Aparelho lingual: o que é, vantagens e quem pode usar

O aparelho lingual não costuma ser muito conhecido pela maioria dos pacientes. Afinal, ele não é tão largamente utilizado como o aparelho convencional — que é aquele que conta com bráquetes e fios aparentes.

Contudo, a versão lingual pode ser muito útil para quem deseja alinhar o sorriso, mas não está disposto a ter a aparência dos dentes metálicos. Isso porque ele é, praticamente, invisível — o que o torna muito discreto.

O aparelho lingual despertou o seu interesse? Continue acompanhando a leitura, pois é sobre esse tipo de tratamento ortodôntico que explico neste post!

O que é um aparelho lingual? 

O aparelho lingual recebe esse nome porque é colado na face posterior dos dentes, próximo à língua. Dessa maneira, ele tem a estrutura semelhante ao aparelho metálico convencional, sendo que apenas o seu local de implantação é diferente.

Por conta dessa diferença, o aparelho lingual é considerado um dispositivo estético. Afinal, as pessoas não conseguem enxergar a estrutura, fazendo com que elas não notem que o paciente está usando o aparelho.

Em quais casos esse aparelho é indicado? 

Agora que você já sabe o que é o aparelho lingual, pode ter curiosidade para descobrir para quais casos esse tratamento é indicado. Na prática, ele pode ser usado pela maioria dos casos de desalinhamento dos dentes, como apinhamento, mordida cruzada, mordida profunda etc.

Entretanto, ele não é um dos tratamentos mais populares por ter um custo elevado e requerer mais cuidados na higienização bucal, já que a estrutura dificulta a limpeza dos dentes.

Assim, o aparelho lingual costuma ser mais usado por atletas que executam esportes de alto impacto, pois, em caso de acidente, ele reduz as chances de lesões na boca.

Quais são as vantagens desse tratamento? 

Como você viu, o aparelho lingual é imperceptível para as outras pessoas. Desse modo, a estética é a principal vantagem desse tipo de dispositivo. Com ele, o paciente pode alinhar os seus dentes sem se incomodar com a aparência do sorriso metálico.

Isso é especialmente vantajoso para as pessoas que valorizam mais a aparência ou dependem dela no trabalho, por exemplo. Afinal, o uso do aparelho convencional metálico pode impactar na imagem que se deseja transmitir no ambiente profissional.

Além disso, pessoas com eventos importantes nos próximos meses podem se beneficiar do aparelho lingual. Assim, elas não terão um sorriso metálico nas fotos do casamento, formatura ou debutante, por exemplo.

Como começar um tratamento com um aparelho lingual?

Se você se interessou pelo aparelho lingual e deseja fazer o seu tratamento ortodôntico com ele, o primeiro passo é procurar um ortodontista. Desse modo, o profissional pode entender se esse dispositivo é adequado para o seu caso e mostrar o custo-benefício desse tipo de aparelho.

Porém, caso ele não seja viável, vale saber que existem outros tipos de aparelhos estéticos que podem ser utilizados. Dessa maneira, você terá mais opções para escolher a alternativa ideal para seu sorriso. 

Neste artigo, você descobriu o que é um aparelho lingual e quais são as vantagens de realizar o tratamento ortodôntico com ele. Agora, se a sua intenção é utilizar esse dispositivo, não deixe de procurar um profissional capacitado para melhores orientações.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e confira 5 benefícios de usar aparelho ortodôntico que vão além da estética!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?