Bichectomia: 9 dúvidas sobre o procedimento

A bichectomia é um procedimento muito procurado na harmonização facial por quem deseja afinar o rosto. Essa cirurgia retira a “bola de Bichat”, uma gordura localizada na região da bochecha. Então, ela diminui a região e faz com que a parte inferior da face fique mais fina.

Você tem interesse nesse procedimento? Neste conteúdo, reuni 9 perguntas comuns entre os pacientes para esclarecer as principais dúvidas. Confira!

1. Como é feito o procedimento?

O paciente recebe uma anestesia, e a incisão é feita na parte interna da bochecha, o que garante que o paciente não fique com cicatrizes visíveis. A quantidade de gordura retirada varia de acordo com cada paciente. Após a retirada, o local é fechado com cerca de 3 pontos, e o procedimento é finalizado. 

2. Quanto tempo demora a cirurgia?

Uma das vantagens da bichectomia é que ela é bem rápida: para fazer os dois lados do rosto, o tempo médio é de 40 minutos entre a anestesia e a finalização do procedimento. Porém, isso pode variar de acordo com as condições do paciente e o andamento da cirurgia. 

3. Qual profissional faz a bichectomia?

O procedimento pode ser feito por médicos e dentistas. Vale ressaltar que o dentista estuda toda a região da face, incluindo as bochechas, então tem conhecimento sobre músculos, nervos e ossos da região, então não existem vedações sobre a realização da cirurgia pelos profissionais da área. No entanto, é importante que ele tenha feito cursos para se especializar no procedimento. 

4. Quando a bichectomia é indicada?

Apesar de ser frequentemente associada aos procedimentos de harmonização facial, essa não é a principal finalidade da bichectomia. Ela também é indicada, principalmente, quando o paciente sofre com mordidas na parte interna da boca, causando lesões e úlceras que geram muitas dores e incômodos.

5. Existe risco na bichectomia?

Qualquer procedimento cirúrgico oferece riscos aos pacientes. Por isso, durante o atendimento com o profissional, é importante responder com sinceridade a todas as questões feitas, já que elas avaliam condições de saúde e contraindicações. Aproveite a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas, inclusive a respeito dos cuidados pré e pós-operatórios. 

6. Quais são os cuidados pós-bichectomia?

A cirurgia não é muito invasiva, mas o pós-operatório exige cuidados, como fazer compressas de gelo na região, tomar os medicamentos indicados pelo profissional e não fazer esforços por 7 dias ou até a retirada dos pontos. 

7. O procedimento é reversível?

Não, após a retirada das bolas de Bichat não é possível reverter o procedimento. Além disso, essa é uma região na qual não costuma existir o ganho natural de gordura. Portanto, quando buscar esse tratamento com fins estéticos, é importante tirar um tempo para avaliar o procedimento antes de realizar a cirurgia. 

8. Qual é a melhor idade para fazer bichectomia?

Não existe uma idade ideal para a indicação do procedimento, mas é indicado que ele seja feito somente após o crescimento completo da face, que acontece por volta dos 20 anos. Dessa maneira, é possível fazer uma avaliação mais segura sobre os possíveis resultados.

9. Qual é o valor da bichectomia?

O valor varia de acordo com diversos fatores, como local onde será realizado a bichectomia, especialidade do profissional, tipo de anestesia e outras características do procedimento. Os valores costumam variar entre R$ 1.500,00 e R$ 6.000,00.

Pronto! Espero que este conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o procedimento de bichectomia para que você tenha mais tranquilidade antes de procurar esse tratamento. 

Se você gostou do post, aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas vejam essas informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?