Aparelho ortodôntico invisível: o que você precisa saber sobre ele?

Você já ouviu falar sobre o aparelho ortodôntico invisível? Esse método é o queridinho de quem quer conforto, praticidade e discrição no tratamento ortodôntico! Considerado o dispositivo mais voltado à estética nesse mercado, ele vem fazendo muito sucesso desde o seu lançamento.

Esse tratamento é uma ótima solução para quem deseja ter um sorriso mais bonito, mas não quer utilizar o aparelho convencional. Esse é o seu caso? Então você não pode deixar de conferir este post!

Aqui, conto o que você precisa saber sobre o aparelho invisível e as suas vantagens. Confira!

O que é o aparelho ortodôntico invisível e como ele funciona?

O aparelho ortodôntico invisível, também conhecido como alinhador invisível, é um tipo de aparelho móvel confeccionado com material totalmente transparente. É semelhante às placas utilizadas para clareamento dental caseiro, sabe?

Desse modo, ele é quase imperceptível na boca do paciente, sendo bastante confortável, enquanto colabora com a estética. E a diferença entre o aparelho invisível e o convencional — com bráquetes e fio metálico — não se limita à sua estrutura e aparência.

O funcionamento também tem pontos de destaque. Em vez da manutenção tradicional em consultório, o paciente apenas troca as placas conforme a programação individual. Geralmente, as plaquinhas são trocadas a cada 15 dias. Assim, elas acompanham a movimentação dos dentes até a posição desejada.

Quais são as suas vantagens?

Os alinhadores invisíveis apresentam diversas vantagens para o paciente. A seguir, confira as principais!

Quase imperceptível

Como disse, o aparelho invisível é quase imperceptível, então somente quem está muito próximo ao paciente consegue enxergá-lo. Além disso, como ele é móvel, o usuário pode deixar de usá-lo em um evento e depois recolocá-lo, sem maiores prejuízos para o tratamento. 

Fácil de manter a higiene bucal

Como o aparelho invisível é removível, o paciente deve retirá-lo para comer, o que já impede o acúmulo de alimentos nele. Nesse caso, a limpeza bucal deve ser feita da forma tradicional, sem precisar de cuidados adicionais — ao contrário do que acontece com os aparelhos tradicionais. Porém, não se esqueça de também higienizar o aparelho. 

Confortável

O conforto é outra grande vantagem desse aparelho, pois o dispositivo não contém peças que podem machucar as gengivas e as mucosas. Assim, ele pode ser utilizado também durante práticas esportivas, sem riscos de lesionar a parte interna da boca num movimento mais brusco, por exemplo.

Para quem ele é indicado?

O aparelho invisível pode ser usado em diversos casos, desde os mais simples até os mais complexos, como alinhamento dos dentes e correção de dentes separados. Além disso, não há limite de idade para o uso desse tipo de aparelho. 

Entretanto, em qualquer caso, o dentista precisa avaliar para entender se o tratamento é adequado e se será necessária a utilização de outros aparelhos para conquistar os resultados desejados. 

Qual o valor do aparelho ortodôntico invisível?

Uma das perguntas mais frequentes que recebo em meu consultório é sobre o valor do aparelho ortodôntico invisível. Afinal, quando o tratamento surgiu, o seu preço era bem elevado, visto que era uma novidade tecnológica exclusiva.

Hoje em dia, os preços estão mais acessíveis, porém não é possível dar uma margem de valor porque cada caso tem uma complexidade diferente, que gera um número de placas também distinto. Consequentemente, isso afeta o preço do tratamento.

Por esse motivo, é importante buscar um profissional para avaliar o seu caso e passar o valor exato de todo o tratamento. Mas uma coisa é certa: como o tratamento é todo planejado, o preço também é fechado. 

Assim, dificilmente, você terá surpresas com gastos extras no decorrer da utilização das plaquinhas, salvo em casos bem raros de mal uso do aparelho, perda das placas ou outras intercorrências que possam acontecer.

Quanto custa a manutenção do aparelho?

No aparelho fixo convencional, o paciente precisa retornar ao consultório periodicamente — geralmente, de mês em mês — para fazer a manutenção do dispositivo. Nessa visita, as borrachinhas que envolvem os bráquetes são trocadas, assim como os fios que ligam um bráquete ao outro.

Já o aparelho ortodôntico invisível é bem diferente. Como eu disse, o tratamento é realizado à base da troca das placas, que são enviadas para o paciente conforme a evolução do sorriso. Dessa maneira, não existe custo de manutenção do aparelho, já que o valor de todos os alinhadores já é cobrado no preço total.

Contudo, o dentista pode marcar consultas eventuais para acompanhar o tratamento, tirar dúvidas, fazer ajustes e entender se o paciente está utilizando o aparelho conforme o recomendado. Afinal, tem pessoas que esquecem de colocar as plaquinhas, atrasando os resultados. Nesse caso, a gente dá um puxãozinho de orelha, não é mesmo? 

Quanto tempo dura o tratamento com os alinhadores invisíveis?

Outra dúvida campeã no meu consultório é sobre o tempo de duração do tratamento com aparelho ortodôntico invisível. Isso porque  todo mundo quer ter um sorriso bonito o mais rápido possível.

Entretanto, a resposta sempre é a mesma: depende da complexidade de cada caso e da contribuição do paciente. Há quadros de apinhamento leve ou de fechamento de diastema que podem ser resolvidos em 6 ou 9 meses, bem rapidinho.

Porém, há outros casos, como mordida cruzada, que precisam de um maior tempo de tratamento para que os dentes fiquem alinhados. Sendo assim, somente o ortodontista, após realizar uma avaliação, pode determinar a duração do processo.

Além disso, o compromisso do paciente é fundamental. Pessoas que esquecem de utilizar a plaquinha, pelo menos, 22 horas diárias, têm o tratamento comprometido, adiando os resultados. Por essa razão, é tão importante utilizar o aparelho durante o período recomendado pelo dentista.

Pode comer com o aparelho invisível?

O aparelho invisível é tão confortável e discreto que muitas pessoas pensam que pode comer utilizando ele. No entanto, essa prática não é recomendada porque pode deformar a plaquinha, prejudicando o tratamento.

Além disso, se não fizer a higienização correta após as refeições, você pode ter problemas com a formação de cáries, tártaro, gengivite e outras más condições bucais. Por isso, é recomendado, e muito mais simples, retirar o aparelho para comer. Depois, basta  fazer a limpeza bucal e colocar o dispositivo novamente.

Ao longo deste post, você entendeu que o aparelho ortodôntico invisível é discreto, confortável e prático de usar, sendo também um grande aliado para elevar a autoestima. Se você se interessou por essa solução, não se esqueça de procurar um ortodontista capacitado para realizar o seu tratamento!

Gostou de saber mais sobre o aparelho invisível? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos conheçam também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?