Será que preciso de aparelho? 5 sinais de que é preciso tratar o seu sorriso

Não é à toa que o sorriso é considerado o nosso cartão de visita. Ao sorrir, transmitimos a sensação de receptividade e bem-estar. Além disso, ter um sorriso bonito eleva a autoestima, proporcionando mais autoconfiança, o que reflete em nossa vida pessoal e, até mesmo, profissional.

Por essa razão, as pessoas cada vez mais se preocupam em ter dentes mais alinhados, buscando o consultório para tirar uma dúvida muito comum: será que preciso de aparelho ortodôntico? Você também tem esse questionamento?

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, resolvi trazer este post. Aqui, conto os 5 sinais de que você precisa tratar o seu sorriso. Vamos lá?

O que são os aparelhos ortodônticos?

Antes de conhecer os 5 sinais de que você precisa de aparelho ortodôntico, é interessante entender o que é esse objeto. Ele é um dispositivo utilizado no tratamento do alinhamento dos dentes de pacientes que apresentam problemas na estrutura dentária, como mordida errada e dentes tortos.

Antigamente, quando se falava em aparelho dentário, logo as pessoas se lembravam dos dispositivos metálicos, que incomodavam muitos pacientes, tanto no estética quanto no conforto. Porém, hoje em dia existem aparelhos transparentes, quase invisíveis, e muito confortáveis.

Assim, é possível fazer o tratamento ortodôntico com maior comodidade e menor impacto na autoestima. E como os resultados tendem a ser mais rápidos, o paciente recupera logo o prazer de se olhar no espelho com um belo sorriso!

Como é feita a prescrição desse tipo de tratamento?

Além de saber o que é o aparelho ortodôntico, é importante entender como é feita a prescrição do tratamento. Primeiramente, o ortodontista, que é o profissional capacitado para esse atendimento, faz uma avaliação do caso.

Nesse momento, ele observa a posição dentária e analisa as queixas do paciente para entender as causas da má posição dentária, como chupar dedo, bruxismo, posição da língua etc. Então, o ortodontista pede uma série de exames de imagem para fazer o estudo do caso e prescrever o tratamento mais adequado, considerando o quadro clínico e o estilo de vida da pessoa.

Por exemplo, imagine um paciente com os dentes tortos e que trabalhe diretamente com sua imagem. Nesse caso, os alinhadores invisíveis podem ser a melhor escolha, já que são super discretos e podem ser retirados para o indivíduo se alimentar e fazer a limpeza bucal.

Já em quadros mais complexos, esse tipo de alinhador pode não ser indicado. Então, talvez a indicação seja os aparelhos fixos convencionais.

Como saber se preciso de aparelho ortodôntico?

Agora que você já sabe como é feita a prescrição do tratamento ortodôntico, é a vez de conhecer os 5 sinais de que é preciso o aparelho ortodôntico.

Veja!

1. Separação do dente

Quando os dentes são muito espaçados, eles podem incomodar no que se refere à aparência. No entanto, essa condição também pode causar problemas relacionados à fonética, como alteração na produção de sons de algumas sílabas.

Além disso, ele pode ser indício de outros distúrbios, como anormalidade do freio labial e problemas de alinhamento e mordida. Assim, quem apresenta o diastema, como é chamada essa condição, deve buscar ajuda profissional.

2. Problemas na mordida

Por falar em problemas na mordida, eles são casos clássicos da necessidade do uso de aparelho ortodôntico. Mas como identificar esses quadros? 

Confira os principais exemplos de falhas na mordida:

  • mordida aberta: os dentes de baixo são afastados dos de cima, havendo um espaço entre eles;
  • mordida cruzada: as arcadas inferior e a superior não se encaixam perfeitamente, invertendo a posição das arcadas;
  • sobremordida: a arcada superior esconde grande parte dos inferiores.

3. Dores na mandíbula

As dores na mandíbula podem ser sinais de outros problemas, como o bruxismo e as alterações na mordida. Essas condições sobrecarregam a estrutura da face, levando às dores, muitas vezes, intensas.

No caso do bruxismo, os dentes desalinhados podem ressaltar a condição. Por isso, o uso de aparelho ortodôntico pode ajudar a amenizar os incômodos, assim como nos distúrbios da mordida, em conjunto com outros tratamentos. 

4. Dentes tortos ou desalinhados

Muitas pessoas pensam que os dentes tortos, desalinhados ou apinhados trazem somente o desconforto estético. Entretanto, essas condições podem dificultar a higiene bucal, levando ao surgimento de cáries, mau hálito e doenças periodontais.

Sendo assim, se você apresenta um sorriso desalinhado, lembre-se de que além da estética, buscar tratamento ortodôntico é importante para a saúde bucal!

5. Insatisfação com sorriso

Mesmo que você não tenha um distúrbio que o leve à necessidade de utilizar aparelho ortodôntico, você pode buscar o tratamento se estiver insatisfeito com o seu sorriso. Afinal, como disse, ter dentes alinhados proporciona mais autoestima, e isso é importante para nos sentirmos bem.

Como saber se meu filho precisa usar aparelho ortodôntico?

Além de entender os 5 sinais de que é preciso tratar o seu sorriso, é fundamental saber como reconhecer a necessidade do aparelho ortodôntico em criança. Assim, você pode buscar ajuda profissional para o seu filho.

Para começar, vale a pena reforçar que todas as pessoas devem se consultar, pelo menos, a cada 6 meses com um dentista para se certificar que está tudo bem com a saúde bucal. No caso das crianças, isso é ainda mais importante, pois existem diversos problemas que são mais fáceis de intervir na infância, inclusive os relacionados à posição dos dentes.

Dito isso, saiba que é preciso observar alguns comportamentos do seu filho que podem indicar a necessidade de aparelho, como:

  • fazer barulho ao respirar;
  • passar muito tempo com a boca aberta;
  • roncar ou babar muito durante o sono;
  • dificuldade em se alimentar;
  • ranger os dentes ao dormir.

Além disso, o uso de chupetas e mamadeiras pode ser prejudicial para o alinhamento e a mordida da criança, gerando problemas no futuro. Portanto, é fundamental falar sobre isso com o ortodontista para tomar as melhores decisões sobre a dentição do seu filho.

Neste post, você descobriu 5 sinais de que é preciso usar aparelho ortodôntico. Se você identificou um ou mais indícios, não deixe de procurar um ortodontista para cuidar do seu caso e ter o sorriso que sempre sonhou!

Que tal aproveitar que está por aqui e agendar a sua consulta comigo? Para isso, clique no botão do WhatsApp no canto direito da sua tela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?