Protetor bucal personalizado: vale a pena fazer um para praticar esportes?

Na prática de esportes, é essencial garantir a segurança do nosso corpo — e com a saúde bucal não pode ser diferente. Assim, um dos equipamentos de proteção mais importantes para praticantes de modalidades com alto risco de acidentes é o protetor bucal, que pode ser personalizado ou padrão.

Por conta dessas duas versões, é comum ter dúvidas: será que é válido comprar o acessório pré-moldado em lojas de artigos esportivos? Ou a melhor opção é confeccioná-lo com um dentista?

Se você também não sabe qual a proteção ideal para a prática esportiva, continue a leitura. Você vai descobrir por que fazer um protetor bucal personalizado!

Vamos lá?

O que é e para que serve um protetor bucal personalizado?

Um protetor bucal personalizado é uma peça moldada individualmente para cada pessoa. Ele é confeccionado de materiais como silicone ou polímeros especiais, proporcionando um encaixe perfeito nos dentes e gengivas.

Dessa maneira, o seu principal objetivo é proteger a região bucal contra impactos durante a prática de esportes. Consequentemente, é possível evitar lesões nos dentes, lábios, gengivas e mandíbula.

Vale a pena fazer um protetor bucal personalizado para praticar esportes?

Existem protetores bucais pré-moldados e personalizados. Como o primeiro costuma ser mais fácil de adquirir, há pessoas que optam por ele. Mas será que essa é a melhor alternativa?

A verdade é que os protetores bucais personalizados oferecem maior ajuste na boca, permitindo melhor aderência aos dentes e gengivas. Ou seja, é mais difícil que esses acessórios saiam durante o impacto.

Logo, eles garantem uma proteção superior quando comparados aos modelos genéricos encontrados em lojas. Então os protetores bucais personalizados conseguem absorver e distribuir melhor os impactos, minimizando o risco de lesões graves.

O protetor bucal personalizado também é mais confortável, não interferindo na fala, respiração ou no desempenho do atleta durante a atividade esportiva. Outro ponto importante é que eles são fabricados com materiais de alta qualidade, o que garante sua durabilidade e resistência.

Quais são os cuidados necessários com o protetor bucal?

Você acabou de aprender que é melhor ter um protetor bucal personalizado, confeccionado por um dentista. Porém, é possível surgir dúvidas sobre os cuidados com esse equipamento.

Por isso, veja como cuidar de um protetor bucal personalizado:

  • lave o item com água e sabão após cada uso, evitando a água quente para não deformar o material;
  • guarde o protetor em um estojo limpo e arejado, protegendo-o da luz solar direta e de altas temperaturas;
  • não morda ou mastigue o protetor quando não estiver em uso, para prolongar sua vida útil;
  • verifique regularmente o estado do protetor bucal. Se ele apresentar sinais de desgaste, como rachaduras ou deformações, é hora de substituí-lo.

O protetor bucal personalizado é um investimento para a segurança e a saúde bucal de praticantes de esportes. Ele oferece uma proteção superior, conforto e durabilidade tornam esse acessório uma escolha inteligente para quem pratica atividades com riscos de acidentes.

Você sabia que os alinhadores invisíveis podem ser a melhor opção para quem pratica esportes e precisa alinhar os dentes? Aproveite e conheça essa opção de tratamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?