Harmonização facial errada: por que alguns procedimentos não dão certo? Entenda!

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que visa trazer mais beleza para o rosto ao melhorar a proporção entre as regiões. Dessa maneira, ela é capaz de elevar a autoestima e, consequentemente, gerar bem-estar.

Contudo, é possível encontrar notícias sobre tratamentos que geraram um resultado insatisfatório ou colocaram a saúde do paciente em risco. Mas o que faz com que uma harmonização facial saia errada? E como ter segurança ao fazer o procedimento?

A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste post que preparei para tirar as dúvidas sobre o assunto.

Confira!

Quais são os principais erros nos procedimentos de harmonização facial?

Uma das falhas mais comuns na harmonização facial é o exagero na aplicação de preenchedores e de toxina botulínica, o botox. No primeiro caso, a aparência fica artificial, enquanto no segundo as expressões do rosto parecem congeladas. Ainda, pode ocorrer a falta de simetria no rosto.

Outro erro popular é a escolha de produtos inadequados para o tratamento, considerando as características e expectativas do paciente. Além de levar a resultados insatisfatórios, isso pode gerar complicações de saúde.

Por que alguns procedimentos de harmonização não dão certo?

Agora que você já sabe o que pode fazer com que uma harmonização facial saia errada, é hora de saber por que alguns desses procedimentos não dão certo.

Confira!

Expectativas irreais do paciente

Há pacientes que podem ter expectativas irreais quanto aos resultados do procedimento de harmonização facial. Desse modo, eles se sentem insatisfeitos com as aplicações e têm a impressão de que houve um erro, mesmo que o tratamento tenha seguido corretamente.

Reação do organismo

Como em qualquer procedimento, pode haver complicações de saúde associadas à harmonização facial. Isso pode decorrer de fatores como a reação do organismo da pessoa, como em casos de baixa tolerância aos materiais e alergias diversas.

Falta de cuidados pós-procedimento

O sucesso do procedimento de harmonização facial também depende dos cuidados pós-procedimento. Praticar atividades físicas logo após a aplicação de botox, por exemplo, pode fazer o produto se espalhar para outras regiões, comprometendo o resultado.

Falta de habilidade e experiência profissional

A harmonização facial é um procedimento complexo e requer habilidade e preparo por parte do profissional. Assim, há mais chances de um profissional inexperiente cometer erros que podem gerar resultados insatisfatórios.

Qual a importância de contar com um profissional qualificado?

Como você viu, alguns procedimentos de harmonização facial podem dar errado. Porém, se você está pensando em fazer um tratamento, não precisa se preocupar: a maioria das razões que prejudicam o resultado pode ser evitada com um profissional capacitado.

Afinal, um profissional experiente e qualificado realizará uma avaliação cuidadosa da anatomia facial do paciente. Com isso, será possível um plano de tratamento mais adequado para alcançar os resultados desejados.

Ademais, um bom profissional escolherá os produtos corretos para cada pessoa, considerando também a anamnese para identificar fatores de riscos e alergias. Assim, com base em sua anatomia facial e histórico médico, ele realizará um procedimento mais seguro e eficaz.

Como escolher um bom profissional e evitar a harmonização facial errada?

Além de saber a importância de contar com um profissional capacitado, você deve entender como fazer essa escolha. Para começar, é fundamental verificar a formação e a qualificação, buscando referências de conhecidos e pesquisando na internet.

Ainda, você pode analisar o antes e depois de tratamentos realizados pelo profissional para entender se o resultado costuma ser mais próximo ao desejado. Também é interessante visitar o consultório e agendar um horário para conversar e tirar todas as suas dúvidas antes de marcar o procedimento. 

Neste post, você descobriu como uma harmonização facial saia errada. Além disso, foi possível entender a importância de buscar um profissional qualificado e como acertar na decisão. Agora, basta colocar em prática essas dicas que apresentei para minimizar as chances de falha no seu procedimento. Você sabia que tenho especialização em harmonização facial? Aproveite que está por aqui, entre em contato e agende a sua consulta!

Dra. Danielle N. Pimenta

CRO/PR 21.725
Ortodontia e Harmonização Facial

Danielle Pimenta - Doctoralia.com.br