Os tratamentos com aparelho ortodôntico fixo têm como objetivo colocar os dentes nas posições corretas para melhorar a estética do sorriso e distribuir corretamente as forças utilizadas durante a mastigação.
Isso protege as raízes dos dentes, o tecido das gengivas e a articulação da mandíbula, trazendo diversos benefícios. Porém, a intensidade dessas melhoras depende também da participação do paciente no processo.
Para ajudar você a garantir o bom andamento do tratamento ortodôntico, listei 4 cuidados essenciais. Vamos lá?
1. Tenha atenção aos alimentos
Apesar de ser um aparelho fixo, os braquetes (as pecinhas coladas no dente) foram feitos para serem removidos algum dia e, durante as refeições, acidentes com os alimentos podem fazer com que eles se descolem.
Além disso, alguns alimentos fibrosos ou grudentos, embora não apresentem riscos de quebrar a pecinha, podem ficar presos no aparelho e dificultar a higienização. Para diminuir essa possibilidade, evite alimentos excessivamente duros ou pegajosos, como balas, pipoca, caramelos, frutas secas etc.
Sei que nem sempre é possível evitar esses alimentos — por exemplo, as frutas podem apresentar riscos, mas trazem benefícios à saúde. Nesses casos, a dica é sempre cortá-las em pedaços pequenos com uma faca antes de comer. Assim você facilita a mastigação e reduz os riscos de quebrar uma pecinha ou soltar o fio do aparelho.
2. Lembre-se da higienização
A higiene bucal após as refeições é ainda mais importante nesses casos. A escovação deve ser minuciosa e, pelo menos uma vez ao dia, é preciso usar o fio dental. Para auxiliar, você também pode usar as escovas interdentais e um enxaguante bucal.
Como os braquetes e o fio do aparelho ortodôntico podem dificultar a hora de passar o fio dental, conte com a ajuda de agulhas plásticas, chamadas de “passa fio”. Outra opção é comprar o fio dental de algumas marcas específicas, que já fornecem o fio com uma ponta mais firme para facilitar o uso em pessoas com aparelho.
Também é preciso lembrar de higienizar a língua: a falta de cuidado aumenta a proliferação de bactérias prejudiciais aos dentes. Todos esses cuidados ajudam a evitar problemas como mau hálito, gengivite e cáries, que podem ser causados pelo acúmulo de placa bacteriana em volta dos braquetes.
3. Evite hábitos bucais prejudiciais
Existem alguns hábitos comuns que são bastante prejudiciais e atrapalham o tratamento ortodôntico, como:
- roer unhas;
- morder objetos, como canetas ou lápis;
- abrir recipientes com os dentes.
Essas práticas exigem bastante da musculatura bucal, e a força utilizada para isso pode causar dores, quebrar os braquetes ou fazer com que os fios se soltem, e também impedir ou contrapor as forças que o aparelho exerce nos dentes.
4. Faça avaliação com o dentista a cada seis meses
Além das manutenções do aparelho fixo, que devem ser feitas na frequência indicada pelo seu ortodontista, é fundamental fazer a avaliação semestral para verificar a saúde dos dentes e realizar procedimentos de rotina, como limpeza. Isso é importante para manter o sorriso sempre saudável e prevenir problemas mais graves.
Aplicando esses cuidados com aparelho ortodôntico no seu dia a dia, você conseguirá manter a saúde bucal durante o tratamento, garantindo um sorriso saudável ao final do processo.
Gostou deste conteúdo? Para conferir mais dicas para o seu sorriso, siga as minhas redes sociais: Facebook e Instagram!