Depois que chega o dia de retirar o aparelho ortodôntico, é só curtir o sorriso novo, pois o tratamento acabou, certo? Errado! Na verdade, ainda há a necessidade de continuar o processo com o aparelho de contenção.
Ao saber sobre o uso desse dispositivo, muitos pacientes me perguntam por quanto tempo é necessário utilizá-lo. Por essa razão, resolvi trazer este post para explicar os detalhes sobre a contenção fixa e móvel.
Quer saber mais? Então é só continuar a leitura. Vamos lá?
O que é o aparelho de contenção?
O aparelho de contenção é um dispositivo utilizado após o tratamento ortodôntico. A sua função é manter o alinhamento dos dentes e os resultados conquistados após o uso do aparelho ortodôntico.
Existem dois tipos de contenção: a fixa e a móvel. A primeira é composta por um fio de aço colocado na parte interna dos dentes da frente. Além disso, esse fio pode ser reto ou em zigue-zague, que facilita a higienização com o fio dental.
Já a segunda é muito parecida com um aparelho móvel, sendo uma opção bem higiênica, pois deve ser removida para comer e fazer a higienização bucal. Ademais, a contenção pode ser usada na arcada superior e na inferior.
Qual é a importância de usar a contenção?
É comum a ideia de que o tratamento ortodôntico esteja finalizado após a remoção do aparelho fixo. Mas, na prática, essa é apenas a primeira parte do processo, correspondente à fase de alinhamento e de correção da posição dos dentes.
A segunda etapa é o uso da contenção que, como o próprio nome sugere, serve para conter a dentição. Ela é importante porque os dentes têm “memória” e tendem a se movimentar após a fase inicial do tratamento, voltando à posição anterior.
Nesse caso, a contenção estabiliza o alinhamento, fazendo com que os dentes se acostumem com a nova posição. Por isso, quem não utiliza o aparelho de contenção pode perder os resultados obtidos com o tratamento, exigindo uma nova intervenção — inclusive com a recolocação do aparelho fixo.
Por quanto tempo usar o aparelho de contenção?
Chegou o momento de entender por quanto tempo é necessário usar a contenção. Na verdade, o período varia de acordo com cada paciente, considerando o nível do problema corrigido e o andamento do tratamento ortodôntico.
Contudo, posso dizer que, de modo geral, a contenção móvel é usada por até 2 anos. Já a contenção fixa tem indicação por tempo indeterminado. Afinal, como é colocada na parte de trás dos dentes, é discreta e não incomoda o paciente.
Vale lembrar de que o uso da contenção deve ser contínuo durante o período do tratamento. Assim, você só deve remover o aparelho de contenção móvel para comer e higienizar a boca, passando o maior tempo possível com o dispositivo, combinado?
Como você viu, o aparelho de contenção é imprescindível para manter o alinhamento dos dentes, fazendo a diferença no resultado do tratamento ortodôntico. Outro fator que também garante um sorriso mais bonito e alinhado é contar com um dentista especializado em ortodontia.
Quer fazer o seu tratamento ortodôntico e ter um belo sorriso? Marque uma avaliação comigo clicando no botão do WhatsApp no canto inferior direito da sua tela!