É possível aplicar toxina botulínica no verão?

Quando a estação mais quente do ano se aproxima, muitos pacientes se preocupam em se preparar para as festas de fim de ano e as férias. Portanto, é comum a maioria procurar por procedimentos estéticos, como o Botox. Mas será que é possível aplicar toxina botulínica no verão?

Esse questionamento se dá, principalmente, porque existem tratamentos em que a exposição solar intensa é proibida durante alguns dias, como os peelings mais agressivos. Sendo assim, antes de realizar qualquer aplicação, é muito importante saber os cuidados adequados, incluindo a indicação sobre a melhor época para realizá-la.

Neste post, você entenderá mais sobre a toxina botulínica e quais são os cuidados ao aplicá-la! Confira!

O que é a toxina botulínica?

Antes de descobrir se é possível fazer toxina botulínica no verão, é interessante que você saiba o que ela é e para que serve. A substância, mais conhecida como Botox (uma das marcas conhecidas do produto), promove a paralisia muscular no local onde é aplicada. Dessa maneira, pode ser usada para diversos fins, não somente na estética, mas também na saúde.

Em relação à sua utilização na beleza, ela é indicada para redução e prevenção de rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que surgem com a expressão facial. Há também a possibilidade de usar a toxina botulínica para amenizar o sorriso gengival — o sorriso em que grande porção da gengiva aparece.

Isso porque, ao paralisar a musculatura acima da boca, a pessoa não levanta muito o lábio superior ao sorrir, disfarçando a gengiva. Assim, pode ser uma alternativa menos invasiva que a gengivectomia, por exemplo. 

Afinal, é possível aplicar a toxina botulínica no verão?

Agora que você já sabe o que é o Botox e para que serve, chegou o momento de descobrir se é possível aplicar a toxina botulínica no verão. A resposta é: sim! Não há problema algum em fazer o tratamento, mesmo nos dias mais quentes.

Afinal, a substância não tem qualquer reação diferente nos dias ensolarados do que em outros. Ela também não deixa a pele mais sensível, como no peeling. No entanto, é preciso adotar certos cuidados necessários para obter o melhor efeito no tratamento.

Quais são os cuidados ao aplicar Botox no verão?

Como você viu, é necessário manter os cuidados ao aplicar Botox para manter a eficácia das aplicações. De nada adianta fazer o tratamento se não cuidar da saúde da pele, não é mesmo? Logo após a aplicação, é fundamental cumprir as seguintes orientações:

  • não faça massagens e limpezas de pele por 24 horas;
  • evite exercícios físicos por 24 horas;
  • não utilize cosméticos ou produtos na pele por 1 dia.

Ainda, é possível que o profissional dê outras indicações, dependendo do seu caso. Passados esses cuidados imediatos à aplicação do Botox, realize uma boa rotina de skincare. Portanto, mantenha a limpeza, a tonificação, a hidratação e, principalmente, a proteção solar em dia. 

Caso você faça Botox no verão e se exponha ao sol, proteja-se tanto com o filtro solar quanto com bonés ou chapéus e óculos escuros. Ao nos expormos ao sol sem esses acessórios, é natural um movimento de contração na testa, forçando com que o efeito do Botox passe ainda mais rápido. 

Além disso, a contração muscular volta a acontecer, o que causa vincos na pele, colaborando com o aparecimento de rugas. Sem contar que a proteção solar é um cuidado importante para a saúde, prevenindo queimaduras, manchas e, até mesmo, o câncer de pele. 

Como você pôde conferir, é possível aplicar toxina botulínica no verão, assim como em qualquer outra estação do ano. No entanto, é necessário fazer o procedimento com um especialista para garantir a segurança do procedimento e os melhores resultados.

Que tal entrar no verão com a autoestima lá em cima? Entre em contato comigo clicando no botão do WhatsApp no canto direito inferior da tela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esclareça suas dúvidas!
Agende seu horário!
Dra. Danielle Pimenta
Olá! Como posso te ajudar?