Existe uma grande variedade de procedimentos estéticos na Odontologia, e nem sempre eles são conhecidos. Porém, com tantas indicações, é importante que você conheça as principais, já que isso ajudará a compreender as possibilidades que esses tratamentos apresentam.
A harmonização facial ajuda a corrigir pequenas imperfeições, a prevenir sinais de envelhecimento, a dar o efeito de rejuvenescimento e a tratar a assimetria facial. Para tantos objetivos, existe uma lista grande de tratamentos.
Aliás, uma dúvida bem comum é sobre qual profissional pode fazer harmonização facial. Afinal, dentista pode atuar na área? Pensando nisso, preparei este conteúdo contando mais sobre o assunto e explicando 8 procedimentos de harmonização facial na Odontologia. Acompanhe!
Harmonização facial como área da Odontologia
Para começar, vale lembrar de uma polêmica que, apesar de ter sido resolvida, ainda gera dúvidas: dentista como profissional que pode fazer harmonização facial? Para ter ideia, o tema foi alvo até de ações judiciais que buscavam impedir os dentistas de atuarem na harmonização facial.
No caso, a divergência surgiu a partir de médicos cirurgiões-plásticos e dermatologistas que tentavam manter a atuação na área exclusiva para a classe médica. Por isso, até hoje, há pacientes que têm dúvidas sobre a permissão desses profissionais para fazer os tratamentos estéticos.
Entretanto, é preciso lembrar que, na formação em Odontologia, são 5 anos de estudos sobre toda a região do crânio e da face, incluindo músculos e ossos. Além disso, o dentista estuda farmacologia, bioquímica e outras matérias relacionadas aos procedimentos.
Outro ponto importante que vale destacar é que diversas intervenções usadas na harmonização facial já eram realizadas pelos dentistas com objetivos de saúde. A toxina botulínica (Botox), por exemplo, é usada no tratamento do bruxismo.
Já a cirurgia de bichectomia tem indicação para evitar machucados na parte interna da boca, pois a anatomia de algumas pessoas contribui para o mordiscamento da bochecha. Atualmente, esses procedimentos também são feitos por questões estéticas.
Portanto, se você tinha dúvidas em relação à capacidade do cirurgião-dentista em fazer harmonização facial, pode se tranquilizar. O profissional, devidamente especializado em harmonização facial, está capacitado para fazer os procedimentos, já que a área foi reconhecida como especialidade odontológica.
O que diz a lei
Como disse, houve até mesmo ação judicial tentando impedir que dentistas atuassem na harmonização facial. Para que você entenda o caso, explicarei brevemente. Após o reconhecimento dado aos cirurgiões-dentistas em relação aos procedimentos estéticos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou com medida judicial para derrubar a norma.
Dessa maneira, em 2018, houve o impedimento dos profissionais de Odontologia na realização de procedimentos estéticos orofaciais. Felizmente, a liminar foi revogada. Então, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) editou a Resolução 198/2019, que reconhece a especialidade odontológica em harmonização orofacial.
Nessa normativa, o conselho especifica os limites anatômicos da área de atuação. Além disso, houve a regulamentação dos cursos de especialização em harmonização facial para dentistas.
Capacitação do dentista em harmonização facial
Antes de entender mais sobre a capacitação do dentista em harmonização facial, vale saber quais são os limites anatômicos da área de atuação do profissional. Ela consiste na região superior ao osso hióide até a linha do primeiro fio de cabelo e anterior ao tragus.
Como qualquer outra especialidade odontológica, é necessário que o dentista seja especialista em harmonização orofacial para atuar na área. Isso significa que deve ser formado em cursos de especialização reconhecidos pelo CFO.
Desse modo, assim como você procura um dentista especialista em endodontia para tratar um canal, ou em ortodontia para corrigir a posição dos dentes, por exemplo, é importante buscar um profissional especializado antes de fazer qualquer procedimento de harmonização orofacial.
8 procedimentos de harmonização facial na Odontologia
Agora que você já sabe mais sobre a realização desses tratamentos pelo dentista, confira a lista com 8 procedimentos de harmonização facial na Odontologia e os seus efeitos!
1. Aplicação de Botox
A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, é um dos procedimentos mais conhecidos e pode ser feito pelos dentistas. Ela consegue tratar as rugas dinâmicas, que aparecem com o movimento da face, ao bloquear os impulsos nervosos no local. Além disso, hidrata a pele quando utilizada de maneiras específicas.
É possível fazer aplicações após os 25 anos, de forma preventiva, e a duração do efeito dura em média de 3 a 4 meses. Então, mantenha o acompanhamento com o profissional para fazer as reaplicações e manter os resultados conquistados com a aplicação de Botox.
2. Bichectomia
A bichectomia consiste na retirada das Bolas de Bichat, que são formadas por gordura e estão localizadas nas bochechas dos pacientes. Assim, o rosto fica mais fino, e as maçãs do rosto ganham mais destaque. Esse é um procedimento cirúrgico feito no próprio consultório, com anestesia local e uma incisão pequena, de cerca de 5 milímetros.
A quantidade de gordura removida depende de cada caso, e a intervenção completa costuma durar cerca de 40 minutos para os dois lados da face. O prazo para avaliar o resultado é de até 90 dias, já que a região precisa desinchar totalmente após a cirurgia.
3. Preenchimento
O preenchimento é outro procedimento de harmonização facial muito procurado na Odontologia. Feito com ácido hialurônico, ele pode ser utilizado para melhorar o contorno dos lábios e de outras regiões da face. Além disso, tem outras aplicações, como suavizar olheiras e marcas de expressão.
É possível perceber mudanças logo após a primeira sessão, mas é importante esperar que a região desinche para notar o resultado final. Isso acontece entre 7 e 14 dias após a aplicação.
4. Fios de PDO
Os fios de PDO são linhas feitas com fibra de colágeno colocadas abaixo da pele para fazer o lifting facial. Eles podem ser usados para prevenção de rugas e de marcas de envelhecimento, além de poder ser aplicados para trazer o efeito de rejuvenescimento ao paciente.
Eles dão sustentação às regiões da face onde são aplicados, amenizando a flacidez, além de estimular as atividades das fibras da região e a produção de colágeno.
5. Bioestimuladores de colágeno
A aplicação de bioestimuladores de colágeno é ótima para quem busca melhorar a espessura da pele e suavizar rugas, sulcos, atrofias e cicatrizes, normalmente para pessoas com mais de 35 anos. Ele injeta uma substância que faz com que o corpo produza mais colágeno, o que tem início após cerca de 21 dias da aplicação.
Ele pode ser aplicado em diversas regiões do organismo, mas, para obter bons resultados, é necessário seguir a indicação do dentista. Normalmente, são feitas 3 aplicações, com intervalo de um mês, e depois são feitas manutenções.
6. Microagulhamento
Esse é um dos procedimentos de harmonização facial na Odontologia que traz diversos benefícios, como rejuvenescer a pele, clarear manchas e combater a flacidez. O microagulhamento é feito com diversas pequenas agulhas que ficam em um tipo de rolo para fazer microlesões na pele. Isso estimula a produção de colágeno na região.
Além disso, é possível potencializar os resultados aplicando alguns produtos específicos na região, já que as microlesões ajudam na absorção dos ativos. Normalmente, são feitas entre 5 e 10 sessões com intervalos de, pelo menos, um mês para obter os resultados desejados.
7. Skinbooster
O Skinbooster é um procedimento feito com ácido hialurônico de baixa concentração, junto a um concentrado de vitaminas para uma hidratação mais profunda da pele. Ele não tem efeito preenchedor, então não é o mais indicado por quem busca volume facial e suavização de linhas de expressão.
Porém, os benefícios são visíveis: após 3 aplicações, é possível perceber que a pele fica com textura mais agradável, iluminada e bem-hidratada, o que também traz um aspecto de rejuvenescimento.
8. Lipo de papada
Sabe aquele “papo” que às vezes aparece abaixo do queixo, no pescoço? Ele pode trazer muitos incômodos, então é comum procurar procedimentos que ajudem a reduzi-lo. Aqui, a lipoplastia enzimática de papada ou, simplesmente, lipo de papada, é uma ótima solução e faz parte dos procedimentos de harmonização facial na Odontologia.
Para trabalhar o problema, são feitas aplicações de ácido deoxicólico onde há acúmulo de gordura. São necessárias cerca de 4 sessões, e os resultados surgem cerca de um mês após cada aplicação.
Ela é menos invasiva que as lipoaspirações, que aspiram a gordura da região, então costuma ser bastante procurada pelos pacientes. Porém, o dentista também pode fazer a lipo mecânica na região, que é a mais conhecida. Assim, é possível observar os resultados em um prazo menor.
Como você conferiu, existem diversos procedimentos de harmonização facial que o dentista pode fazer. Entretanto, é importante que você busque por um profissional capacitado na área. Quem é de Londrina e região pode contar comigo!
Afinal, sou especialista em harmonização orofacial e pós-graduada em toxina botulínica e preeenchedores faciais. Além disso, tenho diversos outros cursos na área, como: fios de PDO, preenchimento labial e perfiloplastia. Também sou professora e coordenadora em cursos de harmonização facial. Portanto, caso você esteja à procura de um profissional para corrigir algo que incomoda em seu rosto ou, simplesmente, para realçar a sua beleza, posso ajudar!
Para isso, entre em contato comigo clicando no botão do WhatsApp no canto inferior direito da tela!