Preenchimento labial: entenda tudo sobre esse procedimento!

Ter os lábios mais volumosos e com um contorno bem definido é o desejo de muitas mulheres. Afinal, essas características podem deixar o rosto mais harmonioso. Para tanto, uma alternativa é o preenchimento labial, um procedimento pouco invasivo e com bons resultados.

Porém, antes de decidir fazê-lo, é preciso saber como o procedimento funciona e qual é a sua durabilidade. Desse modo, você terá expectativas alinhadas, entendendo o que esperar e quando será preciso refazer a aplicação para manter o visual desejado. 

Pensando nisso, elaborei este conteúdo com as informações que você precisa ter sobre o assunto. Continue lendo e saiba mais sobre o preenchimento labial!

O que é preenchimento labial?

O preenchimento labial consiste na aplicação de substâncias específicas para preencher a região dos lábios. Para isso, é usada uma microcânula ou agulha, cuja escolha depende do caso específico — então a avaliação profissional é essencial, certo?

Como se trata de um procedimento minimamente invasivo, o preenchimento oferece uma recuperação rápida. O resultado aparece em até 2 ou 3 semanas, com um efeito natural. 

Contudo, para chegar a esse efeito, a aplicação deve ser feita por um especialista, como um dentista, combinado?

Como é feito o preenchimento labial?

Como você viu, a avaliação profissional é indispensável para uma aplicação segura e resultados satisfatórios. Portanto, o procedimento inicia pela análise do rosto do paciente. Nesse momento, o profissional avalia as proporções faciais para decidir qual é a melhor maneira de harmonizar lábios e face. 

Após essa consideração, o especialista aplica uma anestesia nos lábios antes de injetar o preenchedor. O ácido hialurônico é o mais utilizado, sendo biocompatível e absorvido naturalmente pelo organismo. Assim, é possível reverter o preenchimento, caso necessário. 

A aplicação do produto escolhido é feita em diversas regiões dos lábios, como arco do cupido, tubérculos labiais e contorno. Por fim, o responsável pelo procedimento faz uma massagem, modelando o local para chegar a um resultado mais natural.

Para quem o preenchimento labial é indicado?

Embora o preenchimento labial com ácido hialurônico seja indicado para quem deseja ter lábios mais volumosos, o procedimento não se limita a isso, você sabia? Existem outras situações em que ele pode ser útil.

Como profissional especializada na área, costumo indicar a realização dessa intervenção estética para situações como:

  • reverter os sinais do envelhecimento dos lábios, que ficam mais finos, enrugados e flácidos com o passar dos anos;
  • fazer a harmonização entre lábios e rosto;
  • corrigir a assimetria labial;
  • recuperar o volume dos lábios.

Quanto tempo dura o preenchimento labial?

Uma pergunta bem como aqui no consultório é sobre a duração do procedimento. O resultado do preenchimento labial pode chegar, em média, de seis meses a um ano, mas essa questão tende a variar conforme alguns fatores. 

Afinal, é preciso considerar que existem elementos que podem interferir nesses efeitos. Veja quais são elas!

Técnica utilizada

Os métodos mais modernos e bem aplicados tendem a distribuir melhor o produto e, com isso, alcançar resultados mais uniformes e duradouros. Desse modo, mais uma vez fica clara a necessidade de contar com um profissional experiente, não é mesmo?

Metabolismo individual

Cada organismo metaboliza o produto de maneira diferente, está bem? Então pessoas com metabolismo acelerado costumam absorver o ácido hialurônico mais rapidamente, fazendo com que os efeitos do procedimento tenham menor duração.

Cuidados pós-procedimento

Após fazer o procedimento, é imprescindível seguir as orientações dadas pelo profissional que o realizou. Elas ajudam a preservar o resultado por mais tempo e reduzem o risco de reabsorção precoce das substâncias.

Tipo de material

Existem diferentes tipos e densidades de ácido hialurônico disponíveis no mercado. Por exemplo, produtos mais densos ou com tecnologias específicas podem permanecer por mais tempo nos lábios antes de ser completamente absorvidos.

Estilo de vida e saúde geral

Seus hábitos também têm influência sobre a duração do seu preenchimento labial. Tabagismo, hidratação insuficiente e exposição excessiva ao sol sem a devida proteção podem acelerar o processo de degradação do produto. 

Além disso, problemas hormonais, doenças autoimunes e até o uso de certos medicamentos são capazes de interferir na forma como o corpo lida com o preenchimento labial. Logo, essas questões devem ser avaliadas antes da realização do procedimento.

Retoques periódicos

Consultar o profissional responsável pelo seu preenchimento para avaliar seu estado é uma forma eficaz de manter os lábios bonitos e com aspecto natural por mais tempo. Dessa maneira, é possível realizar os retoques sempre que necessário. 

Como cuidar dos lábios após o preenchimento?

Como você aprendeu, os cuidados aplicados após a realização do procedimento labial são importantes para a durabilidade dos seus efeitos. 

Para ajudar, trouxe algumas dicas, confira:

  • aplique compressas de gelo nos lábios para reduzir o inchaço, minimizando qualquer desconforto;
  • evite dormir de bruços nas primeiras 24 horas após o preenchimento, prevenindo pressões indesejadas nos lábios;
  • suspenda as atividades físicas por três dias após a aplicação. Com isso, a área tratada consegue se recuperar adequadamente;
  • não use maquiagem no mesmo dia do procedimento. Você pode passar batom depois de 24 horas do preenchimento labial;
  • mantenha a hidratação e a proteção dos lábios com auxílio de protetor labial;
  • evite a exposição solar até que eventuais hematomas desapareçam;
  • não realize procedimentos como limpeza de pele e peeling por 30 dias;
  • não utilize pomadas e cremes na região dos lábios por 48 horas após o procedimento, exceto em caso de indicação profissional;
  • evite o consumo de bebidas alcoólicas por 3 dias após a realização do preenchimento labial. 

Por fim, mantenha visitas regulares ao profissional responsável pelo procedimento para que ele faça uma avaliação contínua dos resultados. Afinal, você aprendeu que o efeito do ácido hialurônico se perde com o tempo — e os lábios voltam a ser como antes, gradualmente. 

Desse modo, o ideal é fazer a reaplicação do produto antes que ele saia completamente, mantendo os efeitos de lábios cheios e volumosos. 

Neste conteúdo, você aprendeu que é possível ter lábios volumosos e harmoniosos com auxílio do preenchimento labial. Agora, você já sabe como buscar esse efeito e como garantir a máxima durabilidade do seu procedimento.

Gostou de conhecer mais sobre esse procedimento estético? Então leia este artigo e veja onde realizar preenchimento labial em Londrina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?