Diastema: o que é e como corrigir?

Provavelmente você saberá o que é diastema ao se lembrar de pessoas famosas que apresentam a condição, como a atriz Brigitte Bardot e a cantora Madonna. Apesar dessas referências tão cultuadas, essa é uma condição dentária que, em alguns casos, causa desconforto estético ou funcional.

Isso ocorre devido aos espaços adicionais entre os dentes, que podem surgir por diversos motivos. Por esse motivo, a busca por soluções eficazes para corrigir o diastema é comum, especialmente entre aqueles que desejam melhorar a estética do sorriso.

Se você deseja saber o que é diastema, suas principais causas e como corrigir esse problema, continue a leitura e confira os detalhes. Não perca!

O que é diastema?

O diastema é uma condição odontológica caracterizada por um espaço adicional entre dois ou mais dentes. Ele pode ocorrer em qualquer região da arcada dentária, mas é mais comum entre os dois dentes frontais superiores.

Vale destacar que nem sempre o diastema representa um problema de saúde bucal. Entretanto, em alguns casos, ele pode causar desconforto funcional ou estético para a pessoa.

Quais são as principais causas dos dentes separados?

A ocorrência dos famosos dentes separados pode ser ocasionada por diversos fatores. Um deles é o desequilíbrio entre o tamanho da base óssea da mandíbula e a dimensão dos dentes.

Outro fator causador de diastema é o crescimento excessivo do freio labial — um pedaço de tecido que conecta o lábio superior à gengiva. Quando ele é muito grande, pode criar um espaço entre os dentes frontais superiores.

Além disso, hábitos inadequados na infância, como o uso prolongado de chupeta e a sucção do dedo, são causadores conhecidos da condição. Afinal, esses hábitos podem alterar a estrutura da arcada dentária.

Mais uma causa é a má oclusão dentária, que resulta no alinhamento impróprio dos dentes superiores e inferiores. Quando os dentes não se encaixam corretamente, esses espaços podem se formar.

Por fim, a perda de dentes, seja por trauma ou doença periodontal, pode levar à movimentação dos dentes adjacentes, resultando em espaços adicionais. Quando o diastema surge por esse motivo, ele pode ser acompanhado de outros problemas de saúde bucal.

Como corrigir a diastema?

Como você viu, há pessoas que podem ter problemas funcionais ou relacionados à autoestima devido ao diastema. Por isso, diversos tratamentos estão disponíveis para corrigir a condição, dependendo da causa e da gravidade.

Um dos métodos mais comuns é o uso de aparelhos ortodônticos, que podem mover os dentes gradualmente e fechar o espaço. A utilização de facetas de porcelana ou coroas também pode ser indicada para resolver o problema.

Esse procedimento tem como objetivo cobrir o dente com um material que ajusta o formato e tamanho, eliminando o espaço existente entre os dentes. Outra opção é a realização de procedimentos de restauração dental, como resinas compostas.

Nesse caso, é aplicado um material da cor do dente no espaço, dando a aparência de um dente mais largo. Ademais, a cirurgia para cortar o freio labial (frenectomia) pode ser recomendada nos casos em que o diastema é causado por um freio labial proeminente.

Portanto, o tratamento adequado para cada paciente depende da avaliação individualizada feita por um dentista. Afinal, o atendimento profissional é fundamental para indicar a melhor abordagem com base nas características específicas de cada pessoa.

Agora você sabe que o diastema é uma condição que pode ser corrigida de diferentes formas. Entender suas causas e opções de tratamento é fundamental para tomar decisões informadas e alcançar um sorriso harmonioso, concorda? Então não deixe de consultar um profissional!

Você ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário com as suas ideias, experiências ou perguntas sobre o tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?