Lente de contato dental: esclareça dúvidas sobre o tratamento!

O sorriso é um dos pontos que mais chamam a atenção no rosto, então é comum se preocupar em como deixá-lo mais harmônico e bonito. Aqui, são diversos itens que os pacientes gostariam de mudar, como a coloração e o formato. Quando isso acontece, a lente de contato dental pode ser a solução.

Apesar de ser um tratamento conhecido, principalmente por ter sido adotado por várias celebridades, ele ainda gera muitas dúvidas entre os pacientes. Por isso mesmo, preparei este post com as principais perguntas e respostas sobre o assunto. Vamos lá?

O que são as lentes de contato dentárias?

A lente de contato dental é um procedimento estético, feito com a colagem de uma camada de uma peça fina na frente do dente — trata-se de lâmina com espessura entre 0,2 e 0,4 milímetros. Para a instalação das lentes de contato, é preciso fazer um desgaste mínimo nos dentes, então ele não é tão invasivo. 

O procedimento pode ser feito em um ou mais dentes, sempre de modo a deixar o sorriso harmônico e natural. Por isso mesmo, ele é considerado bastante versátil e pode ser utilizado para corrigir diversos detalhes do sorriso. 

Para tanto, o dentista faz a moldagem da boca do paciente para criar o modelo das lentes e avaliar se esse é o resultado esperado. O procedimento é feito com a criação de imagens 3D, enceramento ou outras técnicas. 

Então, é feito o desgaste para moldagem e confecção das lentes. Até que as definitivas fiquem prontas, o paciente utilizará as provisórias (mockup) feitas com o novo formato. Quando a lente fica pronta, a provisória é retirada, e o dentista cimentará nos dentes as peças definitivas para concluir o tratamento. 

Quando a lente de contato dental é indicada?

Esse tratamento é indicado em diversas situações que podem trazer insatisfação para o paciente, sempre que o dente não estiver com a estrutura comprometida. Veja alguns casos comuns:

  • padronização do tamanho dos dentes;
  • correção da aparência, quando o dente sofreu danos decorrentes de cáries (já tratadas) ou quebra;
  • aumento do tamanho dos dentes para harmonizar com o restante do rosto;
  • mudança na coloração do sorriso, para disfarçar manchas e escurecimento;
  • correção de diastemas (dentes separados).

Quais cuidados devem ser adotados?

O cuidado mais importante quando se fala em qualquer procedimento odontológico é contar com um profissional especializado. A lente de contato dental não serve como tratamento de saúde, mas como opção estética, então só pode ser feita após a realização de outras intervenções, como retirada de cáries. 

O paciente também deve ter atenção redobrada à limpeza dos dentes e das lentes, para evitar problemas bucais como cáries, gengivite e outras alterações, além de proporcionar maior durabilidade das lâminas. Também é fundamental não forçar o material, evitando alimentos duros, roer unhas e utilizar os dentes para abrir embalagens, garrafas e outros produtos. 

Quando todos os cuidados indicados pelo profissional após o procedimento são seguidos corretamente, inclusive com visitas periódicas para cuidar da saúde bucal, a duração das lentes varia entre 10 e 15 anos.

Desse modo, a lente de contato dental é uma ótima opção para quem deseja melhorar a estética do sorriso. Não se esqueça de procurar dentistas especializados para conseguir os resultados desejados!

Curtiu este post? Então, que tal acompanhar outros conteúdos sobre o tema? Siga o meu Instagram e fique por dentro de outras dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?