Saiba o que é o aparelho de contenção e por que é tão importante!

Após a conclusão do tratamento ortodôntico, é comum a indicação de uso do aparelho de contenção, mas isso gera diversos questionamentos dos meus pacientes. Afinal, se já foram feitas as correções necessárias, por que é preciso ainda ter essa etapa?

Outro problema recorrente é a falta de uso pelos pacientes que, em longo prazo, trazem prejuízos aos resultados obtidos. Contudo, nem sempre eles entendem como isso tem relação com a contenção.

Pensando nisso, preparei este post esclarecendo as principais dúvidas sobre esse aparelho. Confira!

O que é o aparelho de contenção?

Apesar de muitos pensarem que o tratamento ortodôntico termina com a retirada do aparelho fixo, a etapa final é o uso do aparelho de contenção. Após finalizar a movimentação dos dentes para atingir o resultado desejado, é preciso adotar algumas formas de manter a posição correta.

Como o próprio nome diz, ele tem a função de “conter” o sorriso, evitando novas movimentações que podem acontecer. Para isso, há dois tipos principais:

  • móvel: geralmente utilizado para a contenção da arcada superior;
  • fixo: fica colado na parte de trás dos dentes, indicado principalmente para a arcada inferior, mas com algumas indicações para a superior. 

Por que ele é tão importante no tratamento?

Os dentes movem-se naturalmente, então podem acontecer mudanças no seu posicionamento ao longo da vida, inclusive depois do tratamento com aparelho fixo. Além disso, existe uma tendência de que eles retornem à sua posição original, principalmente no primeiro ano.

Assim, o uso do aparelho de contenção é fundamental para evitar que os dentes mudem de posição e alterem os resultados obtidos. Como consequência, ao deixar de utilizá-lo, podem surgir aberturas entre os dentes, e é possível que eles fiquem tortos e desalinhados.

A correção só pode ser feita usando novamente o aparelho fixo. Em resumo: ao deixar de usar a contenção, você corre o risco de perder todo o investimento realizado no tratamento, além de precisar passar por um novo procedimento junto ao dentista para recuperar o sorriso desejado. 

Por quanto tempo é necessário utilizar o aparelho?

O tempo de uso do aparelho de contenção varia de acordo com cada situação e será indicado pelo ortodontista após a retirada do fixo. De modo geral, o prazo mínimo é por um ano, mas ele pode ser estendido conforme a duração do tratamento original e as mudanças realizadas no sorriso.

No caso da contenção fixa, é comum que ela não seja retirada, sendo mantida por um prazo indefinido. Já o aparelho móvel deverá ser utilizado diariamente, pelo máximo de horas possível (retirando-o apenas para alimentação e higiene bucal) e durante o prazo determinado pelo dentista.  

Aqui, o maior risco é o esquecimento, então o paciente deve ter atenção para incluir essa medida em sua rotina. Após a retirada do aparelho fixo, também será necessário comparecer às consultas para acompanhar os resultados e refazer as contenções, se for o caso. 

Desse modo, apesar de gerar preocupação entre os pacientes e até mesmo certa resistência, o aparelho de contenção é fundamental para manter os resultados obtidos com o tratamento ortodôntico e o sorriso tão desejado.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?