Conheça o uso e os benefícios do Botox terapêutico na odontologia!

Você sabe o que é Botox terapêutico? Normalmente, a substância é associada aos tratamentos estéticos da pele, amenizando rugas e linhas de expressão. Porém, a toxina botulínica tem aplicações fundamentais em alguns procedimentos odontológicos e traz benefícios importantes para os pacientes.

Apesar de sua relevância para a saúde, essa alternativa ainda não é muito conhecida pelas pessoas e, por isso, é alvo constante de questionamentos. 

Para esclarecer como funcionam esses tratamentos e os cuidados com a aplicação, preparei este post respondendo às principais dúvidas sobre o assunto. Veja só!

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica, ou “Botox”, é uma neurotoxina que paralisa e relaxa a musculatura no local em que é aplicada. Isso acontece porque ela age como um bloqueador neuromuscular e impede a transmissão dos estímulos neurológicos que provocam a contração muscular.

Por causa disso, ficou popularizada pelos procedimentos estéticos, principalmente no tratamento de marcas de expressão. Porém, sua ação nos músculos oferece alternativas importantes para auxiliar no tratamento dos sintomas de algumas doenças, como o bruxismo. 

E você sabia que, apesar de ser conhecida como Botox, o termo ficou conhecido por ser a marca de um dos fabricantes da substância? Na verdade, isso acontece com diversos produtos — cotonete, band-aid etc. —, mas é importante entender que existem outras marcas de toxina botulínica de qualidade usadas pelos profissionais. Alguns exemplos são: Dysport, Prosygne, Xeomin, Botulift e Botulim.

Como funciona a toxina botulínica para uso terapêutico na odontologia?

Antes da aplicação, a toxina é diluída para ativar e permitir a aplicação, pois ela se apresenta em pó. A área onde será feita a aplicação é limpa e recebe uma anestesia local. Em seguida, a substância é aplicada por meio de pequenas injeções, com uma agulha bem fina, em pontos específicos, que são escolhidos conforme os objetivos do tratamento. 

Nos próximos tópicos, explico um pouco sobre as principais aplicações da toxina botulínica na odontologia. 

Bruxismo

Você já acordou com a sensação de que está com os dentes travados ou com dor de cabeça? Esses são sintomas do bruxismo, um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes que, normalmente, acontece durante o sono. Além dos sintomas como dores e incômodos, o bruxismo pode causar danos aos dentes, aos músculos e às articulações. 

Nesse tratamento, a toxina botulínica é aplicada para relaxar o músculo que está causando os sintomas, para que ele trabalhe normalmente e não tenha força para promover uma tensão exagerada. A aplicação é feita nos principais músculos da mastigação, em cada lado da face.

Sorriso gengival

Algumas pessoas se incomodam com o próprio sorriso quando ele mostra gengiva em excesso. Normalmente, isso traz grandes impactos para a autoestima e constrangimentos diante de situações em que é preciso sorrir. Esse problema é conhecido como sorriso gengival. 

O tratamento varia de acordo com a causa, que deve ser avaliada pelo profissional. Algumas alternativas são a gengivoplastia, uma cirurgia que reduz a gengiva do paciente; ou a cirurgia ortognática, que trabalha mudando o tamanho do osso que será exposto. 

Contudo, quem deseja um procedimento menos invasivo pode recorrer ao Botox terapêutico. É feita uma aplicação em uma região específica próximo ao nariz, paralisando um dos músculos responsáveis por fazer o lábio subir quando sorrimos. Isso diminui a movimentação e expõe menos a gengiva ao sorrir.  

Disfunção temporomandibular (DTM)

Essa disfunção acontece quando há o desgaste na articulação temporomandibular, que é um ligamento que une o osso da mandíbula e o temporal, sendo responsável por movimentos como a mastigação e a fala. Isso causa dor e limitação nos movimentos da área. 

Quando o problema tem origem muscular, o Botox terapêutico é uma alternativa para aliviar os sintomas. Porém, nesses casos, é importante ressaltar que a toxina botulínica não deve ser o único tratamento: a sua aplicação deve ser feita em complemento aos procedimentos necessários para solucionar o problema de desgaste na articulação.  

Cefaleia (enxaqueca crônica)

Pacientes que sofrem com cefaleia, em especial nos casos de enxaqueca crônica, também podem se beneficiar das aplicações da toxina. Ela suaviza a tensão na musculatura, reduzindo as crises ou, ao menos, reduzindo a intensidade da dor. 

Quais os cuidados após a aplicação do Botox terapêutico?

Após a aplicação do Botox terapêutico, o dentista indicará a rotina de cuidados que você deve adotar, como tempo de repouso, uso de medicamentos e outras práticas. Segui-las é fundamental para garantir os melhores resultados possíveis, combinado? 

Muitas vezes, por se sentirem bem após o procedimento, os pacientes deixam de seguir as indicações do profissional, prejudicando o resultado do tratamento. Também tenha atenção ao prazo para reaplicação. Os retoques devem ser feitos em um prazo entre 4 ou 6 meses para manter o resultado.

Além disso, apesar de o Botox terapêutico odontológico ser um procedimento relativamente simples, ele exige conhecimentos específicos sobre os músculos dos pacientes e as melhores técnicas de aplicação. Portanto, procure sempre profissionais capacitados para a aplicação da substância. 

Então, este post esclareceu as suas dúvidas? Caso queira mais informações sobre os tratamentos com a toxina botulínica e seus benefícios, deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?