toxina botulínica e ácido hialurônico

Toxina botulínica e ácido hialurônico: entenda as diferenças

Com tantos procedimentos para realçar a beleza do rosto, é comum que as pessoas se confundam entre eles. Uma das dúvidas que mais recebo em meu consultório é em relação à toxina botulínica, conhecida como Botox, e ácido hialurônico.

Embora ambos sejam eficientes na missão de deixar a pele mais bonita e jovial, cada um apresenta uma ação específica. Por isso, é importante entender o que muda entre os tratamentos. 

Pensando nisso, preparei este post explicando mais sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Qual é a diferença entre toxina botulínica e ácido hialurônico?

Inicialmente, vale destacar que o Botox e o ácido hialurônico são substâncias diferentes. A primeira é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum — sim, a mesma que causa o botulismo. 

Mas pode se tranquilizar, pois o elemento é purificado e usado em doses que não trazem riscos de doença ao paciente. Na prática, a toxina botulínica paralisa temporariamente os músculos da região em que foi aplicada. Dessa forma, reduz a formação de vincos e de sulcos causada pela movimentação do rosto.

Já o ácido hialurônico é um composto que pode ser encontrado naturalmente em nosso próprio organismo. No corpo, ele tem a função de preencher espaços entre as células, retendo a hidratação e estimulando a formação de colágeno. 

Na harmonização facial, ele pode ser usado como preenchedor e como um hidratante potente. Falo mais sobre isso no próximo tópico!

Para que serve o Botox e o ácido hialurônico?

Não há como negar: o Botox e o ácido hialurônico são os queridinhos da harmonização facial. Isso porque podem ser usados de várias maneiras para deixar o rosto ainda mais bonito. Saiba mais sobre as alternativas que cada um proporciona!

Toxina botulínica

O Botox é indicado para minimizar e prevenir as linhas de expressão e as rugas dinâmicas, que são aquelas que surgem quando fazemos movimentos com a face, como falar, sorrir e franzir a testa.

Ele também pode ser usado no músculo do lábio superior para disfarçar o sorriso gengival. Sabe quando a pessoa sorri e grande parte da gengiva aparece? Então, com aplicação do Botox, o lábio não sobe tanto, e o sorriso fica mais proporcional e harmônico. Portanto, é uma ótima alternativa para quem não quer ou não pode fazer uma gengivoplastia. 

Porém, independentemente de qual seja a utilização, o seu efeito é temporário. Sendo assim, para manter os resultados, é preciso refazer as aplicações de acordo com a orientação do profissional responsável.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico tem a capacidade de reter líquidos. Por essa razão, ele também tem um poder incrível de hidratação. Não é à toa que diversos dermocosméticos têm a substância como componente principal.

Ele pode ser aplicado por meio de injeções com vitaminas para uma hidratação profunda da pele. Além de deixar o rosto mais viçoso e hidratado, ajuda a prevenir rugas, pois estimula a produção de colágeno.

Outro tratamento de sucesso do ácido hialurônico acontece quando ele é usado como preenchedor. Ele pode ser usado para dar volume nos lábios, no queixo, nas maçãs do rosto e no contorno das mandíbulas. 

Além disso, é utilizado para minimizar rugas mais profundas, como bigode chinês e aquelas ao redor dos lábios. Assim como o Botox, a duração dos procedimentos com ácido hialurônico é temporária, mas você pode fazer reaplicações para manter os resultados seguindo a indicação profissional.

Qual procedimento devo fazer: toxina botulínica ou ácido hialurônico?

Se você ficou com dúvidas, a boa notícia é que não é preciso escolher entre uma ou outra substância, já que elas servem para objetivos diferentes. Entretanto, somente um profissional de harmonização facial é capaz de prescrever e aplicar os tratamentos mais adequados. 

Como você aprendeu, existem diversas diferenças entre toxina botulínica x ácido hialurônico. Entretanto, ambas as substâncias têm uma característica importante em comum: elas são aplicadas para harmonizar o rosto e elevar a autoestima das pessoas. 

Quer saber mais sobre os procedimentos de harmonização facial que podem ser usados na odontologia? Aproveite que está por aqui e confira um post completo sobre os principais tratamentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?