bastante conhecida pelas intervenções estéticas, especialmente no combate às rugas e às linhas de expressão. Entretanto, existem informações sobre o assunto que nem sempre condizem com a realidade.
Pensando nisso, resolvi preparar este conteúdo com uma lista sobre os principais mitos e verdades relacionados ao Botox. Assim, você não terá mais dúvidas sobre esse procedimento, confira!
1. O Botox só é indicado para procedimentos estéticos
Esse é um dos principais mitos sobre o assunto. Sem dúvidas, a aplicação estética é bastante benéfica, mas a toxina botulínica também pode ser aplicada para tratar outros problemas, como bruxismo, enxaquecas e suor excessivo (hiperidrose).
2. O dentista não pode fazer aplicação de Botox
Mito! Esse assunto foi alvo de diversas polêmicas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou com uma ação judicial tentando impedir os dentistas de realizarem procedimentos de harmonização facial — lista que inclui a aplicação de Botox. No entanto, ficou decidido que a classe pode sim trabalhar com esses procedimentos, pois conta com toda a capacidade técnica necessária.
3. O Botox pode ser aplicado de forma preventiva
Totalmente verdade. No geral, jovens entre 25 e 30 anos já podem iniciar esse tipo de tratamento para evitar o surgimento de rugas e de sinais de expressão mais profundos, que surgem com o tempo devido às movimentações da face.
4. Não existe idade ideal para aplicar o Botox
Também é verdade. Não há uma idade ideal para buscar o tratamento, principalmente porque ele pode ser utilizado também de forma preventiva. Porém, verificar a indicação do profissional é sempre importante.
5. Após a aplicação, já verei o resultado do Botox
Isso é um mito. A toxina vai agir como um bloqueador neuromuscular, impedindo a produção de acetilcolina nas junções entre neurônios e músculos. Como demora um tempo para essa produção cessar, são necessários alguns dias para começar a perceber o resultado. O resultado final é visto entre 10 a 15 dias da aplicação.
6. O Botox tira a expressão facial do paciente
Mais um mito. Apesar de ele causar um relaxamento nos músculos, com uma pequena paralisia, ela é bastante pontual, apenas com o objetivo de amenizar ou de evitar o surgimento de rugas. Porém, a aplicação pode ser feita em diversas dosagens e sempre tem o foco em manter a naturalidade.
No entanto, quando feita em excesso ou em músculos contraindicados, pode sim causar alguma falta de expressão, ou até mesmo um resultado indesejado, paralisando músculos que não deveria. Por isso mesmo, é essencial contar com profissionais qualificados.
7. O efeito do Botox é permanente
Mito também. Na verdade, o efeito da toxina botulínica no organismo é temporário, então é necessário fazer reaplicação para manter os resultados. Nesse caso, o profissional indicará os prazos para isso, sempre considerando as particularidades do seu organismo.
8. É necessário ter um intervalo mínimo entre as aplicações
Outra verdade. É preciso reaplicar o Botox para manter o resultado, respeitando um período adequado entre cada aplicação — no mínimo 4 meses. Aplicações muito frequentes geram o “efeito vacina” e, com isso, a toxina botulínica não tem mais o resultado esperado.
Como deu para notar, existem muitos mitos e verdades sobre o Botox, então espero que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer as suas dúvidas. Dessa forma, fica mais fácil tomar decisões sobre o tratamento.
Curtiu este post? Caso queira saber mais sobre o assunto, deixe seu comentário!