Posso tirar o aparelho antes do tempo? Saiba quais são os riscos

O tratamento ortodôntico visa corrigir problemas que podem ser causados pelo mau posicionamento dos dentes. Muito mais do que uma questão de estética, ele promove a funcionalidade do sorriso. Porém, para que tenha sucesso, é necessário permanecer com o aparelho ortodôntico por um determinado período.

Nesse contexto, saiba que há casos em que, logo nos primeiros meses, os dentes já parecem alinhados. Com isso, é comum que os pacientes façam a seguinte pergunta: posso tirar o aparelho antes do tempo?

Como essa dúvida é frequente, resolvi preparar este post para esclarecê-la. Vamos lá?

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Uma das primeiras questões que surgem quando alguém passa pelo planejamento do tratamento ortodôntico é o tempo de duração. Afinal, o paciente quer ver seu sorriso alinhado e bonito logo, não é mesmo?

A verdade é que esse tempo pode variar de acordo com diversos fatores, especialmente, com a complexidade do caso. Há pessoas que ficam apenas alguns meses com o aparelho. Já outras podem levar anos para finalizar o tratamento.

Na verdade, somente a avaliação individual com profissional é capaz de mensurar esse período. Porém, vale saber que, mesmo nesses casos, essa é uma previsão, e não uma data certa. 

Isso porque pode haver intercorrências durante o processo que resultam em uma extensão do tempo de tratamento. Alguns exemplos comuns são o atraso na manutenção do aparelho devido às faltas nas consultas ou a quebra frequente das pecinhas. 

Afinal, posso tirar o aparelho antes do tempo? 

Não é recomendado tirar o aparelho antes do tempo, e isso acontece por diversos motivos. Por mais que os dentes pareçam alinhados e você esteja satisfeito com o seu sorriso, é fundamental permanecer com o dispositivo até o fim do tratamento, seguindo os prazos indicados pelo dentista.

Afinal, somente um profissional pode avaliar se o sorriso está, de fato, funcional. Isso porque os dentes também devem estar alinhados em relação à outra arcada. Além disso, pode acontecer de os dentes da frente estarem alinhados aparentemente, mas os de trás ainda permanecerem em uma posição incorreta.

Em todos os casos, a retirada precoce pode impedir que o tratamento traga a estabilidade necessária, o que prejudica os dentes e a mordida do paciente. Além disso, nossos dentes apresentam fibras de sustentação elásticas que os mantêm em determinada posição. Quando colocamos o aparelho, movem-se para o alinhamento desejado. 

No entanto, elas demandam tempo para se acostumar com o novo posicionamento. Se você tirar o aparelho antes disso, o resultado será o entortamento dos dentes novamente. Por essa razão, também é muito importante utilizar a contenção após o tratamento ortodôntico.

Quais são os riscos?

Como você viu, tirar o aparelho antes do tempo pode prejudicar o resultado do tratamento, pois ele fica incompleto, e os dentes tendem a voltar às posições anteriores ou entortar. Além disso, existem outros riscos por trás dessa atitude.

Isso porque pode haver um desgaste dentário, já que os dentes mal posicionados em relação aos ossos e à gengiva resultam em traumas na cavidade oral e em outros problemas, como:

  • maior suscetibilidade às cáries e às gengivites causadas por má higienização por conta dos dentes tortos;
  • maior chance de desenvolver disfunção na articulação temporo-mandibular, que causa dores de cabeça e cansaço no rosto após as refeições;
  • mastigação ineficiente, que pode resultar em má digestão e dores no estômago;
  • má oclusão dentária, com riscos de gerar má postura, dores na coluna e enxaquecas.

Ou seja, provavelmente você vai precisar retomar o tratamento em algum momento se não quiser ter maiores problemas de saúde. Além do mais, tirar o aparelho sem a recomendação do dentista é perda de tempo e dinheiro. Afinal, você pagará pelo serviço, mas deixará de usufruir totalmente dele, concorda?

Ao longo deste post, foi possível entender que o tratamento ortodôntico deve ter a sua duração respeitada para que o resultado seja satisfatório — tanto na estética quanto na saúde. Agora, se alguém perguntar “posso tirar aparelho antes do tempo”, você poderá explicar quais são os riscos de fazê-lo. 

Quer ficar com um sorriso ainda mais bonito? Leia meu outro artigo e saiba o que é a harmonização do sorriso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?