Afinal, para que serve o Botox?

Você já deve ter ouvido falar sobre a toxina botulínica em diferentes situações — principalmente porque o uso terapêutico dessa substância pode trazer benefícios incríveis. Mas você sabe para que serve o Botox?

Muito famoso por reduzir as rugas, ao longo do tempo, várias utilidades foram encontradas no Botox. Como algumas pessoas ainda não sabem quais são as formas de usar a toxina botulínica, resolvi trazer este post contando para que serve o tratamento.

Vamos lá?

O que é Botox?

Primeiramente, é importante dizer que o nome Botox vem de uma marca comercial que ficou mais conhecida no mercado. No entanto, existem outras opções de alta qualidade da substância chamada toxina botulínica.

Esse princípio ativo é uma neurotoxina que atua como uma bloqueadora neuromuscular, paralisando e relaxando a musculatura. Assim, ele impede a transmissão dos estímulos neurológicos que dão origem à contração muscular no local onde é aplicado. 

Por esse motivo, o Botox ficou muito famoso como uma alternativa para prevenir e tratar rugas dinâmicas — aquelas que aparecem e se acentuam com a expressão facial. Mas não é só esse o benefício da toxina botulínica. 

A verdade é que ela pode ser usada em diversas finalidades, entre elas as aplicações que não são puramente estéticas. Falo mais sobre isso no próximo tópico!

Para que serve o Botox?

Como disse, o Botox é famoso por amenizar e prevenir as rugas e as linhas de expressão. Entretanto, não serve apenas para isso. Dá uma olhada nas principais aplicações!

Enxaquecas crônicas

A enxaqueca crônica é caracterizada por uma forte dor de cabeça que persiste por dias. Nesse caso, medicações comuns costumam não fazer efeito, limitando as opções dos pacientes ao procurar por soluções para o desconforto extremo.

A boa notícia é que descobriram que o Botox pode ajudar a reduzir o desconforto da enxaqueca crônica, quando pacientes relataram redução da dor de cabeça após aplicação da substância para rugas. 

Isso porque a toxina botulínica relaxa os músculos, diminuindo a tensão muscular, e impede que os neurotransmissores levem o sinal de dor até o tecido muscular. Desde então, foi liberado o uso da substância para tratar o problema.

Hiperidrose

A hiperidrose é uma condição em que pessoas suam demais nas mãos, nos pés, nas axilas e na cabeça. Nesse caso, o Botox gera bons resultados na diminuição da transpiração, pois inibe a ação de um neurotransmissor que regula as glândulas produtoras de suor.

Sorriso gengival

O sorriso gengival é um quadro em que grande porção da gengiva é exposta ao sorrir, deixando o sorriso desproporcional. Assim, ele pode provocar um incômodo estético em que possui essa característica.

Para resolver esse desconforto e melhorar a autoestima do paciente, é possível aplicar o Botox na musculatura que ergue o lábio superior a fim de reduzir a exposição exagerada da gengiva. Dessa maneira, é possível evitar procedimentos mais invasivos, como a gengivectomia — cirurgia que remove a gengiva sobressalente.

Bruxismo

bruxismo é um hábito de ranger e apertar os dentes com muita força e acontece, especialmente, durante o sono. Embora pareça inofensivo, ele pode causar dores na face, sensibilidade dental, desgaste e diminuição do tamanho dos dentes e, até mesmo, quebra da coroa dental. 

Nessa situação, o Botox é aplicado na musculatura da mastigação, reduzindo a força e a tensão exagerada causada pelo problema.

Elevação e lifting de sobrancelha

Embora não seja um problema de saúde, as sobrancelhas caídas podem ser um incômodo estético para muitas pessoas que apresentam a característica. Isso porque elas passam um ar de cansaço, pesando o semblante.

Antigamente, a solução para a questão era a cirurgia plástica para levantar os músculos e o tecido a fim de erguer as sobrancelhas. Atualmente, é possível recorrer ao Botox, obtendo resultados semelhantes de forma minimamente invasiva.

Como o Botox é aplicado?

Após conhecer as utilizações do Botox para além da redução e prevenção de rugas, você deve estar curioso para saber como a substância é aplicada, não é mesmo? Primeiramente, a substância é diluída. 

Depois é feita a limpeza da região e a marcação dos pontos de aplicação. Dependendo do caso, pode ser utilizada uma anestesia local para reduzir qualquer incômodo durante o procedimento. Assim, se você tem medo da dor, pode se tranquilizar. 

aplicação da toxina botulínica é feita por meio de uma agulha bem fina em pontos específicos escolhidos de acordo com o objetivo do tratamento. Todo o processo pode ser realizado no consultório odontológico mesmo, pois se trata de uma técnica pouco invasiva. 

Os efeitos iniciais podem ser conferidos após 2 ou 3 dias da aplicação do Botox, porém somente depois de 15 dias é notado o resultado final.

Quais são os cuidados imediatos?

Para que a aplicação do Botox seja um sucesso e tenha o resultado desejado, é necessário tomar alguns cuidados que começam logo após o procedimento. São eles:

  • não massagear a região de aplicação;
  • não praticar atividades físicas por 2 dias;
  • evitar viagens aéreas imediatamente após a aplicação;
  • não tomar sol nos primeiros 10 dias, principalmente se tiver algum hematoma.

Vale saber que é comum haver vermelhidão, inchaço e dores nos pontos de aplicação, além de dores de cabeça. Esses sintomas podem durar até 24 horas após o procedimento. Caso eles perdurem por mais tempo, é imprescindível comunicar o profissional que realizou o tratamento.

Qual é a duração do Botox?

A duração do Botox dura em torno de 3 a 5 meses, variando conforme cada organismo. Isso porque, embora o bloqueio seja irreversível, ele é temporário, já que o próprio corpo constrói novas vias de transmissão dos impulsos nervosos.

Vale dizer que algumas pessoas precisam retocar até mesmo antes desse período, mas sempre tomando o cuidado do intervalo mínimo de 4 meses entre uma aplicação e outra. Por esse motivo, é tão importante contar com um profissional especializado.

Apesar de ser muito conhecido no meio estético, muitas pessoas ainda não sabem para que serve o Botox. Como você pôde conferir, ele não é utilizado apenas para amenizar rugas e melhorar a autoestima, mas também para fins terapêuticos, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite que está por aqui e conheça 8 mitos e verdades do Botox!

Dra. Danielle Espíndola Nandi Pimenta

CRO/PR 21.725
Ortodontia e Harmonização Facial

Danielle Pimenta - Doctoralia.com.br