Ter a pele bonita e saudável é o desejo da maioria das mulheres, não é mesmo? Entretanto, algumas condições podem surgir e atrapalhar a realização desse sonho. Pensando nisso, você sabe o que é melasma no rosto?
Elas são manchas escurecidas que incomodam por conta de sua aparência, ainda mais por se localizarem em áreas bem visíveis da face. A boa notícia é que o melasma tem tratamento.
Neste post, conto tudo o que você precisa saber para se livrar das manchinhas. Confira!
O que é melasma no rosto?
Como disse, o melasma são manchas mais escuras, geralmente acastanhadas, que surgem principalmente no nariz, bochechas, queixo, lábios e testa. Essas manchas não causam dor, coceira ou ardência e, normalmente, se apresentam em formato irregular.
Em geral, o melasma aparece por conta da exposição à luz ultravioleta. Inclusive, vale destacar que ela não tem origem apenas no sol, mas também em celulares e computadores, por exemplo.
Outros fatores que podem causar o melasma são a genética, o uso de anticoncepcionais e as alterações hormonais da gravidez. Nesse último caso, ele é chamado de cloasma. O diagnóstico dessa condição é feito a partir da observação das manchas.
Quais são os tratamentos para melasma?
Agora que você já sabe o que é melasma, é o momento de descobrir os principais tratamentos para essas manchas. Com esses procedimentos, é possível ter uma pele mais uniforme e bonita. Lembrando que não existe cura para o melasma, mas os tratamentos podem ajudar a controlar e clarear a mancha, certo?
Veja a seguir!
Peeling
O peeling é muito utilizado na estética para trazer mais viço ao rosto, suavizar linhas de expressão e amenizar as manchas. Isso porque ele remove as camadas mais superficiais da pele, revelando uma cútis renovada.
Ele é realizado a partir de uma microabrasão que pode ser feita de duas maneiras. Uma é a química, onde são utilizadas substâncias que promovem a descamação da pele. A outra é a física, feita por aparelhos específicos que agem como um tipo de lixa bem suave.
Existem diversos tipos de peeling, como diamante, cristal, enzimático etc. — cada um deles apresenta indicações próprias. Sendo assim, o profissional é quem prescreverá o mais adequado para cada caso.
Microagulhamento
O microagulhamento é um tratamento que se popularizou quando as irmãs Kardashians o divulgaram como responsável pela saúde e beleza da pele delas. Esse procedimento é feito a partir de um equipamento que contém agulhas finíssimas que geram microlesões na pele.
Assim, ele melhora a produção de colágeno e estimula a renovação da pele. Além disso, o microagulhamento promove a permeação da cútis, permitindo que os ativos clareadores dos produtos ajam de maneira mais eficaz.
Embora existam aparelhos vendidos para uso caseiro, é importante entender que esse procedimento não deve ser feito em casa. Isso porque existem protocolos rigorosos em relação à força aplicada e à esterilização do equipamento para evitar infecções e inflamações que colocam a saúde do paciente em risco.
Ao longo deste post, você entendeu o que é melasma no rosto e os tratamentos disponíveis para amenizá-lo. Desse modo, é importante ter em mente que, para ter bons resultados, é imprescindível contar com um profissional capacitado.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece aqui no blog? Me siga nas redes sociais! Lá conto um pouco do meu dia a dia e as novidades da clínica. Estou no Facebook e no Instagram!