O sorriso é um dos pontos que mais chamam a atenção no rosto e, por isso, também é um dos pontos trabalhados quando se busca a harmonização facial. Assim, quando o paciente tem dentes amarelados, é comum que ele busque tratamentos que resolvam o problema.
Existem formas de solucionar ou, ao menos, de amenizar o amarelado dos dentes; contudo, é essencial entender quais são os hábitos que colaboram com esse resultado.
Então, conheça 4 hábitos que deixam os dentes amarelados e entenda os tratamentos disponíveis!
4 hábitos que deixam os dentes amarelos
Primeiro, é preciso ter em mente que os dentes podem ficar amarelados devido à idade e, também, por fatores genéticos. Porém, existem diversas práticas do dia a dia que colaboram com isso, aumentando os riscos. Veja quais são.
1. Fumar
Fumar é um hábito bastante prejudicial para o organismo, aumentando o risco de diversas doenças, como o câncer. O hábito também faz com que os dentes fiquem amarelados devido à nicotina e ao alcatrão, além de outras substâncias químicas do cigarro.
2. Problemas com a higiene bucal
Como está a sua higiene bucal? Sem dúvidas, esse é um dos principais fatores que levam ao amarelamento dos dentes. Quando eles não são escovados corretamente, o acúmulo de placa bacteriana é maior, e ela se calcifica na superfície do dente, deixando-o mais amarelado.
3. Consumo de determinados alimentos
Existem alimentos e bebidas que têm corantes naturais ou artificiais que colaboram com o amarelamento quando consumidos em excesso. Veja quais são os principais:
- café;
- refrigerantes;
- cenoura;
- vinho tinto;
- tomate (principalmente molho);
- curry;
- açafrão;
- beterraba;
- energéticos.
4. Tratamentos médicos
Alguns medicamentos podem afetar os dentes e fazer com que eles fiquem amarelados. Um exemplo comum são alguns enxaguantes bucais, como a clorexidina, quando utilizados de forma contínua ou com muita frequência.
Os xaropes são outro exemplo, pois eles costumam ter corantes em sua composição. No entanto, isso não significa que você não deva fazer os tratamentos, certo? Porém, vale a pena consultar o dentista para ver como prevenir o amarelamento ou a melhor forma de clarear os dentes depois de finalizar o tratamento em questão.
Como tratar os dentes amarelados
A primeira opção de tratamento é o clareamento dental, que pode ser feito em consultório, aplicando produtos mais potentes e com um tratamento mais rápido, ou em casa. Nesse caso, o dentista passará todas as indicações e os produtos que devem ser usados para ter um bom resultado.
Aqui, é essencial que você não faça o procedimento sem indicação do dentista. Existem casos em que o procedimento não é indicado e cuidados que devem ser adotados para não lesionar a gengiva ou causar outros problemas nos dentes. Então, sempre consulte um profissional, combinado?
Caso os dentes tenham manchas ou outros problemas que impeçam a realização do tratamento, as lentes de contato dentais podem ser uma alternativa. São peças finas coladas na frente do dente, que padronizam o sorriso e conseguem mudar a coloração.
Então, conseguiu entender os hábitos que deixam os dentes amarelados e como é possível tratar o problema? Espero que este post ajude você a manter uma rotina de cuidados com os dentes e, se for preciso, na escolha do melhor tratamento.
Este post foi interessante? Compartilhe-o nas redes sociais, pois ele pode ajudar mais pessoas a prevenir os dentes amarelos!