Aparelho de contenção: qual a importância?

Você já investiu tempo e esforço no tratamento ortodôntico e finalmente tem aquele sorriso alinhado que queria? Nesse momento, há um detalhe que muitos pacientes negligenciam. Isso porque, após a retirada do aparelho, uma nova fase se inicia.

Nesse momento tão importante, entra em cena o aparelho de contenção. Ele é fundamental para garantir que os resultados alcançados durante o tratamento ortodôntico sejam preservados a longo prazo.

A contenção é essencial para manter o sorriso perfeito que você conquistou com o aparelho. Entenda por quê!

Qual a importância do aparelho de contenção?

A contenção serve para manter os dentes na posição correta após a retirada do aparelho ortodôntico. Imagine que seus dentes, depois de tanto tempo sob pressão, se acostumaram à nova posição.

No entanto, eles ainda têm uma memória de sua posição original e podem voltar a ela se não forem contidos. Assim, a contenção garante que os esforços do tratamento ortodôntico não sejam perdidos ao longo do tempo.

Quais os tipos de contenção mais utilizados?

Como você viu, os aparelhos de contenção são peças-chave após o tratamento ortodôntico. Além disso, eles têm diversas formas e são escolhidos com base nas necessidades de cada paciente.

Então vamos nos aprofundar nos mais comuns!

Móvel

O aparelho de contenção móvel pode ser superior ou inferior, mas é mais comum usá-lo na arcada de cima. Ele é feito de um fio metálico que passa na frente dos dentes. Outro ponto é que o aparelho pode ser usado apenas para dormir ou o dia inteiro.

Entre as contenções móveis, há também a contenção estética, uma abordagem mais moderna. Utilizando materiais transparentes, ela é quase invisível, sendo uma escolha popular para ter uma aparência mais discreta.

Fixa

As contenções fixas são aplicadas com mais frequência na arcada inferior. Sua principal característica, como o nome sugere, é a permanência. Logo, ela não pode ser removida pelo paciente.

Esse tipo de aparelho tem um arco metálico que liga os dentes pela parte de trás, sendo colado em um local que não fica visível. Portanto, essa é uma opção discreta. Além disso, ele não é tão desconfortável quanto um aparelho comum, pois sua superfície é mais lisa.

Vejamos os diferentes tipos de contenção fixa:

  • plana: seu arco metálico é reto e esse aparelho requer maior atenção na higienização. Como partes do arco passam por trás dos vãos entre os dentes, é recomendado usar passador de fio dental;
  • higiênica: seu arco tem curvas evitando que ele passe por trás dos espaços entre os dentes. Ele permite o uso tradicional do fio dental, sem o passador. Porém, devido às curvas, a higienização deve ser cuidadosa para evitar acúmulo de placa bacteriana.

Vale destacar que a escolha do tipo de contenção dependerá do seu caso e da recomendação do ortodontista. Ele é o profissional capaz de orientar sobre a melhor opção considerando suas necessidades.

Quais os riscos de não utilizar aparelho de contenção?

Seu ortodontista já selecionou o aparelho adequado, mas você não quer prosseguir com o tratamento? Imagine desperdiçar todo o esforço já feito — isso é o que pode acontecer se você ignorar a fase de contenção.

Alguns riscos incluem:

  • reversão da posição dos dentes: como mencionado, os dentes têm uma “memória” e podem voltar à sua posição original;
  • desalinhamento da oclusão: pode levar a problemas na articulação temporomandibular, causando dores e desconfortos;
  • desgaste prematuro: dentes mal posicionados podem sofrer desgaste irregular, causando problemas estéticos e funcionais.

O tratamento ortodôntico exige o investimento de recursos, então é comum desejar aproveitar os resultados ao longo dos anos. Para garantir que seus benefícios durem, o aparelho de contenção é essencial. Lembre-se de que ele não se trata apenas de estética, mas também de saúde bucal.

Precisa de atendimento em ortodontia? Agende sua consulta e assegure um sorriso saudável por muitos anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?