Preenchimento facial: como escolher a melhor opção?

Com o passar dos anos, a nossa pele forma vincos e sulcos que podem trazer um aspecto cansado, comprometendo a aparência e mexendo com a nossa autoestima. Felizmente, podemos contar com tratamentos poderosos para resolver essa questão, como o preenchimento facial. 

Você já ouviu falar dele? Se antigamente as pessoas precisavam recorrer às cirurgias plásticas para ter o rosto rejuvenescido, hoje é possível realizar procedimentos menos invasivos com resultados incríveis! 

Neste post, conto como você pode escolher a melhor opção de preenchimento facial e onde realizar o procedimento que pode ajudar a fazer as pazes com o espelho!

Vamos lá?

O que é preenchimento facial e como é feito?

O preenchimento facial é um procedimento em que substâncias biocompatíveis são aplicadas nas camadas da pele com o objetivo de preencher sulcos e aumentar o volume em algumas regiões do rosto. Dessa maneira, ele pode ser usado para:

  • melhora na aparência de rugas e de olheiras;
  • aumento e remodelação de lábios;
  • preenchimento do queixo;
  • rinomodelação;
  • melhora no aspecto do bigode chinês (sulco nasolabial) e das linhas de marionete (lateral dos lábios);
  • aumento do volume nas maçãs do rosto.

A aplicação do preenchimento pode ser feita em consultório mesmo. Já que se trata de um procedimento minimamente invasivo, não é necessário internação hospitalar. 

O produto é introduzido com agulhas ou cânulas. Quem decide o instrumento é o profissional, conforme a área a ser tratada e da substância utilizada. 

Se você tem receio das injeções, saiba que elas são realizadas com anestesia local (aquela de dentista mesmo) ou tópica (que passa na pele). Ou seja, o desconforto é mínimo para um resultado significante.

Por falar em resultados, eles podem ser vistos pouco tempo após o procedimento, assim que o inchaço e a vermelhidão — sintomas comuns quando se faz preenchimento — desaparecerem. 

Em relação aos cuidados no pós, eles dependem da extensão do preenchimento, do local aplicado e da substância utilizada. Contudo, evitar a exposição solar e as atividades físicas nas primeiras horas é fundamental em qualquer circunstância.

Quais são as substâncias usadas no preenchimento facial?

Como você viu, existem diversas substâncias que podem ser usadas no preenchimento facial. Cada uma delas tem suas particularidades. 

Veja as mais utilizadas:

  • ácido hialurônico: substância encontrada no nosso organismo que age atraindo água, preenchendo e dando volume na região aplicada;
  • PMMA: sigla para polimetilmetacrilato, um tipo de acrílico que promove preenchimento definitivo;
  • hidroxiapatita de cálcio: um composto mineral indicado para preenchimentos de sulcos e ganho de volume, ao mesmo tempo que atua como bioestimulador de colágeno.

Como escolher a melhor opção?

Com tantas opções de substâncias que podem ser utilizadas no preenchimento facial, você pode ter dúvidas sobre qual delas escolher no seu caso. Na verdade, quem toma essa decisão é o profissional, que analisará a situação para indicar a necessidade e avaliar qual componente oferece maiores benefícios.

Particularmente, o ácido hialurônico é o que mais indico, sobretudo por ser reversível. Isso significa que se, por algum motivo, o paciente não se acostumou com o resultado, o procedimento pode ser revertido por meio da aplicação de um “antídoto”.

Essa substância é uma enzima, a hialuronidase, que quebra as ligações entre as moléculas de ácido hialurônico. Dessa maneira, ela aumenta a velocidade de absorção do preenchedor pelo corpo, revertendo o volume na região.

Já a hidroxiapatita de cálcio, por exemplo, também é um bom produto, mas não tem antídoto. Ou seja, o paciente precisa esperar o processo de absorção para a eliminação do componente, que pode demorar até 2 anos.

Nesse caso, se o efeito do preenchimento não agradar, o paciente pode ter problemas com a autoestima durante todo esse tempo. 

Quais procedimentos podem ser realizados junto ao preenchimento facial?

Não é incomum que pacientes me procurem para realizar mais de um procedimento, completando assim a harmonização facial. Na prática, eles não são realizados na mesma sessão, mas podem ser combinados para obter resultados estéticos ainda mais harmônicos.

A seguir, confira quais tratamentos podem ser feitos!

Botox

Botox é o nome de uma marca de toxina botulínica que, por sua vez, é uma substância utilizada para tratar e prevenir rugas no rosto, levantar o arco da sobrancelha e disfarçar o sorriso gengival. Dessa maneira, ele é o queridinho de quem deseja manter a jovialidade do rosto.

Rinomodelação

Um nariz mais harmônico e empinado é o desejo de muitas pessoas. Com a rinomodelação, é possível ter um nariz mais afilado e bonito utilizando técnicas que podem ser combinadas ou não. 

Como você viu, o preenchimento pode ser utilizado nesse procedimento, em pontos específicos do nariz. Além disso, pode haver necessidade de utilizar os fios de PDO. No próximo tópico, você saberá mais sobre eles!

Fios de PDO

Esses fios são feitos de material reabsorvível e bioestimulador, ou seja, totalmente biocompatíveis. Eles podem ser aplicados em pontos do rosto para dar um efeito lifting, um formato mais puxado aos olhos (foxy eyes) ou somente para estimular a produção de colágeno.

Bichectomia

A bichectomia é uma pequena cirurgia para retirada da gordura encontrada nas bochechas (bolas de Bichat). Desse modo, ela deixa o rosto mais afilado e realça as maçãs. Ela pode ser combinada com o preenchimento facial, especialmente, quando o rosto do paciente necessita de realce nos ângulos faciais.

Lipo de papada

A lipo de papada é uma técnica para reduzir a gordura que se acumula embaixo do queixo, reforçando o contorno do rosto. Ela pode ser feita aplicando enzimas (lipo enzimática) ou por meio da sucção com cânulas (lipo mecânica). Ambas as técnicas podem ser aplicadas em consultório mesmo.

Como escolher a melhor opção de preenchimento facial em Londrina?

Se você gostou da ideia de levantar a sua autoestima utilizando a técnica, mas ainda tem dúvidas de como escolher a melhor opção de preenchimento facial em Londrina, pode se tranquilizar. 

É comum ter certa insegurança em relação aos procedimentos, mas saiba que, tomando alguns cuidados, é possível ter bons resultados e assegurar o seu bem-estar. 

A seguir, mostro quais são!

Faça uma pesquisa das melhores clínicas

Antes de tudo, é preciso saber quais são as clínicas que fazem preenchimento facial em Londrina. Assim fica mais fácil buscar informações sobre o estabelecimento e os profissionais.

Hoje em dia, temos o Google e outras ferramentas de busca que nos dão esses dados. Aliás, é interessante também procurar avaliações e comentários de pacientes que já passaram pelo procedimento nesses locais, pois ajuda a filtrar os que não são recomendados.

Analise a formação do profissional

Embora o preenchimento facial seja um procedimento relativamente simples, é muito importante que o profissional tenha a formação autorizada para atuar, como a Odontologia. Também é imprescindível ser especializado na área.

Verifique se o profissional que escolheu tem registro profissional ativo e quais são os cursos específicos que ele fez. Caso não encontre essas informações em redes sociais e em sites pessoais ou da clínica, pergunte diretamente ao profissional. Não tenha receio, afinal de contas, é a sua saúde que estará nas mãos dele. Com saúde, todo cuidado é pouco, não é mesmo?

Marque uma avaliação

Por mais que você tenha uma ideia de quais procedimentos deseja realizar, é sempre importante marcar uma avaliação antes de tomar qualquer decisão. Na consulta, o profissional identifica os pontos de atenção e analisa o que é possível fazer e quais os resultados esperados.

Além disso, ele avalia os riscos e as contraindicações do caso. Outra razão para marcar uma avaliação antes é poder conversar com o profissional e tirar suas dúvidas. Dessa forma, você sente mais confiança e segurança para realizar o procedimento.

Como pôde conferir, o preenchimento facial é uma solução segura e não invasiva para melhorar diversos aspectos no rosto e aumentar a autoestima. Apesar de ser um procedimento simples, é fundamental escolher um profissional qualificado para ter bons resultados e não passar por chateações.

Lembrando que, para isso, você pode contar comigo, combinado? Entre em contato por meio do botão do WhatsApp aqui do site ou pelos telefones disponíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?