Harmonização facial e Odontologia: veja alguns problemas tratados!

A harmonização facial é conhecida por procedimentos estéticos, como a aplicação de toxina botulínica (Botox). Mas você sabia que alguns tratamentos também podem ser utilizados na Odontologia? Eles servem tanto para beneficiar pacientes — como alternativa a intervenções mais invasivas — quanto para tratar diferentes problemas de saúde.

Muitos pacientes não conhecem essa relação entre harmonização facial e Odontologia, então preparei este conteúdo a fim de mostrar como as duas podem se unir para trazer mais qualidade de vida. Boa leitura!

Paralisias   

Quando o paciente sofre com paralisia facial temporária e permanente pode ter diversos problemas, como dificuldades na mastigação, na fala ou para sorrir. É possível também parar de piscar ou piscar com apenas um olho e apresentar outros sintomas. 

Aqui, a toxina botulínica ajuda ao promover o relaxamento dos músculos que têm contrações e espasmos involuntários, ou ao corrigir a simetria estática e dinâmica da face, que costumam ser bastante afetadas pela paralisia. Dessa maneira, o paciente consegue recuperar algumas expressões faciais e, consequentemente, a autoestima, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida.  

Também pode ser corrigida a falta de volume causada pela hipotrofia muscular decorrente da parestesia, com uso de preenchimento com ácido hialurônico. 

Sorriso gengival

O sorriso gengival não é um problema de saúde, mas tem grandes impactos na autoestima. Uma das formas de tratamento mais comuns é a plástica na gengiva (gengivoplastia); porém, quando o paciente procura opções menos invasivas, o Botox pode ser uma solução interessante. 

A aplicação do Botox consegue paralisar a musculatura que faz o lábio superior subir quando a pessoa sorri. Dessa maneira, o sorriso passa a expor menos gengiva e fica mais bonito, garantindo outro motivo para a relação entre harmonização facial e Odontologia. 

Bruxismo

O bruxismo é um problema caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes de forma inconsciente. Geralmente, isso acontece durante o sono, mas também há casos em que o paciente sofre com o problema mesmo quando está acordado. Como consequência desse hábito, surgem dores musculares, e os dentes podem ficar desgastados com o tempo. 

Como a toxina botulínica paralisa o músculo e diminui o tônus muscular, há menos força para apertar ou ranger os dentes, ajudando a combater o problema. E não precisa se preocupar, pois você não terá dificuldades na mastigação e poderá manter a sua alimentação. 

Dor orofacial

A dor orofacial geralmente é causada por uma Disfunção Temporomandibular (DTM), que é um problema na ATM, a Articulação Temporomandibular. Isso pode causar diversos incômodos ao paciente, como:

  • dores de cabeça fortes, semelhantes à enxaqueca;
  • dor de ouvido;
  • dor atrás dos olhos;
  • dificuldade e incômodos ao fazer movimentos bruscos com a boca;
  • mandíbula travada.

Ela pode ter relação com outros problemas como bruxismo, estresse e lesões. Aqui, o Botox pode auxiliar a reduzir as dores, já que interrompe a comunicação dos músculos com os nervos da face.

Viu só? A relação da harmonização facial e Odontologia é bastante ampla. Procedimentos que, muitas vezes, são associados apenas à estética podem trazer ganhos para a saúde do paciente e ajudar na solução de diversos problemas. 

Se você achou o post interessante e quer acompanhar mais dicas sobre o assunto, não se esqueça de seguir o meu Instagram!

1 thoughts on “Harmonização facial e Odontologia: veja alguns problemas tratados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?