Você já ouviu falar em bruxismo? Esse é o ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono, o que gera muitos incômodos. Além das dores de cabeça constantes, há desgaste dos dentes e até uma tensão muscular dolorosa.
A boa notícia é que existe um tratamento eficaz, que pode reduzir as dores e trazer qualidade de vida para quem sofre com o problema. Trata-se da placa miorrelaxante para bruxismo.
Quer saber mais sobre ela? Continue a leitura e confira o que é essa placa e saiba como o dispositivo pode ajudar no alívio dos sintomas do bruxismo!
O que é a placa miorrelaxante e para que ela serve?
A placa miorrelaxante é um aparelho personalizado, feito de acrílico, que se encaixa nos dentes superiores ou inferiores. Sua função principal é criar uma barreira protetora, proporcionando relaxamento aos músculos da mastigação durante o sono.
Dessa maneira, a placa miorrelaxante é capaz de reduzir o desgaste dos dentes, aliviar a pressão sobre a articulação temporomandibular (ATM) e diminuir a tensão muscular causada pelo bruxismo.
Quanto tempo dura a placa miorrelaxante?
Além de saber para que serve, é interessante entender quanto tempo dura uma placa miorrelaxante. A verdade é que isso pode variar dependendo do material utilizado e dos cuidados com ela. No geral, o aparelho pode durar de 1 a 3 anos.
Assim como qualquer acessório, ela precisa de cuidados para manter sua eficácia. Então é importante fazer a manutenção e conforme a recomendação do dentista e substituí-la quando houver indicação.
Como o uso dessa placa pode reduzir o incômodo do bruxismo?
Agora que você já sabe quanto dura a placa miorrelaxante, é o momento de descobrir como o uso dela pode reduzir o incômodo do bruxismo. Como você viu, o dispositivo cria uma separação entre os dentes, evitando o contato direto durante o ranger ou apertar involuntário.
Essa barreira protetora reduz o desgaste dos dentes, que normalmente estão em constante atrito, ajudando a preservar sua integridade. Além disso, a placa miorrelaxante alivia a pressão sobre a ATM, que é a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula.
Com o bruxismo, essa articulação pode ficar sobrecarregada, causando dores de cabeça, desconforto facial e até problemas na mastigação. Desse modo, a placa miorrelaxante ajuda a distribuir essa pressão, aliviando os sintomas relacionados à DTM causada pelo bruxismo.
Outro benefício importante é a redução da tensão muscular. A contração exagerada dos músculos da mandíbula pode gerar uma sensação de tensão e até dores musculares. Assim, a placa miorrelaxante atua liberando esses músculos, o que traz alívio da tensão e uma sensação de relaxamento.
Neste post, você entendeu o que é a placa miorrelaxante e como ela pode amenizar os sintomas do bruxismo, trazendo mais qualidade de vida. Se você está com esse problema, não deixe de buscar ajuda profissional para realizar o tratamento!
Gostou das informações sobre esse tratamento e quer ficar por dentro de mais conteúdos relacionados à saúde bucal? Acompanhe minhas publicações no Facebook e no Instagram!