O que fazer para evitar o mau hálito? Confira 5 dicas!

O mau hálito, conhecido como halitose, é um problema que pode afetar a autoestima e a confiança das pessoas. Ele se caracteriza por um odor desagradável exalado pela boca e pode ser causado por diversas razões — como má higiene bucal, complicações de saúde ou alimentação inadequada.

Aliás, você sabia que mais de 50 milhões de brasileiros já sofreram halitose? O número nos mostra que essa condição é mais comum do que se pode imaginar. Diante desse, é comum se perguntar o que fazer quando se está com mau hálito, certo?

A seguir, confira minhas 5 dicas para manter a saúde bucal em dia e o hálito fresco!

1. Faça a higienização bucal diariamente

Para começar, é preciso manter uma higiene bucal rigorosa. A escovação dos dentes deve ser após as refeições, utilizando uma escova de cerdas macias e um creme dental com flúor.

Além disso, é essencial limpar a língua. Muitas pessoas negligenciam esse aspecto, mas a região pode acumular resíduos de alimentos e bactérias que contribuem para o mau hálito, sabia?

Por fim, é preciso usar o fio dental para remover a placa bacteriana e os restos de comida que ficam entre os dentes, pois são locais de difícil alcance para a escova. Essa utilização deve ser feita, pelo menos, 1 vez ao dia — preferencialmente, antes de dormir.

2. Mantenha-se bem hidratado

Somada à limpeza bucal, a hidratação adequada é fundamental para manter a boca saudável e prevenir o mau hálito. Essa relação ocorre porque a falta de água pode levar à redução do fluxo salivar.

Já a boca seca favorece a proliferação de bactérias, causando um odor desagradável. Por esse motivo, beba bastante água ao longo do dia para manter a boca úmida e estimular a produção de saliva, que é um poderoso agente natural de limpeza bucal.

3. Cuide da alimentação

A escolha das comidas que consumimos é outro fator que pode influenciar o hálito. Alimentos como alho, cebola, condimentos fortes e certos tipos de queijos podem deixar um odor desagradável na boca, que persiste mesmo após a escovação.

Portanto, reduzir o consumo desses itens ou combiná-los com outros pode ajudar a diminuir o impacto do mau hálito. Por outro lado, alimentos fibrosos e ricos em vitamina C, como maçãs, cenouras e laranjas, estimulam a produção de saliva e ajudam a limpar naturalmente a boca.

4. Evite álcool e cigarro

O álcool resseca a boca, diminuindo a produção de saliva. Já o cigarro deixa resíduos e substâncias químicas que causam odores desagradáveis e podem deixar os dentes amarelados.

Dessa maneira, a redução ou eliminação desses agentes trará benefícios não apenas para o hálito, mas para a sua saúde geral.

5. Vá ao dentista periodicamente

O dentista é capaz de identificar problemas bucais que podem estar relacionados ao mau hálito, como cáries e gengivite. Ainda, na consulta, o profissional consegue realizar uma limpeza profissional, removendo o tártaro e a placa bacteriana, contribuindo para um sorriso mais saudável.

Agora você já sabe o que fazer para evitar o mau hálito. Então basta aplicar estas 5 dicas para manter o frescor na boca — e que também ajudam a ter uma saúde bucal mais adequada!

Você já visitou o seu dentista nos últimos 6 meses? Aproveite e agende a sua consulta para cuidar da sua saúde bucal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?