Conheça 3 tipos de tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico é fundamental para alinhar os dentes tortos — não somente pela estética, mas também pela saúde bucal e qualidade de vida. Afinal, o desalinhamento dental pode causar cáries, gengivite, dores de cabeça e problemas no estômago, por exemplo.

Contudo, há quem deixe de fazer o procedimento porque pensa que só existe um tipo de tratamento ortodôntico — aquele que utiliza o aparelho metálico. No entanto, a boa notícia é que existem outros tipos de dispositivos que alinham os dentes e deixam o sorriso mais bonito e saudável.

Quer saber quais são? Continue a leitura e conheça 3 tipos de tratamento ortodôntico disponíveis no mercado!

1. Aparelho invisível 

O aparelho invisível, também chamado de alinhador transparente, é o mais apreciado pelas pessoas que desejam alinhar os dentes mantendo a discrição. Isso porque ele é composto por placas confeccionadas em material translúcido, que se assemelham às moldeiras de clareamento dental.

Assim, para perceber que o paciente está usando o aparelho invisível, é preciso chegar muito próximo dele, o que torna o dispositivo muito discreto. Além disso, ele é removível, facilitando a alimentação e a higiene bucal. 

Consequentemente, ele apresenta menos riscos de causar problemas bucais por má limpeza dos dentes e é mais prático no dia a dia. Por isso, esse aparelho também é recomendado para as pessoas que trabalham com a imagem como modelos e atores, por exemplo.

2. Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é semelhante ao metálico, pois também contém os bráquetes. No entanto, ele não tem elásticos coloridos que prendem o fio aos bráquetes, o que torna o dispositivo mais discreto, mesmo sendo de metal.

Porém, também é possível encontrar aparelho autoligado estético, que é aquele produzido em material transparente, como safira, ou que imita a cor dos dentes, como a porcelana. Assim, ele também pode ser ainda mais discreto, sendo ideal para quem não deseja o sorriso metálico.

Além disso, vale saber que esse tipo de tratamento ortodôntico costuma ser mais rápido do que o realizado com o dispositivo tradicional. Dessa maneira, ele tende a ser mais vantajoso tanto na aparência quanto na eficiência, se comparado ao aparelho comum.

3. Aparelho estético

Já o aparelho estético é mais parecido com o convencional, também apresentando os bráquetes e as borrachinhas. Mas essas estruturas são feitas de material transparente, como a safira e a borracha translúcida, ou semelhante à cor dos dentes.

Dessa maneira, a manutenção, utilização e eficiência do aparelho estético são parecidas com os dispositivos convencionais. Porém, esse tipo de tratamento ortodôntico é mais discreto. Em relação às outras possibilidades, como o autoligado e os alinhadores invisíveis, eles costumam ter um custo mais baixo.

Neste post, você descobriu 3 tipos de tratamento ortodôntico diferentes dos aparelhos convencionais de metal e borrachinha colorida. Agora, é possível conversar com o seu ortodontista para entender qual deles pode ser indicado para o seu caso.

E se você é de Londrina e região, pode contar comigo para fazer a sua avaliação! Clique no botão do WhatsApp que aparece no lado direito da sua tela e agende a sua consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?