O que é fio espiculado e para que serve?

Os fios de polidioxanona (PDO) são muito utilizados na harmonização facial. Afinal, eles podem ser aplicados em diversos procedimentos, como rinomodelação, arqueamento da sobrancelha e tratamento de flacidez.

Para garantir essa versatilidade de aplicações, existem diversos tipos de fio — incluindo o modelo espiculado, que apresenta características interessantes. Por essa razão, resolvi trazer este post contando mais sobre esse material.

Se você tem interesse em saber mais sobre o fio espiculado, continue a leitura e confira as principais informações sobre ele!

O que é fio espiculado? 

O fio de PDO espiculado é um material utilizado na técnica de lifting facial não cirúrgico. Ele tem pequenos ganchos ou espinhos ao longo de sua extensão, que ajudam a fixá-lo no tecido subcutâneo e promovem um efeito de ancoragem mais eficaz. 

Vale destacar que o termo PDO refere-se ao material do fio, que é composto de polidioxanona. Essa é uma substância absorvível pelo corpo e que tem sido usada em procedimentos médicos por muitos anos.

Para que serve esse fio de sustentação e como ele é aplicado? 

Entendendo o que é o fio espiculado, você também deve saber para que ele serve. Na prática, o material pode ser usado em áreas do rosto que precisam de maior sustentação, como a região da glabela, pálpebra, periorbital, mandíbula e pescoço.

Durante o procedimento de harmonização facial com fios de PDO espiculados, eles são inseridos por meio de pequenas incisões na pele. Então eles são posicionados e tensionados para levantar a região.

Com o tempo, o fio é reabsorvido pelo corpo, mas o efeito do lifting pode durar em média 6 meses, enquanto a produção de colágeno dura por até 15 meses, dependendo da técnica utilizada e da resposta individual do paciente. Além disso, o processo de reabsorção do material promove a produção de colágeno, o que ajuda a prevenir a flacidez da pele.

Quais são as vantagens do fio espiculado? 

Como você viu, o fio espiculado pode ser utilizado para dar sustentação a determinadas regiões do rosto. Mas quais são as vantagens dele? A verdade é que esse material possibilita a realização de um procedimento de lifting menos invasivo e com uma recuperação mais rápida do que a cirurgia plástica tradicional. 

Ainda, como o fio de sustentação é reabsorvido pelo corpo, não há necessidade de removê-lo posteriormente. Então você pode obter resultados mais bonitos e harmônicos graças à tecnologia desse material.

Onde fazer um procedimento com fio espiculado? 

Outra dúvida frequente sobre o fio espiculado é: onde fazer os procedimentos com esse material? Nesse contexto, é comum a ideia de que a harmonização facial deve ocorrer em consultório médico ou odontológico.

No entanto, o dentista também está apto a realizar os procedimentos — afinal, durante a faculdade, ele estuda a região da face. Nesse caso, você deve procurar um profissional com capacidade, com certificação em harmonização facial.

Ao longo deste post, foi possível aprender mais sobre o fio de PDO espiculado e para que ele serve. Se você tem intenção de aplicar o material em um procedimento, vale a pena discutir com um profissional especializado sobre a harmonização facial.

Para continuar por dentro dos conteúdos sobre saúde bucal, beleza e harmonização facial, me siga nas redes sociais Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?