O que são fios de sustentação? Entenda esse procedimento estético

Você já ouviu falar em fios de sustentação no rosto? Eles trazem a modernidade para o tratamento estético, rejuvenescendo a face sem a necessidade de cirurgias plásticas. Com eles, é possível ficar ainda mais bonita e jovial em alguns instantes.

Os fios de PDO, como também são chamados, são compostos por Polidioxanona — um material 100% absorvido pelo organismo. Além do efeito lifting, estimulam a produção de colágeno na área aplicada, funcionando também como um preventivo.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura. Neste post, conto tudo o que você precisa saber. Vamos lá?

Para que os fios de PDO são indicados?

Os fios de PDO apresentam diversas indicações, tendo duas principais funções: a de esticar e a de sustentar a pele. Na primeira, o profissional consegue fazer o tracionamento da região, dando aquela esticadinha na face a fim de:

Na segunda atuação, os fios de PDO não são tensionados. São aplicados de maneira a formar uma rede por baixo da pele e estimular a produção de colágeno. Dessa maneira, é possível retardar o envelhecimento e tratar rugas finas, linhas de expressão e até mesmo cicatrizes de acne.

Quais são os tipos de fios?

Antes de explicar como é feita a aplicação, é importante dizer que existem alguns tipos de fios de PDO disponíveis no mercado, sendo os dois mais utilizados: os lisos ou os espiculados. Os fios espiculados apresentam espículas em todo seu comprimento, que funcionam como minúsculas garras que favorecem a tração.

Eles são usados nos procedimentos que precisam dar uma esticadinha na pele. Já os fios lisos são ideais para os tratamentos de melhora da qualidade da pele e lugares mais sensíveis, como pálpebras e glabela.

Além disso, é preciso saber que existem diferentes tipos de fios. Por exemplo, o fio russo e o fio de ouro são permanentes. Já os fios de ácido poli-l-láctico são reabsorvíveis. O profissional poderá esclarecer o que muda em cada alternativa para definir a mais adequada às suas necessidades. 

Como é feito o procedimento?

O procedimento começa com a análise do profissional sobre o objetivo, tipo de fio e onde os fios serão inseridos. Feito isso, é feita a demarcação da área de aplicação e a anestesia local.

Os fios de PDO são introduzidos por meio de agulhas ou cânulas, que servem como guias debaixo da pele. Se a ideia é ter o levantamento, é feita a tração, e a área se ergue imediatamente.

Para o efeito de melhora da qualidade da cútis, os fios são colocados em diversas direções, formando uma trama. Assim, quando forem absorvidos, formam uma rede de colágeno.

Dói colocar fios de PDO?

Essa é uma pergunta muito frequente no consultório, visto que colocar algo sob a pele pode assustar um pouco. Entretanto, como disse, o procedimento é feito sob anestesia local. Isso significa que você não sentirá dor alguma no momento da aplicação.

Pode ser que surja algum desconforto nos primeiros dias após a colocação, o que é absolutamente normal. Mas posso garantir que não é mais incômodo que o pós-operatório de uma cirurgia plástica de lifting, por exemplo.

Em quanto tempo se nota o resultado?

Quando se faz um procedimento estético, é comum ter ansiedade para ver logo os resultados, não é mesmo? A boa notícia é que parte dos efeitos dos fios de PDO pode ser notada logo após a aplicação, principalmente quando há o tracionamento da pele.

Já a concretização se dá após 40 a 60 dias, dependendo do organismo da pessoa. Isso porque é necessário esperar o organismo produzir o colágeno na região. Esse processo leva 30 dias, aproximadamente.

Qual é a durabilidade do procedimento?

Por conta dos fios serem absorvidos pelo corpo, o procedimento tem durabilidade temporária. Ou seja, depois de um tempo, perde o seu efeito de forma gradual. Esse período varia entre 12 a 24 meses.

Essa variação se deve à particularidade do organismo de cada pessoa. Em algumas, a absorção será mais rápida. Em outras, mais demorada. Por isso, é muito importante seguir as orientações do profissional que fez a aplicação e realizar a avaliação novamente no tempo informado.

Assim, você garante que a reaplicação será feita no momento certo, mantendo os resultados. 

Vale lembrar que até existem marcas de fios que não são absorvíveis. Entretanto, são cada vez menos utilizadas, pois os riscos de complicações são maiores.

Existe contraindicação?

Como os fios de PDO são feitos a partir de um material biocompatível — que não causa dano ou rejeição no organismo —, as contraindicações são poucas. Nesse caso, ele não é recomendado para pessoas com doenças autoimunes ou que tenham alguma infecção no local.

Por essa razão, é muito importante que o profissional faça uma avaliação completa, incluindo o histórico do paciente. Assim, é possível reduzir as chances de problemas.

Quais são as vantagens dos fios de PDO?

As vantagens dos fios de PDO são numerosas. Posso dizer que a principal é o fato de ser um procedimento minimamente invasivo. Em comparação ao lifting facial (cirurgia plástica), a aplicação e o pós são muito mais tranquilos.

A pessoa pode voltar às atividades habituais em um período bem menor e não precisa de cuidados com curativos, por exemplo. Obviamente, os resultados não podem ser comparados, pois os fios têm um efeito mais sutil.

No entanto, quando os fios são colocados no lugar certo e ancorados adequadamente, os resultados são ótimos, e o rejuvenescimento é perceptível. Sendo assim, vale muito a pena!

Quais são os cuidados do pós-procedimento?

Após a aplicação dos fios de PDO, podem ocorrer alguns hematomas, dependendo da técnica e do fio empregado. Geralmente, isso acontece quando há tração da pele e utilização do fio de PDO espiculado. Mas saiba que logo some.

Para garantir que tudo saia como o planejado, é importante que o paciente siga algumas recomendações:

  • não esfregar o rosto;
  • evitar atividades físicas;
  • não dormir de bruços;
  • não fazer ginástica facial ou movimentos faciais bruscos nas próximas 48 horas;
  • não se expor ao sol ou ao calor excessivo;
  • aplicar gelo nas 12 horas após o procedimento.

Os fios de sustentação no rosto são uma ótima opção para rejuvenescimento e harmonização facial, sem precisar fazer qualquer tipo de cirurgia. Sendo assim, é um procedimento mais tranquilo e pode ser feito no consultório mesmo. Procure sempre um profissional especializado e capacitado para obter os melhores resultados e garantir a sua saúde, ok?

O que achou dos fios de sustentação? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário contando as suas impressões sobre esse procedimento que oferece resultados incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?