Como a respiração incorreta afeta sua saúde bucal? Entenda!

Normalmente, respiramos com tanta naturalidade que não percebemos o quanto esse processo é importante para todo o organismo. Mas quando a respiração é incorreta, ela pode levar a problemas de saúde, sabia?

Uma das consequências mais conhecidas é a interferência no sono. Porém, é possível que surjam outros problemas, como a oxigenação inadequada do corpo e impactos na saúde bucal.

Neste conteúdo, trouxe algumas informações que podem ajudar a identificar a respiração incorreta, alguns de seus malefícios, como preveni-la e corrigi-la. Não perca!

O que é considerado uma respiração incorreta? 

Para saber o que é uma respiração incorreta, é preciso entender o que é aquela considerada correta. Ao respirar corretamente, o ar entra pelo nariz e passa por seus pelos, que retêm impurezas — como se fosse um filtro. Ali, o ar também é umidificado e aquecido, para chegar aos pulmões em temperatura adequada. 

Entretanto, na respiração incorreta, a pessoa tende a respirar pela boca, de forma que o ar não passa por essa filtragem. Nesse caso, ela está mais propensa a desenvolver doenças respiratórias, além de problemas de saúde bucal.

Por que há pessoas que respiram pela boca?

Como vimos, respirar pela boca faz mal, porque impede o filtro do ar que chega aos pulmões. Mas essa respiração pode ser sintoma de outros problemas de saúde. Alguns exemplos são:

  • obstrução das narinas; 
  • apneia do sono;
  • alterações anatômicas;
  • rinite alérgica.

Portanto, apenas um profissional consegue ajudar quem respira errado. No processo, ele também trabalha para identificar a causa da respiração bucal e indica o tratamento adequado para o caso específico.

Quais são os malefícios da respiração incorreta para a saúde bucal? 

Você já entendeu por que não devemos respirar pela boca, certo? Mas que tal aprofundar um pouco as consequências da respiração bucal? 

Uma delas é que respirar errado pode afetar o desenvolvimento da arcada dentária, provocando mudanças físicas no rosto. Elas levam a alterações na posição dos dentes, que podem entortar ou nascer em posições incorretas.

Ainda que pareçam alterações puramente estéticas, saiba que elas podem prejudicar a mordida e o bem-estar do paciente. Essa condição costuma levar a dores de dente, de cabeça, mau hálito e dificuldade de mastigação

Além disso, com a passagem de ar pelo lugar errado e sem o filtro das impurezas, o risco de desenvolver problemas periodontais e cáries aumenta. Portanto, corrigir a respiração incorreta é fundamental para a manutenção da qualidade de vida.

Como prevenir a respiração bucal incorreta?

Você sabia que é na infância que costumamos adquirir o hábito de respirar com a boca aberta? Logo, a prevenção para conservação da saúde bucal deve iniciar nesse período.  

Dessa forma, o ideal é que os pais se atentem aos sinais de respiração incorreta que a criança pode apresentar, como lábios ressecados, barulhos ao respirar ou até mesmo cansaço excessivo. Ao notar qualquer um deles, é preciso buscar auxílio profissional.

Já na vida adulta, vale ficar de olho em como está a sua rotina e a presença de qualquer um desses sintomas. Ao identificá-los, procure atendimento para confirmar o diagnóstico e fazer os tratamentos corretos. 

Como corrigir a respiração bucal? 

Agora você já sabe por que a respiração pela boca é prejudicial e como preveni-la. Mas e se ela já estiver instalada e você ou seus filhos só respiram assim? Uma dica é consultar o dentista de sua confiança. Ele poderá identificar melhor eventuais sintomas e, até mesmo, encaminhar o paciente ao otorrinolaringologista. 

Vale destacar que, a depender do caso, o dentista pode auxiliar no tratamento via aparelhos ortodônticos, de placa miorrelaxante (para ATM) ou outras alternativas, sempre após a correta avaliação.

Em outros casos, o tratamento ortodôntico será necessário para tratar as consequências de uma respiração incorreta, tendo em vista que ela pode prejudicar a arcada dentária Por exemplo, quando hábitos da infância geram a mordida cruzada.

Portanto, não deixe que os malefícios da respiração incorreta se tornem um problema constante. A melhora da respiração contribui para a qualidade de vida e reduz o risco de condições que afetam a saúde bucal.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite para conhecer mais sobre a placa para ATM, um dos tratamentos recomendados para corrigir a respiração bucal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?