A Odontologia conta com diversos procedimentos que buscam a saúde e o bem-estar dos pacientes. Entre tantas finalidades, há aqueles que podem ser usados por quem deseja o rejuvenescimento facial, amenizando linhas de expressão, rugas e flacidez.
Esses tratamentos são minimamente invasivos, ou seja, não há necessidade de cortes e internação, como em uma cirurgia plástica. Dessa maneira, você pode aproveitar os benefícios de uma pele mais jovem, com uma recuperação muito mais rápida e tranquila.
Você quer saber quais são esses procedimentos estéticos? Continue a leitura e confira 6 tratamentos para rejuvenescimento facial aplicados na Odontologia!
1. Toxina botulínica (Botox)
O botox é um tratamento bastante conhecido que pode ajudar a manter a pele com uma boa aparência, principalmente por tratar as chamadas rugas dinâmicas. Sabe quando você movimenta o rosto e aparecem marcas e vincos?
A toxina botulínica é capaz de amenizar essas linhas, pois ela atua paralisando a musculatura responsável por essa movimentação — que é a causa das marcas de expressão. Logo, o botox é capaz de prevenir e amenizar essas rugas.
O tratamento pode ser iniciado a partir dos 25 anos, em média, que é quando essas linhas começam a aparecer e ficam mais profundas. Em relação ao efeito da aplicação, ele é imediato, durando entre 4 e 8 meses, dependendo da absorção da substância pelo organismo.
Desse modo, é necessário fazer reaplicações conforme indicação do profissional para manter a pele sempre jovem, combinado?
2. Preenchimento com ácido hialurônico
Além da aplicação do botox, o preenchimento com ácido hialurônico é utilizado na Odontologia para rejuvenescimento facial. Nesse caso, a substância age preenchendo os sulcos e vincos mais profundos da pele, como bigode chinês e rugas de marionete.
Outra função do preenchimento facial é recuperar ou gerar o volume de regiões da face, que dão a aparência mais jovem ao rosto, como maçãs, lábios, olheiras, queixo e mandíbula. Com ele, é possível fazer a harmonização da face.
O preenchimento facial também tem efeito temporário, geralmente entre 12 e 18 meses, a depender do organismo da pessoa. Se o paciente desejar, é preciso realizar reaplicações para manter os resultados e não perder todo o efeito conquistado no início do tratamento.
3. Bioestimuladores de colágeno
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo e é fundamental para a firmeza da pele. No entanto, com o passar do tempo, o corpo perde a capacidade de produção dessa substância — gerando a flacidez dos tecidos.
A aplicação de bioestimuladores de colágeno estimula a produção dessas proteínas, o que contribui para aumentar a espessura da pele. Consequentemente, é possível amenizar a flacidez, as rugas e, até mesmo, cicatrizes, resultando em um rosto mais firme e uniforme.
Como a intenção do tratamento é repor o colágeno, ele costuma ser feito a partir dos 35 anos — em geral, é a partir dessa idade que há uma queda importante na produção da proteína. Além disso, o procedimento deve ser feito de forma contínua, seguindo a indicação do dentista.
Vale destacar que existem diversos produtos que proporcionam esse estímulo — cada qual com seu protocolo. Por isso, é importante consultar um profissional, que saberá qual é a opção mais indicada para o seu caso.
4. Microagulhamento
Como você viu, o colágeno é responsável pela firmeza da pele. Quando há uma lesão na cútis, a sua produção é estimulada para a recuperação do tecido. Nesse contexto, o microagulhamento entra como um estimulador mecânico da substância.
Isso porque ele é uma técnica que gera microlesões nas camadas mais externas da pele, a fim de estimular a produção de colágeno. Ainda, é possível aplicar outros ativos que serão absorvidos com maior intensidade devido ao procedimento, melhorando os resultados obtidos — como a vitamina C.
Dessa forma, os resultados podem variar conforme o protocolo e a combinação de substâncias a serem utilizados no tratamento. Com isso, é possível obter melhorias, como:
- amenizar linhas finas de expressão;
- combater a flacidez;
- suavizar cicatrizes;
- promover o fechamento dos poros;
- clarear manchas na pele.
Para conseguir os melhores resultados, é comum que sejam feitas entre 5 e 10 sessões, variando conforme o caso do paciente e a resposta do organismo. Em relação à reaplicação, ela pode ser realizada sempre que o dentista avaliar e achar necessário.
5. Fios de PDO
Os fios de PDO são feitos de polidioxanona, um material biocompatível que pode ser utilizado em diversas técnicas de rejuvenescimento facial, dependendo do seu tipo. Os fios lisos são aplicados formando uma rede por baixo da pele, conferindo firmeza e estimulando o colágeno.
Já os fios espiculados apresentam pequenas espículas em sua ponta, permitindo a tração da pele nos pontos em que é aplicado. Eles proporcionam efeito lifting imediato, esticando áreas estratégicas do rosto. Portanto, a aplicação ajuda a minimizar as rugas e a flacidez facial.
O tratamento é minimamente invasivo e realizado sob anestesia local — no consultório mesmo. Os resultados costumam durar de 6 a 12 meses, variando conforme o organismo do paciente. Também podem ser recomendadas sessões de manutenção periódicas para prolongar os efeitos e manter uma pele sempre bonita e rejuvenescida.
6. Skinbooster
O skinbooster é um procedimento realizado com ácido hialurônico, sendo eficaz para reestruturar e hidratar profundamente a pele, proporcionando um aspecto mais saudável e rejuvenescido. Nesse tratamento, a substância é injetada em pequenas quantidades na derme.
A aplicação é realizada em diversos pontos do rosto com agulhas finas ou microcânulas. Com isso, o skinbooster promove uma hidratação intensa e estimula a produção de colágeno.
Nesse momento, você pode se perguntar: mas qual é a diferença dele para o preenchimento? Esse tratamento se diferencia por se concentrar na hidratação e melhora da textura da pele, não gerando volume nas áreas em que o ácido hialurônico é aplicado.
Você conferiu 6 procedimentos aplicados na Odontologia, que vão além da saúde e da estética do sorriso. Assim, foi possível notar que a especialidade também pode trabalhar o rejuvenescimento facial para ter uma pele mais firme, jovem e saudável.
Você se interessou pelos tratamentos que ajudam a amenizar as linhas de expressão? Aproveite para saber como essas marcas são formadas e os procedimentos disponíveis!