Aparelho autoligado: entenda como funciona e quais as vantagens

Há certo tempo, os tratamentos dentários para correção poderiam ser longos e até dolorosos, em alguns casos. No entanto, com a evolução tecnológica, é possível agilizá-los e gerar mais conforto aos pacientes. Esse é o caso do aparelho ortodôntico autoligado.

Moderno e mais eficaz, ele reduz a frequência das idas ao dentista. Desse modo, a técnica gera uma série de benefícios em relação aos modelos tradicionais. Com o método, a obtenção do sorriso harmônico e alinhado pode ficar mais fácil, rápido e menos incômodo.

Quer saber mais sobre o aparelho autoligado? Então acompanhe este post que preparei e descubra mais sobre ele!

O que é e como funciona o aparelho autoligado?

O aparelho autoligado é uma opção ortodôntica, diferentemente dos modelos convencionais, assim, a movimentação dental acontece de forma mais eficaz e confortável, com menos manutenções.

O fio termoativado presente nesse aparelho se ajusta de modo gradual ao longo do tratamento. Como resultado, pode haver redução do número de consultas necessárias com o dentista. Portanto, a técnica destaca-se pela simplicidade do mecanismo e conforto proporcionado aos pacientes.

Quais as principais diferenças do aparelho autoligado para o convencional?

Além do mecanismo de ligação, outras características inovadoras do aparelho autoligado o distanciam do modelo tradicional. Abaixo, mostro as principais diferenças. Confira:

  • menos fricção: a ausência de elásticos resulta em menos atrito, permitindo movimentações dentárias mais suaves e confortáveis;
  • ajustes mais precisos: o modelo permite ajustes mais precisos, possibilitando um controle mais detalhado sobre o movimento dos dentes;
  • higiene simplificada: sem elásticos, há menos acúmulo de resíduos alimentares, tornando a higiene oral mais fácil e eficaz;
  • tempo de tratamento: a combinação de ajustes precisos e menor fricção pode levar a um tratamento mais rápido em comparação com aparelhos convencionais;
  • estética aprimorada: alguns sistemas autoligados oferecem opções mais discretas, além de ter também peças com materiais transparentes, tornando o aparelho menos perceptível;
  • conforto: a ausência de elásticos e o uso de fios que exercem menos força contribuem para um tratamento mais confortável para o paciente.

Portanto, o aparelho autoligado se destaca por sua eficiência, conforto e estética. Desse modo, ele se torna uma opção para crianças, jovens e adultos que buscam melhorar tanto a sua saúde bucal quanto a harmonia do rosto.

Quando usar o aparelho ortodôntico autoligado?

Você deve estar ciente que somente um profissional cirurgião-dentista é capaz de analisar casos individuais e fazer recomendações. Mas, no geral, o aparelho autoligado pode ser usado para corrigir dentição e mordida torta, entre outros problemas ortodônticos.

O modelo é bastante adaptável a diferentes casos, possibilitando atendimentos mais rápidos e precisos. Desse modo, o aparelho autoligado se apresenta como uma escolha a ser considerada por quem procura uma solução moderna e alinhada com a busca por melhoria estética.

Como você conferiu, o aparelho ortodôntico autoligado é uma solução que pode trazer mais eficiência para o tratamento do seu sorriso. Com o apoio de um profissional da área, você poderá definir se essa é a melhor alternativa para o seu caso.

Quer conhecer detalhes sobre o tratamento? Saiba mais ao enviar sua mensagem para o nosso WhatsApp, usando o botão no canto lateral direito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?