O que é o jato de plasma? Entenda agora!

Você sabe o que é jato de plasma? Ele está entre os tratamentos mais modernos para ter uma pele bonita e jovial. O procedimento aumenta a produção de colágeno e de fibras elásticas, essenciais para a firmeza e vitalidade do rosto.

Logo, o jato de plasma pode ser usado no combate às imperfeições geradas pelo envelhecimento e exposição ao sol — que costumam incomodar muitas pessoas. Se você pensa em deixar a sua pele renovada, precisa saber mais sobre o tratamento estético.

Pensando nisso, resolvi trazer este post contando mais sobre o jato de plasma. Para conferir, basta continuar a leitura. 

Vamos lá?

O que é o jato de plasma e como ele funciona?

Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, o jato de plasma não está ligado ao plasma sanguíneo — a parte líquida do sangue. Nesse caso, ele se refere ao quarto estado da matéria, em que elétrons se separam dos átomos, dando origem a um tipo de gás ionizado.

Dessa maneira, o tratamento com o jato de plasma é feito com uma caneta dermatológica que libera uma espécie de radiação luminosa. Ao entrar em contato com outro gás ou com o ar, a radiação reequilibra o potencial elétrico das membranas celulares.

Assim, o procedimento gera um tipo de lesão na área, que acelera a formação de colágeno e de elastina. Vale saber que o procedimento não envolve injeções, queimaduras, cortes ou remoção de pele. A lesão formada é controlada pelo profissional e pelo equipamento utilizado.

Por esse motivo, o tratamento é bem tranquilo em relação a outros procedimentos e o incômodo é mínimo. Por fim, as sessões podem ser feitas com intervalos de 15 a 30 dias e têm duração de aproximadamente 20 minutos cada.

Para que serve o procedimento?

Como você viu, o tratamento com jato de plasma ajuda a melhorar a textura da pele como um todo. Assim, ele é indicado para tratar manchas de sol, reduzir rugas e linhas de expressão, atenuar olheiras e proporcionar um efeito lifting no rosto.

Além disso, o jato de plasma ajuda a combater a flacidez facial e é uma excelente opção para quem se incomoda com as pálpebras caídas, mas não quer se submeter a uma cirurgia. O procedimento também é útil para melhorar a aparência de cicatrizes, como aquelas produzidas pela acne.

Quais são as vantagens do jato de plasma?

Você aprendeu que o jato de plasma tem diversas indicações, não é mesmo? Dessa maneira, ele oferece vantagens interessantes. Para começar, o procedimento é muito preciso, permitindo tratar áreas específicas da pele com cuidado — ajudando a evitar danos aos tecidos próximos.

Ainda, o tratamento é minimamente invasivo, o que significa que não há necessidade de cortes ou remoção de pele. Em comparação com procedimentos mais agressivos, o tempo de recuperação é geralmente mais curto, e os efeitos colaterais são temporários e fáceis de lidar.

O jato de plasma também é bastante versátil. Existe a possibilidade de ele ser usado em diversas partes da pele, incluindo áreas delicadas, como as pálpebras e ao redor dos olhos — em que outros tratamentos podem não ser tão adequados. 

Os resultados do jato de plasma geralmente aparecem após a primeira sessão e costumam durar bastante tempo, dependendo das necessidades individuais e dos cuidados após o tratamento. Mais um ponto positivo é que as sessões são rápidas, o que é conveniente para quem tem uma agenda cheia. 

O procedimento tem contraindicações?

Uma dúvida bastante comum no meu consultório sobre o jato de plasma é se ele tem contraindicações. Na prática, o tratamento não é recomendado para pessoas que têm infecções ativas na pele ou condições inflamatórias cutâneas severas.

Ele também deve ser evitado por mulheres grávidas e por quem possui dispositivos eletrônicos implantados, como marcapasso. Pacientes com histórico de cicatrizes queloidianas — aquelas que ficam elevadas — devem ter cuidado, pois o tratamento pode não ser adequado para eles. 

Quais são os efeitos colaterais?

Outro ponto importante a saber sobre o jato de plasma são seus efeitos colaterais. Entre os principais, estão a vermelhidão e o inchaço na área tratada. Mas como você viu, eles são temporários, desaparecendo em dias.

Também pode ocorrer a formação de crostas durante a cicatrização, mas não as remova, pois elas são necessárias para o curso natural de cura da pele. Caso a questão incomode, não se preocupe. Em 4 dias já é possível usar maquiagem para camuflar as crostas enquanto elas não somem, ok?

Quais são os cuidados com o jato de plasma?

Além do período sem maquiagem, outros cuidados são necessários ao fazer o jato de plasma. Antes de iniciar o tratamento, consulte um profissional qualificado — como eu, que sou especialista em harmonização facial e procedimentos estéticos.

Durante a consulta, é realizada uma avaliação completa da pele, considerando suas características individuais e necessidades específicas. A análise permite identificar qualquer condição pré-existente que possa influenciar o resultado do tratamento ou aumentar o risco de efeitos colaterais. 

Outro ponto é que são dadas orientações sobre como preparar a pele para o procedimento. O processo assegura que o jato de plasma seja a melhor opção para você e ajuda a personalizar o tratamento de acordo com suas expectativas e objetivos estéticos. 

Logo após o procedimento, é comum o paciente sentir uma sensação de queimação na pele. Porém, não é preciso se preocupar, pois ela dura apenas algumas horas.

Para acalmar a região e acelerar a regeneração, o profissional pode aplicar um produto específico, como uma pomada ou um creme, e recomendar seu uso por mais alguns dias. Além disso, passar o protetor solar fator 30 ou superior é imprescindível para proteger a pele dos efeitos do sol. 

Ainda, nos casos em que o objetivo é um ter um efeito lifting, há chance de ser necessário usar cosméticos em casa para complementar o tratamento — mas sempre com indicação do profissional.

Neste post, você entendeu que o jato de plasma é um procedimento que atua na formação de colágeno e fibras elásticas, ajudando no rejuvenescimento da pele, certo? Agora, se você também quer ter uma pele mais bonita e jovial, vale a pena considerar o tratamento.

Quer ficar por dentro de outros procedimentos utilizados na harmonização facial? Então aproveite para conferir 8 tratamentos que você pode fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?