Você sabia que existem 3 tipos de ortodontia? Pois, é isso mesmo! Ao contrário do que se pode imaginar, os tratamentos ortodônticos não são todos iguais. Cada vertente tem abordagens específicas trazendo soluções para a má posição dos dentes e problemas nos ossos da região maxilar.
Como existem muitas dúvidas sobre esse tema, resolvi elaborar este post. Nele, explico sobre cada um dos tipos de ortodontia, para que servem e como funcionam. Então, para ficar por dentro do assunto, basta continuar a leitura!
Vamos lá?
Quais são os tipos de ortodontia?
Para entender mais sobre cada um dos tipos de ortodontia, é preciso entender melhor as classificações existentes e suas aplicações. Confira, a seguir, o que eles são e como funcionam!
Ortodontia preventiva
A ortodontia preventiva realiza pequenas intervenções com objetivo de prevenir ou minimizar possíveis alterações dento-esqueléticas. Desse modo, ela é realizada ainda na infância.
Ela atua auxiliando em situações que podem comprometer a saúde bucal da criança, como sucção de dedo ou de chupeta, e problemas respiratórios que fazem com que os pequenos respirem pela boca.
Assim, a ortodontia preventiva pode realizar intervenções, como:
- uso de expansor palatino para corrigir a largura do céu da boca e garantir espaço para os dentes permanentes;
- uso de aparelhos ortopédicos, que visam controlar e estimular o crescimento ósseo para que os dentes permanentes possam ocluir de maneira correta;
- manutenção de espaço onde foi feita a extração dos dentes decíduos de forma prematura, com o objetivo de facilitar o posicionamento dos dentes permanentes.
Ortodontia interceptativa
A ortodontia interceptativa é aquela cujo objetivo é interceptar qualquer situação já existente e fora do padrão, que pode gerar um comprometimento mais severo da saúde bucal no futuro.
Assim, mediante um diagnóstico precoce, ela atua corrigindo problemas de mordida profunda, mordida aberta e mordida cruzada. Para isso, o ortodontista aplica o tratamento com aparelhos específicos, como placa removível com mola digital, lâmina de madeira, arco palatino ou, até mesmo, intervenções cirúrgicas.
Ortodontia corretiva
A ortodontia corretiva tem o intuito de corrigir a má oclusão já formada. Geralmente, ela é feita no final da dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes) ou na dentição permanente. Nesse caso, são utilizados os aparelhos ortodônticos mais conhecidos, que podem ser fixos ou removíveis.
Qual o melhor tipo de ortodontia?
Uma das maiores dúvidas em relação ao assunto é: qual é o melhor tipo de ortodontia? Na prática, cada um deles têm funções diferentes para atender demandas específicas dos pacientes. Por essa razão, não há como dizer qual é o melhor tipo de ortodontia. Na verdade, sempre existirá uma alternativa mais adequada para cada caso.
Para ter certeza que o diagnóstico e o tratamento são adequados para a condição, é importante buscar um ortodontista de confiança. Dessa maneira, você assegura o melhor tratamento e suporte para corrigir o problema.
Ao longo deste post, você pôde conhecer os tipos de ortodontia e como eles funcionam. Se você precisa corrigir a posição dentária ou conhece alguém com essa necessidade, não hesite em me procurar para avaliar o caso e realizar o tratamento mais adequado!
Para agendar a sua consulta, clique no botão do WhatsApp no canto inferior direito da sua tela!