Mordida cruzada: o que é e como tratar esse problema? 

Você sabe o que é mordida cruzada? Esse problema ortodôntico é bastante comum e pode afetar pessoas de todas as idades. Ele ocorre quando há um desalinhamento entre as arcadas dentárias, provocando traumas e dificuldade na escovação.

Dependendo da seriedade, o desvio pode afetar até mesmo a mastigação. Portanto, é fundamental conhecer as causas e como prevenir a situação para evitar as suas consequências.

Neste post, explicarei o que é mordida cruzada e como tratar essa dificuldade. Acompanhe a leitura!

O que é mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma condição caracterizada por um desalinhamento na posição dos dentes, resultando em uma má oclusão. Enquanto o posicionamento correto da arcada dentária ocorre quando todos os dentes superiores se encaixam por fora da parte inferior, nesse problema, ocorre o contrário. 

Assim, uma parte dos dentes da arcada superior se encaixa por dentro da parte inferior, impedindo que o paciente consiga fechar a boca corretamente. Além da questão estética, a mordida cruzada pode causar outros sintomas, como:

Esses sintomas são resultantes do esforço exercido pela pessoa. Logo, é possível sentir dores pulsantes e desconforto diário, principalmente ao mastigar os alimentos.

Quais são as causas da mordida cruzada?

Como você viu, a mordida cruzada pode gerar diversos sintomas. Mas quais são as causas do desvio? De modo geral, ele pode ter origens multifatoriais, sendo comum o surgimento ainda na infância. 

Uma das principais causas está relacionada aos hábitos como o uso prolongado de chupetas e a prática de chupar o dedo. Esses comportamentos podem alterar o desenvolvimento normal da arcada dentária e levar ao desalinhamento dos dentes, resultando na mordida cruzada.

Outras causas comuns da condição são:

  • uso prolongado de mamadeira;
  • fatores genéticos;
  • atraso no processo de crescimento dental.

Quais são as consequências da mordida cruzada?

Agora que você já conhece o conceito de mordida cruzada e as causas, vale a pena entender as suas consequências. Uma das principais implicações é a sobrecarga na articulação, o que pode levar a dificuldades como retração gengival e deterioração geral da saúde bucal. 

Além disso, a pressão desigual exercida sobre os dentes por conta da mordida cruzada pode resultar em complicações nos tecidos gengivais e ósseos ao redor das arcadas. Confira outras consequências relacionadas ao desalinhamento dos dentes:

  • distúrbios temporomandibulares;
  • traumas, desgastes e até perda dos dentes;
  • bruxismo;
  • dificuldade em escovar os dentes, o que facilita o aparecimento de cáries.

Como tratar o problema?

Após conhecer as principais informações sobre mordida cruzada, chegou o momento de saber como tratar essa condição. Nesse caso, o tratamento pode variar de acordo com a gravidade e as características específicas de cada quadro.

Contudo, alguns tratamentos comuns incluem:

  • uso de aparelhos ortopédicos e ortodônticos; 
  • realização de cirurgia; 
  • uso de expansores de palato.

Para descobrir qual é a melhor abordagem, saiba que é fundamental consultar um dentista qualificado. No meu consultório, por exemplo, você terá acesso a um tratamento completo, considerando o seu caso e o tipo de mordida cruzada que você tem.

Neste post, você descobriu o que é mordida cruzada, as suas causas e as consequências do problema. Assim, na hora de consultar um dentista, escolha aquele que tenha uma formação de excelência e que seja especializado no assunto.

Gostou do conteúdo e quer conhecer os tratamentos bucais oferecidos por mim? Então entre em contato e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?