O que é bichectomia? Entenda quais cuidados adotar

muitos, tornando esse o objetivo estético de diversas pessoas. Entretanto, há quem tenha as bochechas naturalmente mais arredondadas. A boa notícia é que existe solução para isso. Afinal, você sabe o que é bichectomia?

A cirurgia foi eleita por diversas celebridades para dar destaque às maçãs do rosto, dando um efeito muito bonito na harmonização facial. Como recebo muitas dúvidas sobre os cuidados com esse procedimento, elaborei este post.

Aqui, conto tudo o que você precisa saber sobre a bichectomia. Confira!

Como a bichectomia é feita?

Embora a bichectomia seja uma cirurgia, ela pode ser feita em consultório mesmo, sob anestesia local. O cirurgião-dentista faz uma pequena incisão por dentro da bochecha, separa os músculos e, com ajuda de uma pinça, retira parte da bola de Bichat — tecido gorduroso que dá volume à região.

Então, o profissional dá 1 ou 2 pontos em cada incisão para fechá-las. Todo o procedimento costuma durar 40 minutos. Ou seja, é mais rápido do que muita gente imagina.

Após 7 dias da cirurgia, o paciente precisa retornar ao consultório para retirar os pontos e ter o pós-cirúrgico avaliado. Por fim, depois de 90 dias, também é necessário consultar o dentista para verificar os resultados obtidos e finalizar o acompanhamento.

Para quem ela é indicada?

A princípio, a bichectomia era indicada apenas para quem morde a parte interna da boca e sofre com as lesões e as úlceras causadas por essa condição. Assim, com menos volume na região interna das bochechas, a pessoa passa a não mordê-la, reduzindo as dores e os incômodos.

Além disso, a cirurgia foi inserida na técnica de harmonização facial para dar a impressão de afinamento da face ao realçar as maçãs do rosto. Sendo assim, outra indicação do procedimento é quando há excesso de volume na região das bochechas e que incomoda o paciente.

Quais são os riscos da bichectomia?

Apesar de ser um procedimento cirúrgico considerado simples, ele pode oferecer riscos, como qualquer outra cirurgia. Por isso, o cirurgião-dentista faz uma série de perguntas para avaliar as condições de saúde do paciente e as contraindicações, já que nem todas as pessoas têm indicação para o procedimento. 

Por essa razão, é muito importante que você converse com o profissional. Nessa consulta prévia, tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento e o pós-cirúrgicos, para que você sinta confiança para realizar a bichectomia. 

Quais são os cuidados na bichectomia?

Existem alguns cuidados que devem ser seguidos para garantir a saúde e o resultado do paciente. No pré-operatório, o cirurgião-dentista pode prescrever um remédio para prevenir o inchaço, além de dar outras orientações.

Já no pós-operatório, é importante que o paciente faça compressas de gelo na região para reduzir o inchaço e os hematomas. Também é necessário fazer repouso e tomar analgésicos para o alívio das dores.

Outro cuidado importante é não levantar peso ou fazer esforço por, pelo menos, 7 dias para evitar o rompimento dos pontos. Uma dúvida comum sobre o pós-cirúrgico é a prescrição de antibióticos.

No geral, esse tipo de medicamento não é necessário, especialmente em procedimentos que ocorreram dentro do esperado. Entretanto, pode acontecer alguma situação em que o uso de antibiótico seja importante e, assim, prescrito.

Agora que você já sabe o que é bichectomia, entenda que é imprescindível buscar por um cirurgião-dentista capacitado para a realização da cirurgia. Dessa maneira, é possível assegurar a sua saúde e os melhores resultados para o procedimento.

Gostou deste post? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e marcar os amigos que estão interessados na bichectomia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?