Botox e preenchimento: você sabe a diferença?

Ao falar sobre os tratamentos que podem ser feitos para fazer pequenas correções na face e beneficiar a harmonia do rosto, é comum que surja uma confusão entre o Botox e o preenchimento. Afinal, os procedimentos são a mesma coisa? Qual é a diferença entre eles?

Cada tratamento tem indicações e efeitos específicos, então, vale a pena entender como eles funcionam e o que muda entre cada opção. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

Como funciona o Botox?

A toxina botulínica, bastante citada como Botox — apesar de essa ser apenas uma das marcas disponíveis no mercado —, é utilizada para promover o bloqueio do impulso nervoso no músculo em que é aplicada, reduzindo a força de contração. Por isso mesmo, ela atua diminuindo as rugas dinâmicas (que aparecem com a movimentação da face) e as marcas de expressão que surgem com o passar dos anos. 

A aplicação é feita por injeções em doses específicas, sempre buscando um resultado natural. Além da finalidade estética, a substância também é usada para tratar outros problemas, como a Disfunção Temporomandibular (DTM) de origem muscular — um problema na articulação.

O procedimento é bem rápido, dura em torno de 30 minutos, mas o resultado final demora cerca de 15 dias para aparecer. A duração dos efeitos varia entre 4 e 8 meses, exigindo reaplicação completa do produto para a manutenção dos resultados desejados pelo paciente. 

Como funciona o preenchimento?

Em geral, o preenchimento é feito com ácido hialurônico. Bastante conhecido pelas aplicações na região dos lábios, também pode auxiliar em outras regiões da face. Ele ajuda na reestruturação dos tecidos e também hidrata, aumentando os benefícios ao paciente. Por ter um efeito de preencher a área, repondo o seu volume, é mais indicado para as rugas estáticas — aquelas que aparecem mesmo quando o rosto está relaxado. 

Nesse caso, os efeitos são notados mais rapidamente: é possível perceber algumas mudanças na mesma sessão, mas o resultado final aparece em alguns dias. O efeito do tratamento dura entre 12 e 18 meses, quando ele deve ser reaplicado. Aqui, as doses de reaplicação também são menores quando comparadas à toxina botulínica. 

É possível fazer procedimentos de Botox e preenchimento?

Como o Botox e o preenchimento apresentam objetivos diferentes, é possível unir os dois tratamentos para alcançar melhores resultados. Contudo, é preciso que o profissional faça uma avaliação detalhada do caso para determinar quais são as intervenções indicadas. Tudo dependerá de quais são os objetivos do paciente e as condições de sua pele.

Inclusive, se for o caso, os dois procedimentos podem ser feitos no mesmo dia, proporcionando mais agilidade para o paciente. Isso evita a necessidade de marcar vários horários, fazer deslocamentos e passar por recuperações em períodos diferentes. 

Então, conseguiu entender qual é a diferença entre Botox e preenchimento? Enquanto um trata de rugas dinâmicas e marcas de expressão, paralisando os músculos, o outro repõe o volume da região para amenizar as rugas estáticas. Porém, os dois podem ser utilizados no mesmo paciente, conforme indicação do profissional. 

Caso ainda tenha dúvidas, deixe o seu comentário ou mande uma mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?